Blog

Aplicativos que todo Empreendedor precisa conhecer

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A Tecnologia é essencial para descomplicar a vida de empreendedores, mas você já teve dificuldades para encontrar aplicativos que sejam realmente úteis para o seu negócio? É sobre isso que vamos falar hoje! Conversamos com a especialista Ruana Godoy, proprietária da Co.Criare Comunicação Digital e embaixadora da Printi, que trouxe algumas sugestões incríveis de Aplicativos que todo empreendedor precisa conhecer. Confira abaixo!

Por que a tecnologia é essencial para empreendedores?

Nossa embaixadora, Ruana Godoy, de frente, sentada em sua mesa com um notebook, cadernos e livros.
Aplicativos que todo empreendedor precisa conhecer | Imagem: Ruana Godoy

A Tecnologia é essencial para empreendedores, pois eles precisam muitas vezes lidar com multitarefas, ou seja, além de criar seu produto, precisa aprender a:

  1. Vendê-lo;
  2. Comunicar;
  3. Cobrar o valor correto;
  4. Organizar as finanças;
  5. Saber como e quando investir;
  6. Gerenciar pessoas/funcionários;
  7. Delegar tarefas;
  8. Lidar com o relacionamento com o cliente.

Entre outras inúmeras tarefas. Por isso, a grande aliada do empreendedor é a tecnologia. ´“É Através dela, que empreendedores conseguem padronizar e automatizar tarefas, delegando algumas responsabilidades que lhe tomavam muito tempo. Possuem a oportunidade de se atualizarem em tempo recorde, proporcionando inovação ao negócio. Ganham alcance, conquistam clientes e por fim economizam no bolso, com ferramentas criativas e úteis que otimizam o tempo de produção da equipe.” diz Ruana.

Quais são os aplicativos mais úteis para empreendedores? 

Uma pessoa segurando um smartphone na página principal, mostrando os aplicativos de redes sociais.
Aplicativos úteis para empreendedores | Imagem: Shutterstock

A utilidade dos aplicativos varia de acordo com qual área do empreendedorismo será o foco de seu negócio, afinal, é um ramo extenso. Mas, Ruana trouxe algumas dicas para aqueles que têm interesse principalmente em trabalhar com comunicação digital:

É imprescindível ter uma ou várias, redes sociais como o Instagram, Facebook, TikTok, Youtube e/ou Pinterest.

Aplicativos de edição e criação de conteúdo poderão ser seus aliados, por isso falaremos sobre os principais: Capcut, Lightroom e Inshot para edição e Canva para criação de conteúdo. “O ideal é focar em poucos aplicativos e aprender o máximo sobre eles, para ter segurança na hora de utilizá-los.” descreve Ruana.

Capcut

Um smartphone na página principal, mostrando o aplicativo Capcut e o TikTok.
Aplicativo Capcut editor de vídeo gratuito| Imagem: Shutterstock

O CapCut é um aplicativo de edição de vídeo completo e gratuito e está disponível nas versões Android e Iphone (IOS). O Aplicativo é aliado para aqueles que querem criar e editar vídeos. 

Dentre as suas utilidades, é possível criar um vídeo do zero e cortar, reverter ou mudar a velocidade deles. Além disso, agora o aplicativo tem parceria com o TikTok e é possível exportar seus vídeos editados direto para a plataforma e sem a marca d’agua no caso das utilidades gratuitas.

Lightroom

Uma pessoa segurando um smartphone com a tela principal do aplicativo Lightroom aberto.
Aplicativo Lightroom mobile melhora a qualidade de fotos | Imagem: Printi

É um aplicativo de edição com download gratuito para Android e Iphone (IOS). É utilizado por todos aqueles que precisam editar fotografias e é uma ferramenta prática e usual, porém, um de seus maiores impedimentos é que a versão gratuita não conta com todas as ferramentas que existem dentro do aplicativo, mas, somente com as disponíveis é possível realizar uma boa edição.

Inshot

Um smartphone em uma mesa com um computador ao lado. No Smartphone está aberto o aplicativo InShot.
Inshot editor de vídeos gratuito | Imagem: Printi

O Inshot é um aplicativo gratuito disponível para download em Android e Iphone (IOS). Seu uso está voltado para edições de fotos e vídeos para redes sociais. O app possui diversas ferramentas que vão auxiliar na produção de conteúdo de maneira eficaz.

Canva

Uma pessoa segurando um smartphone fazendo o download na apple store do aplicativo Canva.
Canva é o aplicativo mais completo atualmente | Imagem: Shutterstock

O Canva é um aplicativo gratuito disponível para download em Android e Iphone (IOS) e também na versão online que pode ser acessado direto do Navegador. É um app completo para a edição, montagem de fotos, vídeos, designs, apresentação de slides e muito mais!

É um dos aplicativos mais utilizados na atualidade por empreendedores que não possuem experiência com design mas querem se destacar nas redes por meio de artes criativas, por ser um app intuitivo e que conta com designs prontos.

Catálogo de ferramentas digitais da Printi

Arte feita por designers que mostra um notebook, um celular e a Pri, personagem da Printi.
A Printi oferece produtos virtuais | Imagem: Printi

O Catálogo de ferramentas digitais da Printi é indicado para aqueles que desejam descomplicar sua forma de produzir conteúdos. Segundo Ruana, “os benefícios de se trabalhar com esse tipo de produto se dá pela grande variedade de produtos chaves para um empreendedor”. Como por exemplo:

Cartões de visita e flyers digitais: Opções sustentáveis, econômicas e que podem ser enviadas para clientes do mundo inteiro, aumentando o alcance do produto físico.

Posts, capas e imagens de perfil, stories digitais: Comunicam com o público auxiliando nas vendas dos produtos e economizam o tempo do empreendedor em criar esse conteúdo, dessa forma, ele pode focar no que sabe fazer de melhor e deixar a comunicação digital com uma empresa consolidada no mercado.

Cardápio, convites e catálogos digitais: Sustentável, econômicos e práticos. Ganhou visibilidade na pandemia onde seu uso foi e continua sendo essencial.

“Só vejo benefícios nos produtos digitais, tanto para o empreendedor quanto para o cliente final.”, diz Ruana.

Saiba mais em nosso conteúdo sobre inovar com produtos virtuais

Como as estratégias on-line e off-line se complementam?

Nossa embaixadora, Ruana Godoy, de costas, sentada em sua mesa com um notebook, cadernos e livros.
Utilize a mesma comunicação Online e Offline | Imagem: Ruana Godoy

Nossa embaixadora ressalta que “estratégias on-line e off-line devem ser complementares, ou seja, a mesma comunicação utilizada na loja física deve ser utilizada na loja online e elas podem se encaixar”. 

  • O empreendedor pode criar alguma promoção no digital que traga o cliente para a loja física.
  • Logo que o cliente adquirir o produto no off-line ele pode receber um cartão, o convidando para seguir as redes da loja no digital.

“A comunicação e o atendimento com os clientes on-line deve ser o mesmo que no off-line, pois o público é o mesmo, o objetivo é o mesmo, a diferença é que o digital nos permite ter um alcance maior. Um canal a mais de comunicação e relacionamento com o público.” finaliza Ruana.

Gostou das dicas da Ruana? Confira outros posts do blog que podem te ajudar a alavancar o seu negócio no digital:

Ferramentas do Google que podem ajudar seu pequeno negócio

5 dicas para planejar seus conteúdos nas redes sociais

5 dicas para começar a vender nas redes sociais

Conhece aplicativos interessantes para empreendedores? Deixe suas indicações nos comentários para que mais pessoas conheçam e façam o download. 

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54