Blog

Dia Mundial da Fotografia: 5 dicas básicas para tirar fotos

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Dia Mundial da Fotografia | Imagem: iStock

Hoje é uma data muito especial para quem ama a arte de registrar momentos: o Dia Mundial da Fotografia. Mas você conhece o peso histórico dessa celebração? O Blog da Printi te conta! E tem mais: para dar um up nos seus registros, conversamos com a fotógrafa Mirella Modina, que deu 5 dicas básicas para você tirar as melhores fotos e montar seu quadro no Decora Printi.

Por que em 19 de agosto?

Daguerreótipo | Imagem: iStock

Em 19 de agosto de 1839 na Academia de Ciências da França, em Paris, o cientista François Arago levava a público o Daguerreótipo - um aparelho fotográfico primitivo desenvolvido pelo pintor e cenógrafo francês Louis Jacques Mandé Daguerre e seu parceiro Nicéphore Niépce -, anunciando que a França havia adquirido a patente do primeiro processo fotográfico. O protótipo de câmera logo se tornou popular no mundo todo, um primeiro grande passo na história da fotografia que é relembrado anualmente.

Para maiores informações, acesse o Blog Epics.

Vamos às dicas!

Já imaginou como as coisas seriam sem essa invenção? O fato é que ela está aí - mais tecnológica do que nunca - e pronta para ser explorada! Por isso, pegue seu celular, escolha o cenário, aponte a câmera e se ligue nessas dicas exclusivas que a Mirella organizou especialmente para você:

1 - Celular de ponta cabeça

Enfatize seu objeto fotográfico de forma criativa | Imagem: Mirella Modina

Quando seu objeto fotográfico - o foco principal - estiver inclinado para a parte inferior do enquadramento, vire o celular de ponta cabeça. Dessa forma, você poderá dar ênfase ao principal sem deixar de valorizar o restante do cenário.

2 - Explorando os extremos

Explore os extremos do enquadramento | Imagem: Mirella Modina

Sabe quando a paisagem é muito bonita, mas o chão não é tão agradável a ponto de aparecer no registro? Então, é muito importante sempre lembrar de enfatizar o extremo superior - a parte de cima da foto -, assim, o céu ficará em destaque.

3 - Fique atento aos cortes

Cortes ideais para fotos | Imagem: Reprodução/ TecMundo

Ao fotografar pessoas, é preciso estar atento ao enquadramento para não cortar partes do corpo de forma inadequada. Na imagem acima, estão indicados os lugares recomendados para fazer um corte/ enquadramento.

4 - Foco em retratos

Foco em rosto | Imagem: Mirella Modina

Outro ponto muito importante, principalmente quando o objetivo ira em torno de evidenciar rostos, é assegurar que o foco esteja sempre nos olhos, nariz e boca. Ou seja, caso não seja uma foto com outro conceito, é necessário manter foco por completo na face.

5 - Nitidez em redes sociais

Como ajustar a nitidez | Imagem: Reprodução/ Instagram

Apesar do Instagram ser uma mídia voltada para fotografias e vídeos, muitas vezes a própria plataforma faz com que a qualidade das fotos caiam. Via de regra, imagens enviadas pelo WhatsApp sempre perderão a qualidade e quanto mais você reenviar, mais ficará com baixa nitidez. Ou seja, evite. Já no próprio Instagram, é interessante explorar suas configurações para aumentar a nitidez, mas sem exagerar.

Decora Printi

Fotógrafa Mirella Modina | Imagem: Acervo pessoal

Seguindo as dicas da Mirella não tem jeito, sua fotografia merece ser impressa! Com o Decora Printi você pode montar sua arte de forma exclusiva, você só precisa imaginar. A plataforma oferece uma variedade de molduras e tamanhos para quadros e telas decorativas capazes de transformar qualquer ambiente.

Ah! Utilizando o cupom DECORABLOG você ganha 5% de desconto na primeira compra no Decora Printi. Aproveite para comemorar o Dia Mundial da Fotografia equadrando sua foto preferida!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54