Blog

Dicas para seu home office ser eficiente e confortável

Alt Text

Home office illustration

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Se você está trabalhando de casa, lembre-se que o home office precisa ser eficiente e confortável. Além disso, tenha mais duas coisa em mente: primeiro, que você é uma parcela sortuda da população; segundo, que você precisa adotar algumas práticas que vão te ajudar nesse momento em que a forma de trabalhar muda em tantos aspectos.

Espaço de trabalho, estúdio, Home Office com computador.
Espaço Home Office (Imagem: iStock)

Organização é fundamental no home office

Para trabalhar de casa, a organização precisa ser redobrada. Afinal, há muitas distrações ao redor e a sensação de conforto pode acabar te deixando "muito livre" para se esparramar no sofá, fazer carinho nos bichos de estimação e perder o foco.

Por isso, a primeira dica é ter organização te tarefas, de espaço e de tempo. Para começar, uma boa ideia para entrar no clima de trabalho é levantar, tomar café da manhã e se trocar.

Homem trabalhando Home Office, mesa com computador, bicicleta.
Trabalhando Home Office (Imagem: iStock)

Às vezes o segredo da produtividade no trabalho pode estar em atitudes simples, como a arrumação do ambiente. Retire da mesa algumas coisas que podem atrapalhar, como o celular (se for possível) e elimine toda bagunça. Arrume as poucas coisas que você precisa ter sempre à mão e lembre-se de deixar à mão as ferramentas que você usa bastante para não perder tempo procurando.

Metodologias de trabalho

Além disso, você pode utilizar algumas metodologias de trabalho para te ajudar a manter a produtividade. Sugerimos duas:

  • Método Tríade > Este método defende a ideia de que precisamos dividir o tempo em três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais. Essa ferramenta ajudará a gerenciar o tempo da melhor forma já que essa divisão fará com que você consiga aprender a manter um equilíbrio e não deixar de lado coisas consideradas menos importantes.

  • Técnica Pomodoro > A Técnica Pomodoro é bem interessante para evitar a procrastinação e é boa para quem precisa de uma ajudinha pra se concentrar. É bem simples: faça uma lista com as tarefas que estão pendentes e programe um cronômetro para despertar em 25 minutos. Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos. Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos) e a cada quatro ciclos, faça uma pausa de 30 minutos.

Ferramentas para home office

Quem for trabalhar de casa eventualmente precisará de algumas ferramentas para home office, seja para fazer uma reunião por vídeo, por exemplo, ou reunir informações de um projeto. Nessa frente, muitas empresas de tecnologia, incluindo o próprio Google, estão dando exemplo de cidadania e liberando alguns serviços que podem ajudar que está trabalhando de casa.

  • Deixe seu home office com cara de profissional! Existem diversos itens que podem ser usados em casa para tirar aquela cara de pijama e deixar com cara de escritório.
  • O acesso aos recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet a todos os clientes do G Suite e G Suite for Education está liberado gratuitamente até 1º de julho em todo o mundo ;
  • Alguns programas podem ajudar a deixar o time na mesma página, compartilhar metas, projetos e tarefas, como o Slack, Trello e Asana;
  • Para fazer chamadas de vídeo, individualmente é possível usar o próprio recurso do Whatsapp, mas em equipe você tem outras alternativas melhores, como Skype, Hangout, Appear.in, Zoom;
  • Para compartilhar documentos, uma alternativa simples é o Google Docs, One Drive ou o Dropbox.

Lembre-se de que a escolha da ferramenta deve ser ajustada com toda a equipe, incluindo o gestor. E colabore sempre! Pergunte aos colegas do seu time ou de outros times da sua empresa se existe algo em que você possa ajudar.

Que tal deixar seu home office com cara de profissa?! Alguns produtos podem deixar seu escritório em casa com cara de profissional! Personalize itens e envie para seus colaboradores em casa.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54