Blog

A importância da sinalização dentro do ambiente escolar

Alt Text

740x650px-Blog-Testeira

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Qual a importância da sinalização dentro de ambientes com grande fluxo de pessoas? Você já percebeu que ao entrar em um hospital ou um shopping por exemplo, há sinalização para tudo? Se você quer saber onde fica o setor administrativo, certamente haverão placas indicando o caminho. Caso precise saber onde fica o banheiro, também poderá contar a ajuda das placas sinalizadoras. E em qualquer possibilidade de acontecer uma emergência, você precisará se guiar através da sinalização para encontrar a saída mais rápida e segura do local ou a localização dos equipamentos de segurança. Em um ambiente escolar não é diferente. As placas de sinalização se tornam ainda mais necessárias do que em um hospital ou em um shopping, pois a comunicação deve ser dirigida para dois públicos diferentes: adultos e crianças. E dentre as crianças, parte delas ainda está em processo de alfabetização e entendimento de linguagem e comunicação através de sinais. Portanto, em uma escola não basta ter uma placa com uma mensagem escrita indicando a saída de emergência por exemplo, ou uma placa indicando onde ficam os banheiros, pois uma criança ainda não alfabetizada ou que aprendeu a ler recentemente, não irá compreender o significado de placas que expressem uma mensagem através da linguagem escrita. sinalização para banheiro Ao mesmo tempo, os professores precisam de orientação para se localizarem entre os ambientes dentro de uma escola. Pois a maioria dos docentes, leciona em mais do que uma escola diariamente, o que pode dificultar a memorização dos locais. As placas de sinalização devem indicar onde ficam as salas de aula, a biblioteca, o laboratório de ciências, a sala de informática, a quadra poli esportiva ou a área onde acontecem as aulas de educação física, além da sala dos professores e os banheiros. Da mesma forma, os pais dos alunos precisam saber se guiar através do ambiente escolar, para ocasiões onde ocorram eventos escolares, reuniões de pais e mestres, o momento de matricular os seus filhos, entre outros motivos.

Formas criativas de se trabalhar com a sinalização dentro do ambiente escolar

Como destacamos acima, a escola é um ambiente onde existe uma grande necessidade de se trabalhar com a sinalização de forma criativa, inteligente e funcional ao mesmo tempo. Pois diferente de um hospital, onde a comunicação é voltada apenas para os adultos, realizada estritamente através da linguagem escrita, em uma escola também deve existir uma forma de sinalização que vise expressar a mensagem a nível de entendimento de uma criança que está sendo alfabetizada. E qual é a principal linguagem utilizada para se comunicar com crianças nesta fase tão importante para o seu desenvolvimento intelectual? Por meio de figuras, desenhos ou formas geométricas. Assim como nos programas educativos que transmitem as mensagens para as crianças por meio de imagens, figuras e desenhos, deve ser o esquema de sinalização de uma escola. Por exemplo, para indicar onde está localizada a cantina, podem ser usadas placas com desenhos ou figuras de alimentos. A biblioteca, pode ser sinalizada com a figura de personagens populares entre as crianças, em atividades de leitura ou algo semelhante. sinalização para biblioteca   É importante entender como funciona o raciocínio de uma criança. Diferente do adulto que compreende a mensagem expressa, combinando o entendimento da linguagem escrita, o raciocínio lógico e o significado dos sinais que o cercam. Uma criança depende apenas do entendimento lógico que possui em seu pequeno repertório de conhecimento sobre o mundo. Acompanhe o simples raciocínio: A criança pode não saber ler, mas ao ver uma figura ou desenho de um personagem se alimentando, e na sequência uma seta apontando uma direção, ela irá raciocinar de forma lógica entendendo que este sinal deve lhe orientar a encontrar a cantina. Seguindo o mesmo pensamento, a sinalização escolar deve ser estruturada de forma que as crianças possam a compreender com facilidade, podendo se localizar dentro do ambiente escolar. sinalização para escola

Considerações Finais

A comunicação através das placas e adesivos de sinalização, é importante para manter a segurança e a organização dentro de uma empresa, escola, hospital, loja, ou qualquer outra instituição ou ambiente onde há grande fluxo de movimentação de pessoas. Portanto, se você deseja produzir material de sinalização para a sua empresa de forma eficaz e criativa, acesse o site da Printi e faça um orçamento sem compromisso.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54