Blog

Convites de casamento: como escolher

Alt Text

740x650px-Imagem1

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Para um momento tão marcante na vida de um casal, como é o casamento, tudo é preciso ser bem pensado, planejado e escolhido. Durante a preparação para o grande dia, as preocupações são inúmeras, lista de convidados, buffet, decoração, vestidos... Mas um dos detalhes do casamento é o primeiro com quem os convidados terão contato: o convite! Por isso, o convite tem que representar o casal e também ser uma prévia de como será o casamento. O ideal é que o convite seja entregue cerca de quatro meses antes do grande dia. Essa antecedência serve para que todos os convidados consigam se programar e separar a data, sem marcar nenhum outro compromisso. É muito importante também para convidados que moram distante do local da festa, para que eles consigam agendar suas passagens, hospedagem e transporte.  

Imagem meramente ilustrativa

 

Planejamento do convite de casamento

Para os noivos começarem a pensar sobre o convite do casamento, é preciso já estar com outras informações definidas. A data, local, horário, tipo de festa, número de convidados, traje recomendado e também o estilo do casamento já precisam estar estabelecidos. A partir disso, além de ter as informações que estarão presentes no convite, já é possível pensar em que tipo de modelo combina mais com o casal e com o tipo de cerimônia.

Convites clássicos e tradicionais

Se o seu casamento seguirá um padrão mais tradicional, com uma cerimônia e decoração mais clássicas, é interessante que o convite já passe essa informação para os seus convidados. Escolha elementos românticos, como rendas, flores e arabescos para a ilustração. Prefira também papéis em clores claras, com uma gramatura alta, para garantir a elegância. A tipologia que mais combina com esse estilo é a manuscrita, que pode inclusive ser impressa metalizada ou com detalhe em relevo. Os convites clássicos costumam acompanhar um envelope de embrulho, o próprio convite dentro e um cartão com informações adicionais, como, por exemplo, sugestão de traje, lista de presentes ou mapa do local.

Convites modernos

Para quem não terá uma cerimônia tão tradicional, ou então para quem quer algo mais jovial e inovador, o convite pode ser mais colorido e brincar com tipologias diferentes. O bacana dos convites coloridos é que você já pode fazê-lo na mesma paleta de cores que será a decoração do grande dia. Essa é uma ótima maneira de já estabelecer a personalidade do seu casamento! Nesse tipo de convite, estampas geométricas ou ilustrações aquareladas são muito bem-vindas. Também é possível ousar no tamanho da fonte, deixando tudo com um clima mais descontraído e moderno.

Convites com fotos

O que pode falar mais sobre os noivos do que uma bela imagem do casal? Os convites com fotos são bem versáteis, pois a escolha da imagem definirá se o convite será mais clássico, vintage ou informal. Uma boa ideia é fazer uma sessão de fotos, com um fotógrafo profissional, em algum local que faça parte da história do casal. Depois, é só escolher a melhor foto para ilustrar o convite. A foto pode ocupar todo o espaço do convite, com as informações escritas por cima, em locais estratégicos para garantir a legibilidade; ou então separadamente das informações. Ainda seguindo essa ideia da representação do casal, uma boa ilustração, feita por um desenhista ou artista plástico, também pode ser uma ideia bem original!

Convite passaporte

Os "Destination Weddings", ou seja, aqueles que são feitos em outro lugar que não a cidade dos noivos, estão cada vez mais comuns. Seja na praia, no campo, ou até mesmo, em outro país, não há melhor forma de deixar seus convidados no clima do casamento já deixando isso bem evidente no convite. Dê destaque para isso através de ilustrações do local, uso de símbolos relacionados ou fotos. Outra boa ideia é brincar com a ideia de viagem e fazer do próprio convite um bilhete de viagem! Com nome dos passageiros, local e data, essa é uma opção muito descontraída e que com certeza será lembrada pela originalidade.

Informações que precisam estar no convite de casamento

Nome dos noivos, data, hora e local são essenciais, mas outras informações também são bem importantes. Se o casal optou por criar um site para o casamento, o endereço eletrônico precisa estar citado no convite. Um mapa anexo também é bem interessante caso o local seja de difícil acesso e o pedido de confirmação de presença, conhecido como RSVP, ajuda muito no planejamento do evento. Lembre-se: O convite é o começo da comemoração! Por isso, procure ideias e referências que tenham a ver com o casal para que a escolha seja bem acertada! O Pinterest é uma ótima fonte de ideias super criativas, navegue por lá! Para finalizar, não adianta se preocupar com a ideia, conceito e layout do convite e não imprimi-lo em uma gráfica de qualidade. Conheça a Printi e faça um orçamento online do seu convite de casamento! Gostou das ideias de convite? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54