Blog

Como fazer um cartaz que chama a atenção?

O cartaz (ou poster) é uma maneira simples e bastante funcional de comunicar mensagens importantes para um público relativamente grande. O mais importe de se destacar sobre este assunto é que os cartazes devem ser necessariamente simples, algo que as pessoas olham e entendem a mensagem em questão de segundos. Por isso a mensagem que ele passa deve ser instantânea: a pessoa olha, vê uma imagem, um texto objetivo e entende. Simples assim!

Alt Text

cartaz que chama a atenção

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O cartaz (ou poster) é uma maneira simples e bastante funcional de comunicar mensagens importantes para um público relativamente grande. O mais importe de se destacar sobre este assunto é que os cartazes devem ser necessariamente simples, algo que as pessoas olham e entendem a mensagem em questão de segundos. Por isso a mensagem que ele passa deve ser instantânea: a pessoa olha, vê uma imagem, um texto objetivo e entende. Simples assim! Partindo desse princípio é fácil deduzir que tudo num poster deve ser simples, claro e objetivo. Mas atenção, isso não quer dizer que ele tem que ser “sem graça”! Ao contrário, ele deve ser criativo, agradável e até mesmo apelativo. O texto deve ser grande, chamativo e reduzido ao máximo e as imagens devem ser vistosas e de fácil entendimento. Falando em imagens, estas devem ser poucas, no máximo duas! A grande maioria dos cartazes é feito com apenas uma imagem. Alguns sequer têm texto!
cartaz de filme amarelo com desenho preto

Chame atenção com seu cartaz.

Considerando que o objetivo principal de um cartaz é chamar a atenção das pessoas com uma quantidade relativamente baixa de informações é imprescindível que este contenha dados de contato, como site, telefone, e-mail, etc. Dessa maneira o público interessado saberá onde conseguir mais informações. Feito o poster vem a última etapa, que deve ser cuidadosamente pensada: Aonde ele será colocado? Essa etapa é talvez a mais importante no que se refere a cartazes, pois não adianta nada você desenvolver o melhor cartaz do mundo se ninguém o vir! Sendo assim lembre-se sempre de escolher um local com grande circulação de pessoas. Por fim é bom destacar que os pontos-chave sejam visíveis a mais ou menos 2 metros de distância do lugar onde as pessoas passam. Se ficar a uma distância muito maior do que esta é possível que o mesmo passe despercebido.
cartaz de festa com escritas e desenhos coloridos

Cores e escritas podem dar um toque especial no seu cartaz.

Veja a seguir algumas outras dicas que você pode utilizar para desenvolver seus cartazes: deve-se escolher apenas um assunto por cartaz. O espaço útil do papel deve ser dividido em três áreas; slogan, imagem e texto. As letras devem ser legíveis e as imagens devem preferencialmente ter legendas. Não se preocupe em encher todos os espaços do papel. Na verdade espaços vazios são importantes, pois fazem a ilustração e a mensagem se destacarem. A imagem deve ocupar a maior parte do poster.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54