Como fica a estratégia de marketing com o fim dos likes no Instagram?
Desde quarta-feira (17) o Instagram passou a ocultar as curtidas das publicações de seus usuários em modo de teste - incluindo perfis de pessoas famosas, marcas e influenciadores. O fim dos likes gerou polêmica e o nosso foco é descobrir o que isso significa no que tange as estratégias de marketing, ou seja, o que muda para quem usa o aplicativo como meio de ganhar dinheiro?
A resposta não é óbvia. Primeiro, é preciso considerar a justificativa do Instagram para deixar de mostrar as curtidas no feed da rede. “Queremos que seus seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantas curtidas suas publicações recebem. Durante este teste, somente você poderá ver o número total de curtidas nas suas publicações”, diz a mensagem no próprio aplicativo. Aparentemente a ideia é deixar o Instagram menos tóxico e competitivo.
Alguns influenciadores se preocuparam porque, apesar do dono do post saber quantas pessoas apertaram o coração para a sua foto, o restante do mundo não poderá dimensionar sua popularidade. Bom, se o problema for só esse, o mundo é capaz de sobreviver.