Blog

Como a cor influencia nos resultados da sua marca [Série Cores #1]

Alt Text

745x407px-BlogPost Destaque G-11 - Série - a psicologia das cores [vermelho e laranja]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

As cores têm forte impacto sobre a sua marca | Imagem: Shutterstock

A cor desempenha um papel poderoso na forma como percebemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Quando se trata de Branding e Marketing, a escolha das cores certas pode ter um impacto significativo nos resultados de uma marca, afinal, elas têm a habilidade de evocar emoções, criar associações e comunicar mensagens.

Continue a leitura e entenda como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações e influencia nos resultados dos negócios.

O poder da cor

As cores exercem um grande poder em nossas mentes e isso vale, é claro, para o momento em que o nosso cérebro reconhece uma marca. Criar uma identidade visual chamativa inclui a escolha da cor. É preciso pensar de que maneira você quer influenciar o seu cliente: seu desejo é fixar a marca na mente do cliente? Fazer com que o cliente compre seu produto? Fazer com que o cliente crie uma conexão com a sua marca? Que ele se sinta energizado? Relaxado? Contente? Tudo isso conta na psicologia das cores. Lembre-se: as cores influenciam nos resultados da sua marca.

Neil Patel, top 10 da Forbes (que, aliás, acredita muito no potencial de mercado do Brasil!), diz que “a cor é 85% do motivo pelo qual você comprou um produto específico”.

Hoje, vamos destacar duas delas: o vermelho e o laranja.

Vermelho

Psicologia da cor vermelha | Imagem: Shutterstock

O vermelho é frequentemente associado a fogo ou sangue e pode representar calor e perigo. Em se tratando de Branding, essa cor quente tende a representar força, confiança e poder, enquanto no contexto político está associada ao espírito revolucionário.

Além de estimular o apetite e deixar o ambiente mais convidativo, a cor vermelha é indicada para você que busca transmitir:

1. Atenção e destaque

O vermelho é uma cor que chama a atenção e se destaca em meio a outras cores. É frequentemente usado em logotipos, embalagens de produtos e anúncios para atrair os olhares dos consumidores e destacar-se em meio à concorrência.

2. Estímulo à ação

O vermelho é uma cor estimulante que pode criar um senso de urgência e incentivar a tomada de decisão rápida. Por exemplo, botões de "comprar agora" em sites de e-commerce muitas vezes são destacados em vermelho para incentivar os consumidores a agir imediatamente.

3. Excitação e emoção

O vermelho está associado a emoções fortes, como paixão, energia e entusiasmo. Ao utilizar o vermelho em campanhas de marketing, é possível despertar emoções positivas nos consumidores, criando uma conexão emocional com a marca ou produto.

4. Atração e sedução

O vermelho é frequentemente associado à atração e à sensualidade. Em setores como moda e cosméticos, o uso do vermelho pode despertar o interesse e a atração dos consumidores, transmitindo uma sensação de glamour e desejo.

5. Notoriedade da marca

O vermelho é uma cor memorável e facilmente reconhecível. Marcas famosas, como Coca-Cola e Red Bull, utilizam o vermelho em seus logotipos, criando uma associação forte entre a cor e a marca. Isso ajuda na notoriedade e na identificação da marca pelos consumidores.

Laranja

Psicologia da cor laranja | Imagem: Shutterstock

A cor laranja também está associada ao fogo, combinando o calor do vermelho e a positividade do amarelo para criar um tom que comunica energia e otimismo. Em Branding, o laranja tende a representar a juventude e criatividade.  O laranja é uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas. A cor é ótima para estimular o diálogo! Mas cuidado: algumas vibrações negativas, como nervosismo e ansiedade também têm a ver com a cor.

Entre as diversas formas de aplicação, estão:

1. Energia e entusiasmo

Assim como o vermelho, o laranja é uma cor vibrante que transmite energia e entusiasmo. Ele pode despertar sentimentos de otimismo, alegria e positividade nos consumidores, tornando-se uma escolha ideal para empresas que desejam transmitir uma imagem dinâmica e estimulante.

2. Criatividade e inovação

O laranja é frequentemente associado à criatividade e à inovação. É uma cor que estimula a mente e desperta a imaginação, sendo usada por empresas e marcas que desejam se destacar por meio de ideias originais e soluções inovadoras.

3. Acessibilidade e amizade

O laranja é considerado uma cor acolhedora e amigável. Ela evoca uma sensação de calor e proximidade, transmitindo uma imagem mais acessível e amigável para as marcas. Por isso, é frequentemente utilizado por empresas que buscam criar uma conexão emocional e uma abordagem mais descontraída com os consumidores.

4. Chamar a atenção

O laranja é uma cor que chama a atenção, assim como o vermelho. Sua tonalidade brilhante e vibrante se destaca em meio a outras cores, tornando-a uma escolha estratégica para chamar a atenção do público-alvo em anúncios, embalagens e materiais de marketing.

5. Juventude e vitalidade

O laranja é frequentemente associado à juventude e à vitalidade. É uma cor que pode atrair especificamente o público mais jovem, transmitindo uma sensação de energia e entusiasmo que ressoa com essa faixa etária.

LEIA MAIS

Como branding e psicologia das cores se relacionam? [Série Cores #2]

Psicologia das cores e a personalidade da sua marca [Série Cores #3]

Psicologia das cores: você sabia que cada cor pode alterar sua percepção? 

Dicionário de design: conceitos básicos

Semiótica aplicada ao design

Quer saber mais detalhes sobre outras cores? Confira nosso conteúdo completo de psicologia das cores e transforme as suas estratégias já!

[Conteúdo de 11/07/2019 atualizado em 30/05/2023.]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54