Blog

Dia Nacional do Gráfico [Infográfico]

Métodos e formas de impressão existem há séculos. Por isso, o profissional do setor gráfico atua há muitos anos no mercado e é uma das profissões mais antigas.

Muitas pessoas não sabem, mas o gráfico deu início a diversas profissões, como o arte-finalista, o designer gráfico, o videografista e outros que atuam em etapas de pré-impressão, impressão e acabamento.

A Printi se orgulha imensamente em fazer parte desse setor e contar com uma equipe de gráficos tão brilhante e dedicada.

Alt Text

Veja a história da evolução do setor gráfico

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A história impressa | Imagem: Printi

Métodos e formas de impressão existem há séculos. Por isso, o profissional do ramo gráfico atua há muitos anos no mercado e é uma das profissões mais antigas. A Printi se orgulha imensamente em fazer parte desse setor e contar com uma equipe de gráficos tão brilhante e dedicada. Para comemorar esta data tão importante para a nossa área, preparamos um infográfico explicando a evolução do mercado gráfico, incluindo o papel da Printi nesse processo. Além disso, conheça a história dos Printers e especialistas Jardel Ribeiro, Diego Vaz e Selma Maria.

Uma revolução tecnológica

A prensa de papel foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg, por volta de 1455. Isso possibilitou que um trabalho, antes realizado manualmente, pudesse ser feito através de máquinas. A partir daí, notícias, livros e sonhos se tornaram palpáveis. Mas é claro que a tecnologia não é nada sem as pessoas.

Muita gente não sabe, mas o gráfico deu início a diversas profissões, como o arte-finalista, o designer gráfico, o videografista e outros que atuam em etapas de pré-impressão, impressão e acabamento. Por isso o Dia do Gráfico precisa - e merece - ser celebrado!

Conheça um pouco mais sobre como essa história foi impressa – e continua sendo pela Printi:

A evolução do mercado gráfico | Imagem: Printi

O orgulho de ser gráfico

O orgulho pela profissão é comum entre os nossos Printers. Confira os depoimentos do Jardel Ribeiro, Diego Vaz e Selma Maria.

Jardel Ribeiro, 40 anos, é Coordenador de Manutenção e trabalha na Printi a 3 anos

O profissional gráfico lida essencialmente com algo subjetivo que é a percepção da arte pelo indivíduo, seja ela através da comunicação visual, numa tela em canvas ou mesmo numa publicação editorial ou promocional, que provoca em cada ser humano o despertar pelo novo, trazendo experiências únicas e transformando a percepção que temos de nosso mundo. Isso é motivo de muito orgulho pela minha profissão!

Nessa trajetória de gráfico um marco foi a mudança para a área de manutenção, quando comecei minha jornada na Printi. Desde então, venho num processo de aprendizado e desenvolvimento contínuo.

Diego Vaz, 39 anos, é Coordenador de Qualidade, Desenvolvimento e Inovação e trabalha na Printi a 4 anos

Nessa profissão temos a oportunidade de concretizar projetos pessoais de nossos clientes e ainda dar cor às ideias, isso é o que mais me orgulha em ser um gráfico.

De todas as recordações em quatro anos de Printi, destaco quando comecei na empresa e vi que era possível unir tecnologia e inteligência artificial com impressão de produtos gráficos, poder participar e fazer parte dessa revolução, uma nova forma de produzir, ainda me marca muito, juntando métodos convencionais com tecnologia de ponta.

Selma Maria, 36 anos, é Supervisora de Operações e trabalha na Printi a 4 anos

Eu tenho muito orgulho de atuar nesta área, pois, de certa forma, fazemos parte da vida de milhares de pessoas. Colorimos muitas vidas e como num piscar de mágica, produzimos sonhos e entregamos realidade!

Um momento muito marcante para mim foi quando tive a oportunidade de fazer o curso de operador de empilhadeira. Pode parecer algo tolo, mas para quem trabalha em uma área ainda predominantemente masculina foi maravilhoso. Para se ter ideia, tinham 18 homens e apenas eu de mulher no curso. Graças a Deus, a participação de mulheres na logística ganhou mais notoriedade nos últimos anos.

[Post de 08/02/2022 atualizado em 07/02/2023]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54