Blog

É possível desenvolver a criatividade? Veja algumas estratégias

Um assunto indispensável e comum entre designers é ter a criatividade como aliada, estando acessível e na maior intensidade em todo momento, tendo como habilidade de pensar em ideias e desenvolver conceitos originais. Infelizmente ter a criatividade continuamente pronta a ser utilizada é extremamente árduo, porém, há alguns artifícios e dicas que poderão mostrar-se úteis para que a mesma apareça a qualquer momento.

Tenha sempre um papel e uma caneta

Alt Text

Tenha sempre papel e caneta a mão para anotar suas ideias

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Um assunto indispensável e comum entre designers é ter a criatividade como aliada, estando acessível e na maior intensidade em todo momento, tendo como habilidade de pensar em ideias e desenvolver conceitos originais. Infelizmente ter a criatividade continuamente pronta a ser utilizada é extremamente árduo, porém, há alguns artifícios e dicas que poderão mostrar-se úteis para que a mesma apareça a qualquer momento. Tenha sempre um papel e uma caneta As melhores ideias não desabrocham quando você as procura, elas surgem nos locais e nos momentos mais improváveis. Assim, é extremamente importante que tenha um papel e uma caneta sempre a mão, pois uma vez que as ideais apareçam, precisam ser desenvolvidas e adaptadas do melhor modo. Escreva sua ideia. Não cogite guardar em sua memória e desenvolve-la mais tarde, pois se ocorrer um momento de descontração logo após, você poderá olvidar uma de suas melhores ideias.

Tenha sempre papel e caneta a mão para anotar suas ideias

Compartilhe suas ideias É necessário articular suas ideias com diferentes profissionais para que você possa acrescentar novas informações. Com a socialização da proposta, você poderá obter assistência de profissionais quando não conseguir colocá-las em prática, obtendo um desenvolvimento mais efetivo do projeto.

Compartilhe suas ideias e acrescente novas informações

Pratique algum esporte regularmente Praticar um esporte, fazer uma atividade física ou coisa do gênero, é extremamente necessário. Não apenas para seu corpo, mas também para aflorar a criatividade que está em você e, sem dúvidas, por ser uma ocasião em que se despreza os problemas e motivos que atrapalham seu cotidiano.  Você não praticará esporte apenas para ter uma ideia, porem se ela aparecer tenha em mãos papel e caneta. Pratique-o regularmente, ele te desconecta das redes sociais, sem contar seus benefícios físicos e mentais, como já citado. Desconecte-se para se conectar Você precisa se desconectar do “mundo virtual” e conectar-se a “vida real”. Esse momento em que fica “offline” é essencial para suas ideias surgirem e servirem de estimulo para que você volte motivado ao trabalho, conectando-se. Leitura O intelecto do ser humano está em uma constante busca de significados para experiências da vida e quanto mais absurdos esses conhecimentos, mais exercício os neurônios terão para compreendê-los.

Leia para manter-se atualizado

Defina sua lista de tarefas Ter uma lista de tarefas organizada é um bom principio, compõe a organização da pessoa enquanto profissional e é considerada uma ferramenta de trabalho.  Atualmente, com a tecnologia à nossa disposição, ter uma lista de obrigações digital é uma boa alternativa, assim você poderá acessá-la de onde estiver e, até mesmo, ler e responder e-mails de clientes com mais facilidade e rapidez. Esteja atento Estar atento em tudo que está ao seu redor é bom para sua vida. Podemos adequá-lo à nossa criatividade observando a sociedade em que vivemos que nos fornece um amplo material visual e, de forma consciente ou inconsciente, observa e estuda aquilo que o circunda. Assim, estar concentrado de forma consciente é considerado uma ferramenta de trabalho, pois você coletará informações que mais tarde serão utilizadas a favor da sua criatividade e facilitará seu trabalho. Diversifique Fazer diversas vezes o mesmo trabalho ou o mesmo projeto é desgastante, além de se tornar experiente em apenas uma área e se algum dia tiver que realizar atividades de outro departamento, não terá conhecimento suficiente. Sendo assim, é essencial diversificar, pois irá permitir que você se torne um profissional melhor e que tenha mais criatividade.

Diversifique seus conhecimentos

Faça pausas e descanse  Manter a concentração continua é extremamente difícil e fazer pausas durante o trabalho faz com que o dia seja mais produtivo. Já o descanso é tão importante quanto realizar suas obrigações e por isso, você deve descansar para que esteja disposto a trabalhar sempre que preciso. Empenhar-se nas atividades cansado trará problemas para sua criatividade e produção. Não deixe de aprender Aprendendo, você agrega à sua cultura e adquire ferramentas. Uma boa forma de aprender é através de livros, pesquisas e até mesmo e-books. Não se deixe abater Como todos os profissionais, você falhará, perderá clientes e terá sua auto-confiança abalada. Nesses casos, é necessário que o designer saiba lidar com a situação e não se deixar abater.

Diversifique seu conhecimento e não desanime

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54