Blog

Como a inteligência artificial e algoritmos impactam as redes sociais

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Os impactos da Inteligência Artificial | Imagem: iStock

Que a tecnologia está evoluindo rapidamente todo mundo já sabe - e sente na pele. Mas, você já parou para pensar que isso está inserido no seu dia a dia muito mais do que se pode imaginar? Uma das formas mais simples - e tão natural que chega a ser imperceptível - está na chamada inteligência artificial, uma simulação da própria inteligência humana, que está presente nas redes sociais. E para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, hoje vamos te mostrar como a inteligência artificial e os algoritmos podem impactar nas redes sociais.

O que é inteligência artificial?

O que é Inteligência Artificial | Imagem: iStock

Inteligência artificial - também conhecida como IA - é basicamente uma reunião de diversas tecnologias com o objetivo de fazer com que qualquer tipo de máquina seja capaz de detectar, compreender e agir da forma mais parecida possível a nós seres humanos. Essa área da ciência acompanha o avanço dos setores tecnológicos que envolvem computação, informática e internet, o que significa um crescimento infinito e gradual embasado em combinação de dados e análises a fim de otimizar tanto processos complexos quanto mais rotineiros da vida.

Por outro lado, há quem estude o lado "obscuro" da inteligência artificial, que revela um futuro com muitas guerras, escravidão e até a extinção da humanidade como consequência da alta atribuição de poder às máquinas. Mas essa e outras informações ainda mais detalhadas você encontra no blog TecMundo.

Como funcionam os algoritmos?


O funcionamento dos algoritmos | Imagem: iStock

Os algoritmos estão relacionados a soluções de problemas a partir de instruções, raciocínios e operações. Tudo isso é feito de forma extremamente sistemática e combina o comportamento dos consumidores com inteligência artificial - olha aqui ela em ação. De forma mais prática, imagine que você fará um bolo de chocolate, mas para chegar no produto final, será necessário seguir alguns passos - nesse caso, a combinação é entre os ingredientes e o modo de preparo.

Se quiser ficar ainda mais por dentro das especificidades dos algoritmos, acesse o blog FM2S.

Inteligência artificial, algoritmos e redes sociais

Conheça os processos por trás do alcance das redes sociais | Imagem: iStock

Com certeza você já deve ter se perguntado como as redes sociais mantém conteúdos tão alinhados com seus gostos - e podemos te garantir que não é nenhuma coincidência. Por trás das páginas de Facebook, Instagram, TikTok e muitas outras plataformas, existem projeções inimagináveis frutos do alto nível tecnológico do século XXI que chamamos de inteligência artificial e algoritmos. Isso mesmo, são esses os responsáveis pelos alcances das redes sociais que, sem dúvidas, impactam diariamente no desempenho das suas entregas e recebimentos.

Se você parar para observar, vai notar a proximidade entre empresas e consumidores como nunca existiu antes - esse processo ocorre de forma silenciosa e conta com técnicas extremamente elaboradas. Acontece que hoje em dia estar nas redes é uma das formas mais acessíveis de criar intimidade com as pessoas e tudo isso é possível com os recursos que são oferecidos por meio da ciência, que podem relatar movimentos e interações em páginas, fornecer respostas automatizadas - sim, você pode estar conversando com um robô -, segmentar públicos e até monitorar os seus acessos.

Sabemos que os algoritmos já são uma pequena derivação da inteligência artificial, mas para se tornarem efetivos e alcançarem os efeitos citados, precisa reconhecer seus hábitos na web e se ainda não sabe: você está em constante observação. Essa coleta traz resultados muito assertivos, considerando as precisões dos dados que permitem a elaboração de estratégias personalizadas, que, consequentemente, te ofertarão experiências inovadoras e graduais.

Surpreendente ou não, o fato é que inteligência artificial, algoritmos e redes sociais são a nossa realidade e já estão enraizados em nossa cultura. Vamos aproveitar os benefícios?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54