Blog

Bons aliados: a importância dos quadros na decoração

Alt Text

Capturar

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Etsy | Imagem: Pinterest

Os quadros são uma ótima estratégia quando o assunto é fugir de paredes vazias e valorizar a decoração de qualquer cômodo. Com diversas opções, que variam em formatos, tamanhos e estilos, eles são responsáveis por trazer personalidade e até aconchego aos ambientes. Para falar desse item queridinho na nossa decoração, conversamos com a arquiteta Stela Gudolle, 27 anos, que além de PrintiLover é especialista em design de interiores. Vem com a gente!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

Neurociência e arquitetura: o sentimento nos ambientes

Stela Gudolle | Imagem: Jana Brandolt

Você já entrou em algum lugar e sentiu um aconchego inexplicável ou até com mais disposição? Sentindo uma agitação? A neuroarquitetura ou neurociência aplicada à arquitetura tem a explicação. Esse campo da arquitetura estuda exatamente como o ambiente físico impacta o nosso cérebro. Stela, arquiteta especialista em interiores, tem se aprofundado na área e conta o quanto isso mudou sua rotina de trabalho. “Esse estudo acabou mudando o briefing do meu escritório. Eu não pergunto mais para o cliente onde ele quer estar, mas o que ele quer sentir quando está no ambiente”, diz

Para ela, é fundamental ir além de um projeto bonito e buscar a satisfação das pessoas que estarão ali - deixá-las felizes e confortáveis em um lugar que as representem. Nesse processo, a arquiteta chama a atenção para a importância dos quadros na decoração dos ambientes. 

O uso de quadros costumam ser ótimas saídas, especialmente, em ambientes que não têm janelas ou tenham pouca vista. “Alguns estudos nessa área apontam que mesmo que não seja uma paisagem real, quadros que mostrem a natureza, por exemplo, conseguem suprir esse sentimento de paz e bem-estar, explica Stela. Deste modo, eles acabam se tornando bons aliados na decoração, além de serem um meio de trazer personalidade e criatividade a diferentes lugares.

O que considerar na hora de comprar um quadro decorativo?

Projeto de Stela Gudolle Arquitetura | Imagem: acervo pessoal

Segundo Stela, uma boa dica na hora de investir em quadros decorativos é considerar o lugar e a identidade de quem ocupará o ambiente. "Às vezes eu planejo um escritório mais descolado, consigo ousar em cores e formatos, em outras é um ambiente mais sóbrio, precisa de um quadro com um ar mais sério”, diz a especialista.

Nesse sentido, ela traz uma importante questão: qual papel esse quadro desempenhará? Em um quarto infantil, ele pode trazer alegria, criatividade e destacar personagens ou desenhos que a criança goste. Em uma sala de visitas, ele pode trazer calma e tranquilidade ou até ser algo criativo, colorido e diferente, se isso reforçar a personalidade do dono da casa. Independentemente das opções, é válido olhar o quadro como uma possibilidade de imprimir o seu estilo em um lugar e usá-lo como uma ferramenta para se sentir bem ali.

Composições: como combinar seu quadro decorativo?

Projeto de Stela Gudolle Arquitetura | Imagem: Acervo pessoal

Uma forte tendência que surgiu nas decorações é a composição de mais um quadro na mesma parede. Stela nos conta que ela pode ser feita de várias formas, como uma “dupla perfeita”, no caso de dois quadros semelhantes juntos, uma “composição em nuvens”, alinhada por algum eixo, entre outras ideias que podem valorizar muito qualquer parede. 

Contudo, essa escolha de vários quadros não é feita de maneira aleatória. A arquiteta nos trouxe algumas dicas valiosas, que podem nos auxiliar a criar um ar de “conjunto” nos quadros que combinamos. Para ela, vale investir em molduras semelhantes, cores ou formatos parecidos, pois é fundamental trazer um ar de unidade à decoração. 

Outra dica a ser considerada na hora de compor mais de um quadro é a altura em que eles serão pendurados. É interessante que esse conjunto esteja sempre no campo de visão das pessoas, pendurado em média a 1,50m de altura.  Uma outra ideia é apoiá-los em móveis ou prateleiras, sempre levando em conta o tamanho e o destaque que eles terão no ambiente.

Hora de personalizar!

Tela decorativa Thainá Carline
Personalize quadros com o Decora Printi | Imagem: Printi

Agora que você já viu a diferença que os quadros podem trazer a um ambiente, que tal dar um up na decoração? Com o Decora Printi, você pode combinar molduras, personalizar quadros com imagens que você gosta ou escolher artes prontas. O que não faltam são opções para tornar seu lar ainda mais aconchegante, especialmente na quarentena.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54