Blog

4 podcasts de Design que você precisa conhecer

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Conheça os melhores podcasts para designers | Imagem: iStock

Diversidade de conteúdos, acessibilidade e sem restrição de idade... Já adivinhou o que é? Sim, estamos falando do podcast, o formato que além de ser muito querido pelo público, também vem sendo um grande parceiro dos criativos. Hoje, preparamos uma lista com 4 podcasts de Design que você precisa conhecer!

O que é podcast?

Podcast é uma ferramenta com inúmeras possibilidades | Imagem: iStock

Podcast é um formato semelhante ao rádio que utiliza a internet como base, no entanto, a grande diferença é que os programas são gravados e liberados para você ouvir onde e quando quiser. Além disso, os conteúdos são extremamente variados e alguns até contam com efeitos que constroem paisagem sonora, o que pode ser considerado um ponto importante para sua rápida popularização, embora tenha crescido mais nos últimos anos.

A nomenclatura deriva da sigla POD, - que significa Personal On Demand e é traduzida como "pessoal sob demanda" -, fazendo referência ao aparelho eletrônico iPod em união com o termo broadcasting - transmissão ou radiofusão. Inclusive, aqui no Brasil o primeiro podcast foi ao ar em 2004, o "Digital Minds" de Danilo Medeiros.

1. Movimento UX

Logo Movimento UX | Imagem/ Reprodução

O podcast Movimento UX apresenta entrevistas sobre Design e Experiência do Usuário realizadas com grandes líderes do empreendedorismo do mundo todo. Apresentado por Izabela de Fátima, o tempo de duração varia entre 1 hora e 1 hora e meia.

2. Braincast

Logo Braincast | Imagem/ Reprodução

Braincast trata de temas relacionados a Design e assuntos correlatos, como internet, publicidade e redes sociais, sempre associando criatividade, inovação, tecnologia e cultura durante um período de 1 hora e 30 minutos a 2 horas. O trabalho é desenvolvido pelo time da B9 Company, também conhecida como Brainstorm9, uma empresa brasileira de conteúdo digital.

3. Visual+Mente

Logo Visual+Mente | Imagem/ Reprodução

Derivado do AntiCast, o Visual+Mente também fala sobre o universo de Design e artes visuais. Na verdade, trata-se de um dos produtos de uma rede de podcasts sobre esse nicho, que aborda o tema pela visão acadêmica e mercadológica. Geralmente, a duração de cada episódio varia entre 40 minutos e 1 hora e 30 minutos.

4. Yellowcast

Logo Yellowcast | Imagem/ Reprodução

Por fim, o Yellowcast - também conhecido como Amarelo Criativo - traz questões de Design e comunicação em paralelo com o mundo pop e geek a partir de uma linguagem divertida. Os episódios são semanais e duram cerca de 40 minutos a 1 hora.

Conheça mais sobre esse formato que garante conhecimento de forma acessível com o Blog Impacta.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54