Gráfica online 24h

Printi
19 de Set de 2012

Qual o tipo de papel ideal para seu impresso?

O papel é o principal componente no sistema de impressão. O impacto visual causado por um impresso está diretamente relacionado ao material utilizado em sua produção. Existem no mercado inúmeros tipos e qualidades de papel, por isso desenvolvemos este artigo com os mais utilizados para ajudá-lo nesta decisão.

Os papéis são classificados de acordo com o peso, a textura e a cor, para que dessa forma seja possível escolher o que melhor se adequa às características do impresso. De maneira geral o peso costuma variar entre 50 e 350 gramas, quanto maior a gramatura mais espessa é a folha. A cor do papel influencia diretamente na composição das cores que serão utilizadas na arte. O mais comum é com certeza o branco mas existem também tons amarelados e até coloridos que podem ser utilizados. Já a textura é definida como o “aspecto” do papel, como liso, telado, etc. Vale destacar que quanto mais liso for o papel mais nítida e viva será a impressão.

papel para impressos

Os tipos de papel existentes no mercado são muitos, por isso listamos abaixo os cinco mais utilizados para impressões comuns do dia-a-dia:

1. Off-set: tem superfície uniforme, é branco, encorpado, fosco e de baixo custo. Sua gramatura varia de 56 à 240 gramas. Esse tipo de papel é ideal para papel timbrado, miolo de livros, folhetos, receituários, e outros.

2. Couché: são papéis resistentes, com textura bem lisa e delicada e de ótima qualidade para impressão. Pode ser encontrado em duas versões, com brilho ou fosco, e em gramaturas de 90 à 300 gramas. esse tipo de papel é bastante utilizado para cartões de visita, folders, flyers, cartazes e outros.

papel couché para impressos

3. Duplex: é também conhecido como papelão pois é composto por duas camadas, uma branca, acetinada e lisa e a outra não branqueada. Suas gramaturas vão de 250 à 350 gramas e sua utilização é para caixas, sacolas, embalagens, etc.

4. Supremo: é muito resistente e possui uma textura extremamente lisa, o que faz com que seja muito procurado para impressos de alta qualidade. Suas gramaturas também vão de 250 à 350. Esse é um tipo de papel muito utilizado para calendários, cartões de visita, imãs, marcadores de página e outros.

5. Reciclato: Possui aparência de papel reciclado, mas na verdade é um off-set 100% reciclado. Sua cor e textura são típicas dos reciclados, com tons caramelo. Sua gramatura vai de 90 à 240 gramas e é utilizado para cartões de visita, folders, flyers, papel timbrado, cartazes e outros.

Agora que você já sabe qual é o tipo de papel mais adequado para seus materiais impressos fica uma última dica: os papéis de gramatura maior (mais grossos) são menos transparentes, e por isso mais adequados para produção de impressos frente e verso.

Sobre o autor

Deixe seu comentário