Blog

Como registrar um domínio na Internet?

Alt Text

265x210px-Blog-PáginaInicial (1)

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Se você está pensando em registrar um domínio na Internet, já deve saber que o domínio é um endereço virtual - um nome que vai servir para localizar e identificar você ou sua empresa no mundo virtual. A partir do momento que você tem o seu site registrado, você passa a ser encontrado. Ou seja, é fundamental para seu negócio! Seu nome de domínio é igualmente importante, já que é a primeira impressão que seu público terá. Os domínios precisam tem uma extensão - o sufixo que fica à direita do nome - que pode ser .com, .com.br e muitos outros, como .tech, .mba, .store, .press e etc dependendo do seu ramo de negócio. Existem dois tipos, o Generic Top-Level Domain (gTLD), que ajudam na representação da sua marca; e o Country Code Top-Level Domain (ccTLD), que representam o código de um determinado país.

Domínio não é hospedagem!

Vale começar explicando que domínio não é hospedagem, então cuidado para diferenciar. Enquanto o domínio corresponde ao nome da sua empresa, a hospedagem é como se fosse o ponto comercial onde ela estará, uma espécie de “espaço virtual” onde os conteúdos de uma página são armazenados e podem ser pagos ou não - isso vai depender das suas necessidades.   LEIA MAIS O que é marca registrada? Como isso influencia minha estratégia de marketing? Renato Aragão aderiu ao Unboxing, a estratégia certeira de marketing Por que materiais de apresentação e brindes são importantes na estratégia de marketing?  

Como contratar um domínio

A contratação de um domínio é um processo relativamente simples. Uma vez que a disponibilidade do domínio é verificada (sugerimos o registro.br), você poderá registrar seu domínio preenchendo um cadastro e realizando o pagamento por ele (que custa cerca de R$30 com um adicional do mesmo valor por ano de uso do registro). Após seu cadastro pessoal, você precisa registrar o domínio preenchendo o cadastro e informando seu CNPJ, entre outras informações. Nesse momento será preciso informar o DNS do servidor em que seu site está hospedado, mas não se preocupe, você pode fazer tudo isso no próprio site que sugerimos. ;)   Simples, não é? Vale a pena ter esse cuidado com a sua marca!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54