Blog

7 aspectos para avaliar antes de contratar uma gráfica

É muito comum que, ao precisar de um material impresso, apareça a dúvida de qual gráfica escolher para fazer o trabalho. Afinal, a impressão é a etapa que conclui um projeto realizado com muito cuidado e durante um bom tempo. E se a pessoas costumam imprimir muito material, maior ainda é a preocupação sobre qual fornecedor contratar.

Tão comum quanto à preocupação, tem sido os problemas e as situações mal resolvidas, como atrasos na entrega, má qualidade do material, erros de impressão e outros.

Alt Text

O que considerar na escolha da sua gráfica?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

É muito comum que, ao precisar de um material impresso, apareça a dúvida de qual gráfica escolher para fazer o trabalho. Afinal, a impressão é a etapa que conclui um projeto realizado com muito cuidado e durante um bom tempo. E se a pessoas costumam imprimir muito material, maior ainda é a preocupação sobre qual fornecedor contratar. Tão comum quanto à preocupação, tem sido os problemas e as situações mal resolvidas, como atrasos na entrega, má qualidade do material, erros de impressão e outros. O que considerar na escolha da sua gráfica?

Compromissos de uma boa gráfica

Quando um cliente encontra uma gráfica confiável, que cumpre prazos, entrega qualidade e oferece preço justo, provavelmente, ele trabalhará com ela sempre, mesmo que mude de empresa. Por isso, quem não tem muito conhecimento pode sofrer até encontrar uma gráfica boa para iniciar uma parceria duradoura. Neste post, vamos abordar alguns aspectos que devem ser levados em conta antes de optar por uma gráfica.

O que considerar na escolha da sua gráfica?

1 - Atendimento online

São muitos detalhes que envolvem uma parceria com uma gráfica. Por isso, ela precisa ter um atendimento acessível, cordial e solucionador de problemas. A comunicação precisa ser clara, ágil e transparente. O ideal é ter contato, também, com alguém que tenha algum cargo de liderança de forma a facilitar a resolução de questões mais elaboradas e urgentes. Se a gráfica oferecer outros recursos para a comunicação com o cliente, como o atendimento online e a possibilidade de ser atendido também pelo Whatsapp e Skype, é um diferencial importante.

2 - Equipamento de ponta

Recomenda-se que a gráfica tenha maquinários modernos que ofereçam maior produtividade e melhor qualidade dos materiais. Pergunte com qual equipamento a gráfica trabalha e, se eles tiverem, por exemplo, uma máquina Off-set, significa que eles têm equipamentos de última geração. Mesmo que sua primeira demanda não exija alta tecnologia, procure uma gráfica que ofereça um parque gráfico com equipamentos altamente qualificados porque num próximo projeto você pode precisar disso.

3 - Materiais de primeira qualidade

Material impresso deve ter uma qualidade nota 10. Não dá pra aceitar o "mais ou menos". Se informe sobre o material que você terá à disposição. Algumas gráficas disponibilizam, inclusive, portfólios de seus materiais, detalhando os tipos de papéis e as gramaturas, dos quais o cliente pode solicitar uma amostra antes de contratar o serviço. E antes de fechar o primeiro negócio, preste atenção nas descrições e nas especificações de cada material gráfico.

4 - Entrega de produtos na data, hora e local certos

O prazo de entrega é inegociável. Este aspecto, quando não entregue, coloca em risco todo o trabalho anterior. A gráfica tem que ter muita organização, disciplina e responsabilidade para honrar compromissos assumidos quanto à data, horário e local.

5 - Serviço oferecido

Para checar qual o nível de serviço oferecido, investigue como ela lida com um determinado produto, observando, a integridade das cores e a perfeição das imagens e dos acabamentos. Busque referências. O próprio site da gráfica, muitas vezes, indica certificações que o estabelecimento possui. É interessante, também, pesquisar com empresas que já contrataram o serviço daquela gráfica, pesquisar sobre ela na internet e redes sociais para descobrir o que andam falando dos serviços que oferece. Dê uma olhada, ainda, no Reclame Aqui e veja se há muitas reclamações.

6 - Preço competitivo

Não procure a gráfica mais barata, mas aquela que trabalha com valores mais competitivos. No mercado de gráficas, a concorrência é grande e, por isso, muitas delas conseguem oferecer preços competitivos.

7 - Informações precisas

Se a gráficas trabalhar somente online, busque por informações como CNPJ, endereço do parque gráfico, telefones e e-mails. Sem esses dados em mãos, não dá pra confiar.

O que pode ser exigido da gráfica?

Antes de o trabalho entrar em gráfica, é preciso se lembrar de alguns cuidados com o desenvolvimento dos arquivos. É preciso ter uma noção sobre as etapas de impressão, identificando assim, as cores que proporcionarão maior destaque, a tipologia mais adequada e outras informações. Muita atenção, também, ao fechamento do arquivo. Caso haja dúvidas sobre o arquivo, fechamento e outros pontos, entre em contato com a gráfica que escolheu e peça orientações para que o arquivo seja enviado da forma correta. Se cada um fizer a sua parte não deverá ocorrer problema. Mas, se por acaso, a gráfica descumprir o que prometeu, não hesite em reclamar. Se for o caso, exija o cancelamento do pedido para receber o seu dinheiro de volta. Se a reclamação não adiantar, junte documentos e procure o PROCON e o Idec. 7 aspectos para avaliar antes de contratar uma gráfica Para não ter tanta dor de cabeça, conheça a Printi, uma referência em modelo de inovação no setor. Ela oferece benefícios tais como cotação online e imediata, entrega em casa, valores competitivos, produção 24h e até frete grátis para alguns produtos. Ficou interessado? Então conheça o site da Printi e faça um orçamento simples, rápido e totalmente online!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54