Blog

Dia Internacional da Mulher é uma data para brindes?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Dia Internacional da Mulher | Imagem: Printi

Dia 8 de março é uma data para relembrar a contínua luta feminina na busca pela igualdade de gênero. Muitas empresas presenteiam suas funcionárias como forma de apoiar a causa. Mas será que qualquer brinde cabe no Dia Internacional da Mulher?

Antes de mais nada, vamos entender o que esse dia representa

Mulheres apoiam mulheres | Imagem: iStock

A data que hoje é símbolo da luta feminina tem raízes mais profundas do que você imagina. Em uma breve visita ao passado, vamos entender melhor a representatividade por trás do dia 8 de março.

No final do século XIX e início do século XX, os movimentos de operários em busca da redução na jornada de trabalho tomavam vários países europeus e grande parte dos Estados Unidos. Entre os grupos protestantes, as mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho.

O dia 25 de março de 1911 foi determinante na história da marcha feminina, marcado pela morte de 123 trabalhadoras - que tinham uma jornada de trabalho de 14 horas - em um incêndio ocorrido na fábrica têxtil americana Triangle Shirtwaist.

A tragédia serviu como um alerta para as outras mulheres, que a partir daí cansaram de ser submissas e deram as mãos para implementar a igualdade de gênero dentro de uma sociedade patriarcal.

Hoje, a memória dessa luta é relembrada no dia 8 de março como referência a uma greve das operárias têxteis de São Petersburgo - localizado na Rússia - ocorrida no mesmo dia no ano de 1917 - sim, ao mesmo tempo em que estourava a Primeira Guerra Mundial.

Vale considerar que há registros de mulheres guerreiras que antecederam essas ocorrências - como Joana D'Arc - e foram queimadas vivas como forma de punição por mostrarem sua força.

*Conheça a história mais a fundo por meio da BBC News.

Agora que a gente já tem um contexto histórico, vamos voltar para a ideia do presente

Primeiramente, é preciso levar em conta que a data não é necessariamente comemorada, afinal, ainda há muito a ser conquistado para chegarmos à equidade de gênero. Por isso, será que a melhor forma de destacar esse dia é presenteando?

Algumas pessoas acreditam que sim - e de fato, não há uma resposta certa. Para quem deseja destacar a data com algo palpável, nós separamos algumas ideias.

Aqui vão algumas dicas:

1. O que NÃO dar:

Lembre-se do contexto da data. Não é aceitável colocar a mulher no papel do qual ela luta tanto para sair "a pessoa que cozinha, costura e vai ao salão de beleza". Vale-unha? Panelas? "Meninos vestem azul e meninas vestem rosa"? Nem pensar!

2. O que pode cair bem:

Pra começar, o lugar da mulher é onde ela quiser!

Planner personalizado Dia Internacional da Mulher | Imagem: Printi
  • Com um toque de personalização, bottons podem simbolizar a luta feminina e disseminar a causa. Isso significa que é um item para toda a empresa e não algo voltado para mulheres - talvez uma estratégia que vá melhor ao encontro da luta simbolizada nesse mês.
Botton personalizado Dia Internacional da Mulher | Imagem: Printi
  • Como não amar canecas?! Aquele cafezinho indispensável de cada dia pode recarregar a bateria da mulher que acorda todo dia com uma nova luta para enfrentar.
Caneca personalizada Dia Internacional da Mulher | Imagem: Printi

3. Outra boa ideia:

Pode ser incrível uma dinâmica para destacar as trajetórias de mulheres da sua empresa - contar a história delas e deixar que elas mesmas digam o que almejam em alto e bom som!

Mulheres empreendedoras? Temos!

Aqui no Blog da Printi fazemos questão de exaltar o poder feminino. Por isso, separamos algumas mulheres fortes para te inspirar a desenvolver a empreendedora que existe em você!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54