Blog

As curiosidades do design gráfico

A área do design gráfico é tão ampla, tão cheia de peculiaridades, que há muito a se descobrir sobre ela. Separamos algumas curiosidades que contemplam as áreas de tipografia, criação, indústria e edição de imagens. Confira!

Deutscher Werkbund

Alt Text

Os tipos de Geoffroy Tory

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A área do design gráfico é tão ampla, tão cheia de peculiaridades, que há muito a se descobrir sobre ela. Separamos algumas curiosidades que contemplam as áreas de tipografia, criação, indústria e edição de imagens. Confira! Deutscher Werkbund A Deutscher Werkbund (Federação Alemã do Trabalho) constituiu em um grupo de designers, arquitetos, empresários, artistas e políticos que buscavam a reconciliação da arte com a indústria alemã, pois acreditavam que as partes deveriam andar juntas. Para isso, promoviam encontros e exposições onde discutiam politicas que poderiam melhorar e promover essa relação, medidas econômicas e novos conceitos estéticos padronizados, porém que preservassem a individualidade artística. Para alguns, este grupo fundado em 1907, em Munique, marca o começo da história do design. O corpo e o tipo “A origem das palavras está nos gestos do corpo. As primeiras fontes foram modeladas sobre as forma da caligrafia. No entanto, elas não são gestos corporais, mas imagens manufaturadas para repetição infinita”; Ellen Lupton, Pensar com Tipos. Essa relação do corpo, da escrita caligráfica com os tipos, foi muito forte durante o Humanismo. Geoffroy Tory, humanista francês, refletia os ideais humanistas em seus tipos, assim como o corpo humano ideal.

Os tipos de Geoffroy Tory

Origem da caixa alta e caixa baixa Os termos caixa alta (letras maiúsculas) e caixa baixa (letras minúsculas), usados até hoje, datam da época em que era preciso formar palavra por palavra com pequeno quadrado de chumbo e prensá-los no papel a ser impresso. Imagine quanto tempo demorava a escrever um pequeno parágrafo como este! Para facilitar o trabalho demorado e repetitivo do profissional, os caracteres mais usados (minúsculas, algarismos, espaço e pontuação) ficavam mais próximos, na parte mais baixa e acessível do espaço onde ficavam as caixas com tipos. Os caracteres menos usados (maiúsculas), por sua vez, ficavam na parte mais alta.

Gaveta de tipos

Ataque forjado? O governo da Coréia do Norte vem fazendo ameaças e vídeos polêmicos, Mas parece que andaram exagerando mesmo foi no Photoshop. Em imagens divulgadas mês passado, de um possível desembarque militar em uma praia, lanchas aparecem clonadas e repetidas (algumas até mesmo transparentes!); soldados com aparência duvidosa (que mais parecem fantasmas), e aves estáticas perante grandes ondas, centenas de homens e lanchas barulhentas. Parece que alguém está tentado impressionar!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54