Blog

5 Motivos para criar uma identidade visual perfeita

Um dos fatores essenciais para um negócio é possuir uma identidade visual de extrema qualidade, pois é ela que fará com que a marca se destaque no mercado. Além disso, é a primeira impressão que o consumidor terá da empresa, principalmente através do logotipo, que deverá transmitir confiança e organização, entre outras coisas.  

Alt Text

265x210px-Banner-Inicial

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Um dos fatores essenciais para um negócio é possuir uma identidade visual de extrema qualidade, pois é ela que fará com que a marca se destaque no mercado. Além disso, é a primeira impressão que o consumidor terá da empresa, principalmente através do logotipo, que deverá transmitir confiança e organização, entre outras coisas. Sendo assim, é necessário que a identidade visual seja desenvolvida por profissionais capacitados, passando segurança aos clientes e fazendo com que a empresa se sobressaia em relação às demais.

5 Motivos para criar uma identidade visual perfeita

Nesse post, citaremos cinco motivos para você focar seus esforços no desenvolvimento da Identidade Visual da sua empresa. Atratividade: Uma identidade visual de excelente qualidade faz com que sua empresa se destaque em meio às demais, podendo deixar sua empresa milhares de pontos à frente. Um cliente, de início, certamente procurará uma marca mais atraente, marcante e que passe segurança para realizar seu projeto. Também evita que a empresa, principalmente em começo de atividades, seja comparada a outras marcas já conhecidas e assim, crie seu próprio valor. Profissionalismo: Falando em valor, uma boa identidade visual transmite profissionalismo, mas também deve ser capaz de transmitir seus valores. Se a empresa não possui o próprio material de qualidade, quem garante que irá caprichar no projeto, produto ou serviço que será entregue ao cliente? Portanto uma marca mais profissional fará com que seu consumidor se interesse e confie no seu trabalho. Ao alterar o padrão visual de uma marca, seja por meio de cores, fontes ou quaisquer outras formas de distorção, a empresa irá transmitir amadorismo e inconsistência. Esse resultado torna-se ainda mais desastroso se a marca possuir filias e ou franquias, afetando a lembrança do consumidor e a imagem da marca.

Uma boa identidade visual transmite profissionalismo

Cor: O padrão de cor, se mantido, leva a rápida associação dos clientes ao produto ou marca. Veja o exemplo da Coca-Cola, empresa conhecida mundialmente: a simples referência a uma silhueta de garrafa, na cor vermelha, faz com que o consumidor lembre imediatamente da marca e, com isso, chama a sua atenção e desperta o desejo de adquirir o produto. A composição não seria tão relevante e atrativa se a Coca-Cola alterasse seu padrão de cor constantemente.

O padrão de cor leva a rápida associação dos clientes ao produto ou marca

Esta identificação deverá ficar ainda evidente quando se trata de filiais ou franquias. Imagine que você utiliza um serviço da marca X, que tem sua proposta baseada na cor verde. Viajando com a sua família, você prefere adquirir os serviços de uma marca na qual você confia, mas a filial ou franquia alterou a cor para laranja. Você se sentirá seguro em utilizar aqueles serviços? Aquela unidade irá te transmitir credibilidade? Investimento: Estratégia de marca requer um investimento inicial de desenvolvimento e um esforço extra para encontrar um profissional ou empresa que entenda a sua marca e crie uma identidade compatível. Porém, é uma das estratégias mais baratas e ágeis para uma pequena empresa se estabelecer no mercado. Consistência: Outro fator que interfere na compra do usuário é a consistência no mercado, quanto mais seu produto ou sua marca circula e o consumidor o vê, mais confiança ele sentirá em comprar o produto. Veja o exemplo das franquias, onde o que se vende, principalmente, é a notoriedade da marca. O mesmo é válido para filiais ou até mesmo pontos de venda. Se não há uma consistência entre a comunicação e a identidade desenvolvida, não há atratividade. E quanto mais consistente, mais visibilidade e maior o desejo do consumidor em adquirir produtos ou serviços, tornando o ciclo vicioso. Em resumo, criar uma identidade visual poderosa contribui para a formação de uma marca forte e valorizada pelo consumidor. Manter essa identidade é o grande desafio dos empresários, principalmente quando se trata de expansão. Mas, devemos considerar, que o resultado é surpreendente e é uma das formas mais baratas de criar uma lembrança consistente da marca, produto ou serviço. Conheça a Printi - Imprima suas idéias com a gente!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54