Gráfica online 24h

Printi
17 de Jan de 2013

Como fazer o panfleto ideal para sua empresa

Algumas empresas acreditam que a internet é o melhor local para a divulgação de seus produtos, porém, esta é uma ferramenta muito ampla e, se não for bem trabalhada, é provável não atinja o público alvo. Será desnecessária a divulgação de sua empresa para mais de 200 pessoas na internet se as mesmas não moram na região da sua loja, por exemplo. 

Os panfletos são eficazes na divulgação

Portanto, a distribuição de panfletos é uma forma muito eficaz de divulgação que, além de ser simples, é um material de baixo custo. Contudo, você deve lembrar-se de alguns detalhes para que seu panfleto chame a atenção do público. 

Passo 1:

O primeiro passo é compreender sua aplicação e objetivo. O panfleto deve conter mensagens rápidas e de fácil entendimento com conteúdo atrativo e elementos que levam a ação, como o famoso “peça já” ou “ligue agora”. 

Passo 2:

No processo de criação, deve-se pensar que a mensagem deverá atingir os cinco W’s: Who (quem), what (o que), where (onde), when (quando) e why (porque).

Passo 3:

O título é uma peça fundamental. É necessário que ele chame a atenção, informe e justifique o porquê as pessoas devem ir até sua empresa ou loja. Uma maneira interessante de pensar em títulos é gerar curiosidade, informar um benefício e se o mais pessoal possível. Portanto, esteja certo de que ele consiste exatamente em que você deseja divulgar.

Passo 4:

Com certeza já lhe entregaram um panfleto com diversas informações, você acabou se perdendo e não compreendeu o conteúdo. Cuidado com o excesso de fotos e textos para não deixá-lo confuso!

Passo 5:

Atente-se à fonte (tipo de letra) que irá eleger. Escolha, assim como as imagens, poucas fontes. De preferência para dois ou, no máximo, três tipos: uma para o título e outra para o restante. Não use letras variadas, pois tirará o foco do leitor que irá se cansar da mensagem com mais facilidade.  

Passo 6:

É fundamental que você deixe alguns espaços vazios no seu impresso. Um material com demasiadas informações é confuso e deixará de ser interessante para o leitor. Além do espaço em branco ser relaxante, atrairá a atenção do público, por ser um material simples e rápida compreensão. 

Espaço em branco contribui para a visualização da mensagem

Passo 7:

A cor deve ser escolhida de acordo com o que a empresa deseja promover. O azul transmite segurança, o vermelho remete a comida e o cinza sugere elegância, por exemplo. Prefira cores claras no fundo e tonalidades mais marcantes para as letras.  

Passo 8:

Lembre-se que o objetivo do panfleto é que seu público tenha uma atitude, então use uma afirmativa a favor da sua empresa de forma direta e específica. 

Passo 9:

A última coisa que o cliente ler, é o que vai ficar mais claro em sua memória. Portanto, opte por deixar o nome, endereço, telefone e e-mail da empresa na parte inferior do panfleto. 

Panfleto que chama atenção

Passo 10:

Com a arte do seu material pronta, certifique-se de que seus dados de contato estão corretos e que não há erros de ortografia. Estes deslizes, aparentemente simples, podem transmitir a sensação de descaso pela marca e pelo cliente. Se necessário, peça para outras pessoas lerem e expor o que compreenderam da mensagem.

Passo 11:

Agora que você já verificou o layout do panfleto e fez todas as alterações necessárias, é o momento de se preocupar com a impressão do material. Nada de imprimir na impressora da sua casa ou escritório. Lembre-se que você esta expondo sua marca e deve manter uma comunicação profissional. Gráficas como a Printi oferecem impressos com qualidade offset a um custo baixo. Também há a possibilidade de escolher quantidades menores, a partir de 250 unidades, o que pode ser interessante para empresas que não quererem fazer uma panfletagem muito ampla.

Impressão de panfletos com qualidade offset

Uma dica extra, porém não menos valiosa, é a forma de distribuição deste material. Na entrega, não arremesse o panfleto na mão do cliente: seja atencioso, explique seu objetivo e convide-o para uma visita. 

Com essas dicas, elaborar um panfleto para sua empresa e ser um profissional de sucesso fica muito mais fácil! Porém, vale a pena reforçar que este material, assim como todos os outros, representa a sua marca ou produto. De preferência a contratação de profissionais especializados como designers ou agências de publicidade e propaganda.

Sobre o autor

Deixe seu comentário