Blog

5 Dicas para evitar problemas com o texto do impresso

A tipografia é um dos elementos mais importantes de um material impresso.

Tomar alguns cuidados garantem que sua mensagem seja impressa de forma clara e legível.

Confira cinco dicas básicas sobre tipografia que podem garantir a qualidade do seu impresso.

1. Evite pretos compostos em textos

Alt Text

pg-inicial

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A tipografia é um dos elementos mais importantes de um material impresso. Tomar alguns cuidados garantem que sua mensagem seja impressa de forma clara e legível. Confira cinco dicas básicas sobre tipografia que podem garantir a qualidade do seu impresso. 1. Evite pretos compostos em textos Isso porque a sobreposição de cores pode resultar em decalques e tornar mais visível oscilações normais de registro.

Evite pretos compostos em textos

A imagem deve explicar o que é preto composto e o que é o preto puro 2. Trabalhe com textos sempre em vetor. Se necessário, utilize programas diferentes evitando que o texto seja transformado em imagem. Desta forma, você não compromete a qualidade de impressão, a menos que isso seja um efeito proposital ou uma necessidade na criação. 3. Converta suas fontes em curvas. Para garantir que a fonte escolhida seja impressa de forma correta, converta as fontes em curvas antes de fechar o arquivo. Assim, a letra torna-se vetor e você garante sua característica original, mesmo após os ajustes de pré-impressão. 4. Não utilize textos menores que 7 pontos. Este é o tamanho mínimo aconselhado para garantir uma boa leitura. Esta pontuação pode ser considerada para a grande maioria das fontes, porém é aconselhável fazer testes antes de enviar o material para impressão, sempre que houver dúvidas.

Não utilize textos menores que 7 pontos.

5. Escolha a família tipográfica com cuidado. O PDF pode não reconhecer pesos de fontes (negrito, itálico, sublinhado) alterados manualmente. Portanto, ao escolher a fonte do seu impresso, verifique se a família tem todas as variações necessárias, incluindo pontuação e acentos. Atente-se para esta dica principalmente para materiais de textos longos, como catálogos e folders.

Escolha a família tipográfica com cuidado.

Lembre-se que os resultados da distribuição dos impressos estão relacionadas diretamente com a qualidade do layout e da impressão.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54