Blog

Você sabe o que é refile?

Refile é uma das etapas finais do processo gráfico e é considerado um tipo de acabamento.

Mas, o que é um acabamento gráfico?

O acabamento gráfico é o processo em que o material, já impresso, é finalizado. Há diversos recursos que possibilitam transformar impressos simples em materiais atrativos e relevantes para o público alvo, como a laminação fosca e as dobras.

Alt Text

As funções do refile como acabamento gráfico

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Refile é uma das etapas finais do processo gráfico e é considerado um tipo de acabamento. Mas, o que é um acabamento gráfico? O acabamento gráfico é o processo em que o material, já impresso, é finalizado. Há diversos recursos que possibilitam transformar impressos simples em materiais atrativos e relevantes para o público alvo, como a laminação fosca e as dobras. O refile é, sem dúvidas, o acabamento mais comum utilizado nos impressos, principalmente em panfletos, folhetos e cartão de visita. É caracterizado pelos “cortes” feitos no papel, responsáveis por deixar o impresso no formato final. Apesar de simples, o refile é extremamente necessário e influencia diretamente na qualidade final do material. Um refile mal feito pode acarretar em bordas brancas, perda de informações importantes e uma sensação de “aspereza”, principalmente em papéis de gramatura maior como os utilizados nos cartões de visita e cartão postal. Este acabamento, por estar presente em quase toda a totalidade de materiais, não precisa estar listado em um orçamento gráfico para ser aplicado e também não gera custo adicional. Uma observação importante é sobre a angulação da lâmina de corte, que deve ser adequada de acordo com o papel e o tipo de impressão.

As funções do refile como acabamento gráfico

As funções do refile - A primeira função do refile é como corte linear, para deixar as folhas mesmo tamanho antes da impressão, pois as folhas podem apresentar formatos diferentes e o refile é utilizado para iguala-las. - Este acabamento também possui a função de eliminar margens e marcas de impressão, como a marca de corte. - A última função do refile é determinar o formato final do impresso, já na etapa final da produção. Tendo esses conceitos em vista, o refile, apesar de um acabamento básico, é essencial para a qualidade final do impresso, seja ele um cartão de visita, um folder ou um catálogo. Conheça a Printi - Imprima suas idéias com a gente!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54