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Designer gráfico: por que você tem que usar as redes sociais #3

Dicas simples para fazer um bom trabalho nas redes sociais

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As redes sociais a favor do profisssional

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Dicas simples para fazer um bom trabalho nas redes sociais Veja também: Designer gráfico: Por que você tem que usar as redes sociais #1 - As redes sociais do momento a favor do profissional Designer gráfico: Por que você tem que usar as redes sociais #2 - Explore as oportunidades das redes sociais e promova-se Nos artigos anteriores, destacamos as redes sociais do momento e listamos algumas das principais razões para que um designer trabalhe sua presença digital. Afinal todos sabem o quanto é importante apresentar-se ao mercado por intermédio da internet e ferramentas online. Porém, quais são as melhores maneiras de promover um trabalho ou profissional? Aqui estão algumas dicas que vão aumentar a eficácia de suas ações de forma rápida e simples.

As redes sociais a favor do profisssional

Desenvolver uma estratégia de mídia social Ser claro desde o início sobre o porquê você está usando as mídias sociais para fins comerciais vai lhe poupar muito tempo e esforço em longo prazo. Porém, antes de criar sua fanpage responda a seguinte pergunta: qual é o seu objetivo com relação à mídia social? Você está tentando atrair mais clientes potenciais para seu site ou esta buscando impulsionar o tráfego para uma página em específico? Você também pode estar buscando contato com outros profissionais para criar um bom networking.  A estratégia de mídia social não precisa ser complicada, mas irá ajudar a manter este objetivo quando você compartilhar informações e interagir com outras pessoas. Escolha as redes sociais ideais Ter presença digital não significa que o profissional deva estar presente em todas as redes sociais. Alguns sites podem ser mais eficientes do que os outros para determinadas áreas e perfis de profissionais, portanto, decida se sua atuação será mais visual ou verbal. Não se preocupe se você não for muito bom com as palavras, por exemplo, já que muitas delas podem ser atualizadas quase que inteiramente por imagem ou vídeo. O Twitter é uma ótima ferramenta para compartilhar links com um grande número de pessoas, mas o Pinterest, muito popular entre artistas, fotógrafos, designers gráficos e artesãos, é bom para mostrar imagens. Da mesma forma, Tumblr é uma boa maneira de compartilhar pequenos trechos, citações, imagens e vídeos, mas não é o melhor meio para posts longos. Não se esqueça do YouTube e do Slideshare, utilizado para compartilhamento de apresentações. Para designers gráficos, é possível desenvolver um conteúdo com as etapas de um projeto, por exemplo, e possibilita construir comunidades ativas em torno destes sites.

Escolha as redes sociais ideais

Encontre o seu público Agora que você tem um objetivo definido, gaste um bom tempo para descobrir qual é a rede social ideal para você. Se você esta tentando fazer contatos com potenciais clientes o LinkedIn, apesar de ser menor, é mais focado em negócios e, por este motivo, uma plataforma mais adequada. Se você pretende conhecer novos freelancers, o Facebook é uma excelente opção, além de possibilitar o engajamento entre posts.  Esse tipo de clareza pode ajudá-lo a direcionar seu tempo em redes sociais. Concentrar-se nas duas redes mais acessadas pelo seu público é mais eficiente do que estar em todos os lugares. 

Encontre o seu público

Pense em longo prazo Uma boa estratégia de mídia social deve ser desenvolvida com o intuito de construir uma comunidade e não apenas a transmissão de sua mensagem, que é uma maneira infalível de transformar e conectar pessoas. Também não se trata do número de seguidores, mas da qualidade de suas interações.  Porém, conquistar esses objetivos requer tempo e dedicação. Apresentar o seu perfil A mídia social é mais do que uma ferramenta para direcionar as pessoas para o seu blog ou vender o seu produto ou serviço. Ela pode apresentar seu conhecimento e envolvimento na sua especialidade. Ter um grande número de seguidores no Twitter pode impressionar clientes ou colaboradores para projetos futuros além de atingir rapidamente um grande público com seus artigos, vídeos e links. Não são apenas os clientes potenciais que serão impactados por um sólido grupo de seguidores. Pense em suas contas como um portfolio que representa a evolução do seu trabalho, por permitir acesso a projetos já concluídos e em execução. 

Apresentar o seu perfil

Um post nem sempre serve para todos É importante notar que diferentes sites podem exigir abordagens diferentes. Configurar automaticamente suas mensagens para aparecer em vários sites pode fazer com que você pareça desinteressado. Vale a pena olhar para o benefício de cada site para entender como usá-lo para que você obtenha o máximo proveito de cada um. Por exemplo, ter forte presença no Google+ pode impulsionar seus rankings de busca, bem como dar-lhe uma boa presença local, se sua base de clientes é regional. O Twitter pode ser ótimo para falar com um grande número de pessoas ao mesmo tempo.  Comunique-se de forma individualizada e amigável. Não use respostas pré-elaboradas, mas tente criar um contato real com as pessoas. Outro fator importante e que pode ajuda-lo a definir sua comunicação é entender quem está usando quais plataformas de mídia social e com qual finalidade.  Compreender os benefícios, público e etiqueta de cada site é essencial se você quiser ter uma estratégia de mídia social bem sucedida. Pense na sua mídia social como parte de um todo maior As redes sociais são uma parte importante da estratégia global de marketing. Seu esforço de mídia social deve refletir sua personalidade profissional mais do que o seu pessoal. Você não tem que fazer as suas mensagens impessoais, mas esteja ciente de que os potenciais clientes podem estar lendo seus posts.  Rede de designers Pode parecer repetitivo abordar a importância de estar inserido nas redes sociais, mas de nada adianta manter seu perfil atualizado se não for assertivo. Portanto, faça isso procurando por grupos de design e sites onde é possível promover a si mesmo e suas obras. Dessa forma, será capaz conhecer novas pessoas, novas oportunidades e, até mesmo, novos admiradores de seus projetos.  Incentive o envio de sugestões Sempre há espaço para melhorias. Feedback, comentários de colegas designers e dicas de outros profissionais certamente serão proveitosos para melhorar o seu trabalho. A vantagem das redes sociais é que, mesmo sem pedir, os feedback aparecem. 

Incentive o envio de sugestões

E, finalmente, lembre-se que a rede de mídia social é muito parecida com qualquer outro networking. Você não pode simplesmente ir até as pessoas e começar uma conversa fiada antes mesmo de discutir negócios. Mas o que é importante lembrar é que fazer as conexões com as pessoas deve ser o foco principal e não a geração de leads. Estar interessado no que os outros têm a dizer e não se preocupar com as taxas de conversão ou vendas: a rede é mais sobre a qualidade da conversa e conexões significativas para distribuir a sua mensagem. Em geral, as pessoas não querem ouvir você "vender" seus serviços a eles através de redes sociais. Não há nada de errado em usa-las para promover o que você tem para oferecer, mas certifique-se de se envolver com seu público de uma forma genuína e fornecer algum valor real. As pessoas são muito mais propensas a fazer negócios com alguém que eles gostam.

Publicado em 18/04/2024

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