Blog

Como otimizar a impressão para preservar o meio ambiente

A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente tem acarretado em diversas mudanças de rotinas nas mais variadas áreas.

Afinal, cuidar do planeta é cuidar da própria casa e se há cuidados que podem ser tomados, eles devem fazer parte do protocolo de qualquer empresa.

É o caso da impressão de materiais gráficos, por exemplo, cujo uso do papel pode ser otimizado para evitar o corte desnecessário de árvores, além do uso do próprio papel reciclado, é claro.

Alt Text

Como otimizar a impressão para preservar o meio ambiente

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente tem acarretado em diversas mudanças de rotinas nas mais variadas áreas. Afinal, cuidar do planeta é cuidar da própria casa e se há cuidados que podem ser tomados, eles devem fazer parte do protocolo de qualquer empresa. É o caso da impressão de materiais gráficos, por exemplo, cujo uso do papel pode ser otimizado para evitar o corte desnecessário de árvores, além do uso do próprio papel reciclado, é claro. Hoje ele é uma alternativa cada vez mais procurada, considerada inteligente, bonita e amiga do planeta.

O que é a sustentabilidade gráfica

A produção sustentável define uma abordagem com mais responsabilidade social e ambiental, voltada para o uso consciente dos recursos envolvidos. Os cortes e formatos de papel, por exemplo, podem reduzir significativamente o desperdício, colaborando para o equilíbrio ecológico. A economia desse produto é um dos principais focos da impressão gráfica sustentável, mas nem sempre designers, arte finalistas ou os próprios prestadores de serviços gráficos preocupam-se – ou têm conhecimento – com a questão. Conhecer e dominar bem os formatos de papel para otimizar seu uso tanto pode significar sobra de orçamento no final do projeto quanto uma ajuda e tanto à ecologia. Como otimizar a impressão para preservar o meio ambiente

Papel: vilão ou mocinho?

Todo mundo sabe que o formato do pedido tem influência direta no orçamento: quanto mais caro, mais distante do padrão gráfico para o aproveitamento do papel. Sim, porque a indústria gráfica procura o melhor aproveitamento do produto há anos, por questões de sustentabilidade e de economia de papel. Mas é o arte finalista ou designer gráfico que deve definir o melhor formato do arquivo fechado para a produção das chapas para o material impresso. Nos escritórios, as impressoras utilizam o formato internacional do ISO 216 (A4, A3 etc), usado pela maioria dos países para a portabilização de mídia para a impressão, geralmente a caseira. Nas gráficas, entretanto, o padrão utilizado é o do OffSet, que desde a década de 50 é um dos padrões mais utilizados por realizar grandes tiragens em poucas horas, porque tem como referência a bandeja de suas impressoras, geralmente sendo a mais usada a de 96cm x 66cm. O papel é melhor aproveitado quando puder ser replicado dentro do formato. Medidas fora do padrão geram um desperdício que, embora pareça pequeno a princípio, quando multiplicado pela quantidade de cópias pedias, fica imenso. A grande dica nesses casos é procurar firmar uma parceria com os profissionais da gráfica e seguir a sua orientação e relação aos melhores cortes e formatos. Conhecendo de perto e visualizando no local, fica muito mais fácil fazer projetos de forma sustentável sem qualquer perda de qualidade. O papel é melhor aproveitado quando puder ser replicado dentro do formato

Papel reciclado: opção inteligente e elegante

O papel reciclado ainda sofre com um fator desagregador chamado preconceito. Esta visão, no entanto, está mudando na mesma medida em que cada vez mais cabeças formadoras de opinião espalham suas ideias e seus projetos sustentáveis, emprestando muito charme e elegância ao resultado final. Grandes empresas eco friendly de todo o mundo estão deixando os papéis branquinhos de lado e adotado o produto mais escuro, cuja granula pode ser levemente mais pesada. A verdade é que materiais promocionais, cartões de visita, papeis timbrados, embalagens, folderes, flyers e muitos outros materiais estão sendo produzidos com um olho no público e outro no meio ambiente. Por outro lado, as corporações sabem que estão agregando valor para o público que realmente importa: aquele que tem poder de decisão. E que ninguém se iluda, assim que começaram a ser utilizados no Brasil, seu custo era bem maior do que o tradicional, mas hoje ele já está bem mais acessível. O impacto ao meio ambiente é a principal vantagem do papel reciclado. Para se ter ideia, 1 tonelada de papel reciclado salva 22 árvores, economiza 75% da energia elétrica e ainda é 74 % menos poluente do ar. Cada tonelada de papel novo consome entre 10 e 20 árvores, 10 mil litros d’água e 5 Mw/hora de energia. Portanto, como tudo na vida, a forma como você vai fazer seu projeto é uma questão de escolha. E nada como uma escolha inteligente! Quer saber mais sobre como produzir materiais gráficos de qualidade, de forma sustentável e a baixo custo? Conheça a Printi e descubra uma equipe extremamente eficiente e focada em fazer, simplesmente, o melhor – porque ele não precisa ser caro, ele tem que ser bem feito.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54