5 dicas para planejar seus conteúdos nas redes sociais [Começando meu negócio do zero] #7
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Você utiliza alguma técnica para organizar suas postagens? Consegue manter um ritmo harmônico entre os conteúdos? É extremamente importante que os objetivos do seu negócio estejam alinhados a uma comunicação eficaz nas redes sociais, e um dos meios para isso é desenvolver um cronograma de postagens a partir das suas necessidades - vale reforçar a identidade visual e explorar a paleta de cores. Para te ajudar a organizar as ideias, selecionamos algumas dicas de sucesso para promover a imagem do seu "@". Vamos lá!
Quanto vale uma boa imagem?
Criar uma boa imagem é essencial para um negócio de sucesso, já que a estética conta muito quando não se tem informações acerca do desempenho da empresa como prestadora de serviço. E é exatamente esse o valor por trás dos investimentos em imagens, especialmente em redes sociais, local em que a maioria das conexões são formadas hoje em dia. Isso significa que apesar das diferentes origens - ou jornadas - de diversas marcas, existe um ponto em comum: o cuidado com a organização de suas páginas.
Trouxemos as histórias de três pessoas que além de serem Printers, são donos dos próprios negócios. A Amanda Oliveira, fundadora da À Passos do Mar, o Matheus Bernardino, proprietário da Haze Corner Shop, e a Pamela Anjos, dona da Round Dois Drinks, relembraram os primeiros passos do universo do empreendedorismo e compartilharam seus métodos de organização.
À Passos do Mar
"Queria fazer algo que pudesse agregar a vida das pessoas e por isso foi difícil entender com o quê eu poderia trabalhar. Um dia pensei 'porque não biquíni?', já refletindo na luta que nós mulheres enfrentamos referente a autoaceitação. É interessante pois também entra o ponto em que a sociedade prega que temos que ter a pele perfeita, o corpo perfeito, tudo perfeito, então, acho que o biquíni foi uma forma que encontrei de colaborar com essas mudanças necessárias para acabar com tanta exigência e competição. O mar tem o poder de despertar um sentimento de liberdade, como se nada e ninguém pudesse nos afetar, e porque temos que estar a poucos passos do mar somente quando estamos, de fato, nele? Que estejamos sempre mergulhadas nesse mar de positividade!"
Amanda Oliveira, Analista de Planejamento Estratégico na Printi.
Haze Corner Shop
"Sempre me vi atuando na área de tecnologia, mas ao longo do tempo o interesse em empreender falou mais alto até que pensei no segmento de roupas porque minha família já segue nessa trajetória e é um negócio que dá certo, você só precisa se posicionar bem. Pra definir o propósito, busquei entender como faríamos as pessoas escolherem a Haze e junto com minha namorada Karla, parei para pensar na identidade visual e em como colocar isso em prática. Percebemos que toda a preocupação com as imagens que serão postadas também é uma forma de fidelização, é como se estivéssemos arrumando a cama para o cliente se deitar, mesmo que nosso padrão seja não ter padrão."
Matheus Bernardino, Analista de QA na Printi.
Round Dois Drinks
"Sempre tive vontade de empreender para ter uma renda extra, o propósito era oferecer drinks de qualidade para beber em casa, já que a ideia de beber sempre remetia a um barzinho e com todos em casa por conta da pandemia aflorou ainda mais essa vontade. Foi aí que comecei a pensar em uma forma de tirar todas as fotos do cardápio com elementos que compunham o drink para deixar visualmente ainda mais atrativo e construir uma boa imagem. Além disso, vendemos drinks em materiais de vidro em que na segunda compra o cliente pode devolver, sendo retornável junto ao canudo biodegradável e trazendo a questão ambiental, o que colabora com o meio ambiente."
Pamela Anjos, Pós-Venas na Printi.
Ferramentas facilitadoras
O processo de postagem pode - e deve - ser otimizado. Para isso, existem meios capazes de tornar sua organização ainda mais assertiva, inclusive ferramentas fornecidas pelas próprias redes sociais dentro de infinitas possibilidades. O objetivo é claro: fazer com que você se conecte com seus seguidores e cumpra metas da forma mais eficaz e atraente possível. Reunindo todas as técnicas apresentadas pelo nosso trio de Printers, confira 5 dicas que te auxiliarão no processo de organização e construção de uma boa estética:
1. Calendário de ideias
Parece simples demais, mas dá certo: anote todas as ideias que vierem à sua cabeça. Elas poderão ser colocadas em prática rapidamente ou adaptadas para conteúdos posteriores.
2. Formatos
Explore todos os formatos fornecidos pelas redes: estáticos, vídeos, reels, feed, stories, lives... Tudo isso colabora com o aumento do alcance da conta e enriquece sua página com conteúdos diversos. Sem dúvidas seu esforço será muito valorizado!
3. Ambiente e cenário
Existe uma questão que deve ser respondida no primeiro contato visual do cliente com a loja: é exatamente como nas fotos postadas nas redes sociais? Nesse ponto, você deve avaliar se está construindo uma atmosfera real o suficiente para fazer com que seu cliente se identifique tanto quanto vendo suas redes. Se preocupe com a experiência completa.
4. Prévias
É possível encontrar aplicativos que mostram a prévia de como sua página poderá ficar visualmente. É como se você pudesse ver as postagens atualizadas na conta sem realizar a postagem de fato. São os mais utilizados:
5. Métricas
Dentro de uma conta comercial no Instagram, automaticamente são fornecidos números referentes ao tipo de público atingido e horários em que o perfil recebeu mais acessos, o que facilita o reconhecimento da qualidade do conteúdo postado e seu direcionamento adequado.
Sugestão do Blog da Printi
A Domestika é uma comunidade criativa que conta com conteúdos exclusivos produzidos por diversos profissionais. Entre eles, o curso Criação e edição de conteúdo para Instagram Stories promovido por Mina Barrio - se você chegou até aqui mas não entendeu muito bem como pode colocar as técnicas em prática, esse curso pode ser um ótimo começo!
Publicado em 18/04/2024