Blog

Como inovar dentro de um mercado tradicional?

Elas surgiram na década de 90, com a primeira bolha da internet, e estão revolucionando a forma tradicional de pensar o mercado. As startups estão hoje em todos os setores, explorando atividades inovadoras e desenvolvendo modelos de negócios escaláveis e receptíveis. É a forma como gigantes mundiais tiveram seu início e hoje são potências influenciadoras como a Apple, Facebook, Google, Yahoo e Microsoft, que transformaram o Vale do Silício, na Califórnia (EUA) em uma verdadeira lenda de sucessos.

Alt Text

Como inovar dentro de um mercado tradicional?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Elas surgiram na década de 90, com a primeira bolha da internet, e estão revolucionando a forma tradicional de pensar o mercado. As startups estão hoje em todos os setores, explorando atividades inovadoras e desenvolvendo modelos de negócios escaláveis e receptíveis. É a forma como gigantes mundiais tiveram seu início e hoje são potências influenciadoras como a Apple, Facebook, Google, Yahoo e Microsoft, que transformaram o Vale do Silício, na Califórnia (EUA) em uma verdadeira lenda de sucessos. São empresas recém-criadas ou em fase de instituição, de pequeno porte e baixo custo de manutenção, mas com empreendedorismo de ideias transformadoras que oferecem a possibilidade de geração rápida e consistente de lucros. Pequenas no formato, mas colossais nas ideias, as startups são hoje a fórmula certa para inovar no mercado tradicional, com sensibilidade para oferecer o que o público deseja, de forma fácil, rápida e eficiente. As startups estão em todos os setores, explorando atividades inovadoras

Interação com grandes empresas gera dinheiro mais barato

No Brasil, esse modelo de negócio chegou por volta dos anos 2000. Hoje, de acordo com a Associação Brasileira de Statups (ABStartups), o Estado de São Paulo tem 1.261 empresas do tipo cadastradas, a maior concentração do país (31%), seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais (ambos com 8%, 332 e 347 respectivamente). Os grandes empresários já têm consciência de que a inovação não é mas desejável, mas obrigatória, e cada vez mais tornam-se clientes das startups. Anualmente, por exemplo, a ABStartups promove o evento Pitch Corporate, no qual em cada edição temática 10 startups são escolhidas para apresentar pitchs para grandes organizações que são referência nos mercados de saúde, educação, entretenimento, tecnologia e varejo, por exemplo. Pitch Corporate: cada edição temática 10 startups são escolhidas para apresentar A ideia é unir expertises para a obtenção de processos de inovação mais eficientes e menos custosos, que exijam o menor esforço possível sem conflitar com as atividades do dia a dia. Para as startups, é a possibilidade de arrecadar fundos com segurança, uma vez que o dinheiro mais barato na realidade vem dos clientes, não dos investidores, através da geração de negócios. Para as grandes empresas é a chance de aumentar ainda mais a competitividade, agregando e gerando valor e diferenciais – e aprendendo que é preciso arriscar para inovar, sair do mundo das ideias para o teste real do produto e que é possível realizar grandes projetos com orçamento enxuto.

Exemplos de inovação aparecem em todos os setores

Pode-se dizer que não há sequer um setor tradicional que não tenha sido atingido pela inovação das startups e os exemplos se multiplicam pelo planeta. Além das já citadas gigantes do Vale do Silício, outras aparentemente pequenas intervenções têm ganhado o mundo e os noticiários, como o Uber, uma das stratups mais polêmicas dos últimos tempos.

Uber – Polêmico, mas eficiente

Fundado em 2009, a inovação na área de transporte de passageiros rapidamente ganhou a preferência do público ao otimizar o serviço de táxis: basta o cliente fazer o pedido do transporte diretamente pelo aplicativo do próprio Uber, pelo qual você também acompanha o deslocamento do motorista e faz o pagamento diretamente pelo cartão de crédito cadastrado – e não diretamente ao motorista. Com tarifas que chegam até a custar menos do que as do serviço de táxi, os carros são sempre novos, pretos, com um motorista bem-educado, que sai do carro e abre a porta para você entrar, e ainda há serviços de bordo, no mínimo um copo d’água. Polêmicas à parte, por conta da legislação que rege o transporte de passageiros municipal, o Uber já atua em mais de 200 cidades com o sucesso garantido pelo princípio básico das startups: inovações de acordo com a demanda de seu próprio público-alvo, interface moderna e fácil, sem burocracia e atendimento rápido. A inovação na área de transporte de passageiros ganhou a preferência do público

Contentools – Pioneirismo e foco na qualidade de marketing de conteúdo

Lançada em 2012, a Contentools foi a primeira startup em marketing de conteúdo, com 300% de crescimento só nos primeiros seis meses, reflexo do foco na qualidade da produção, material personalizado para seus clientes e rapidez na entrega. Iniciada com um crowdsourcing de textos sob o nome de Text.do, durante o processo de pesquisa e validação descobriram novas oportunidades de mercado e mudaram a marca para Contentools. Hoje a startup oferece diversas opções através de plataformas intuitivas, rápidas, fáceis e eficientes e um time selecionado com os melhores redatores, editores e profissionais do ramo, que prestam todo suporte aos clientes e já começa a abrir canais nos Estados Unidos através de um programa de aceleração no Vale do Silício pelo Acelera-MGTI na 500 Startups, uma das maiores incubadoras mundiais responsável por um dos cinco melhores programas de aceleração do mundo. Lançada em 2012, cresceu 300% nos primeiros seis meses

Nubank – Facilidade e Cartão de crédito internacional sem anuidade

Outro exemplo de startup inovando em um setor tradicional, desta vez o financeiro, é a Nubank, um banco sem agência que não cobra anuidade no cartão de crédito. Tudo é feito pelo aplicativo, desde a solicitação do cartão de crédito internacional, como seu suporte e gerenciamento totalmente feitos pelo aplicativo – sem burocracia e com o atendimento rápido. Tudo o que você tem a fazer é se cadastrar no site ou responder ao convite de algum amigo. Tudo é feito pelo aplicativo, sem burocracia e com o atendimento rápido

Printi - Da gráfica para casa do cliente

A Printi é um modelo inovador de gráfica online, pois oferece impressões de alta qualidade a preços acessíveis, além de o cliente contar com a comodidade de receber o produto onde desejar. Todas essas combinações possíveis para cada produto são acessíveis através de uma revolucionária matriz de customização, que dá ao usuário o total controle de seu material. Ele calcula, em tempo real, o custo final do orçamento. É essa funcionalidade que traz completa transparência ao processo de compra e que separa a Printi de seus concorrentes no mercado gráfico.   Impressões de alta qualidade a preços acessíveis

Apesar do modelo de sucesso, início pode ser complicado

As startups usam o tradicional para pensar novas formas de gerar valor para os clientes. No entanto, como em qualquer empresa, o início pode ser marcado por um cenário de incerteza - e ideias aparentemente ótimas podem revelar-se simplesmente inaplicáveis: é a falta de conhecimento sobre o desenvolvimento e aplicação, como legislação, por exemplo. Além disso, segundo os especialistas, os principais motivos que podem fazer uma startup não dar certo são a escolha errada do sócio; falta de humildade e de disposição para aprender e realizar os ajustes necessários ao negócio; busca de qualquer captação de recursos, muitas vezes caindo na mão de investidores predatórios que mudam o rumo da startup; e achar que, como empreendedor é capaz de fazer tudo sozinho. Pode não haver fórmula para o sucesso, mas é possível cuidar para não incorrer nesses erros. Mantenha a sensibilidade em relação ao que o seu público realmente precisa, atenção às demandas do nicho, foco na qualidade e nas dicas para chegar cada vez mais longe. Este artigo o ajudou a pensar melhor a sua startup? Ainda ficou alguma dúvida? Diga o que você achou compartilhando conosco aqui nos comentários!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54