Blog

Entrevista com a artista Jess Vieira [Curadoria de Projetos de Design] #6

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Nascida em Gama, no Distrito Federal, a artista Jess Vieira mora em São Paulo, onde hoje produz e vende sua arte por todo país. Ela pinta e também faz poesia, se descrevendo como brincante de palavras e cores.

artista jess vieira
Artista Jess Vieira Imagem: Reprodução/Instagram

Talento vem desde cedo

"Quando eu era criança gostava de ampliar os desenhos dos meus livros com tinta guache", conta Jess, que hoje trocou esse material por aquarela em alguns de seus trabalhos. "Sempre gostei de fazer coisas que fossem manuais, sempre estava costurando com minha avó, cortando algum pano que eu não podia, inventando coisas no quintal", comenta a artista. Aparentemente o talento surgiu cedo.

Além do desenho: a escrita

Jess mistura um pouco de poesia em seus trabalhos de desenho e às vezes troca os pincéis pela caneta. Com temáticas semelhantes a de seus trabalhos com as tintas, ela fala de empoderamento, autocuidado e amor. "Sempre escrevi muito e li muito. De alguma forma a arte sempre esteve comigo". 

arte feita com aquarela ficar em casa é cuidar desse lar chamado eu
Jess mistura cores e palavras em alguns trabalhos (Imagem: Reprodução/Instagram)

A arte como trabalho

imagem de mulher negra com raízes que se transformam em uma flor
Jess emana criatividade e simbolismo em suas pinturas (Imagem: Reprodução/Instagram)

Trabalhar com arte nunca é fácil e muitas vezes começa sem querer. Foi o caso de Jess, que desenhava e publicava o que fazia, até que os amigos começaram a incentivar que ela produzisse sua arte como trabalho. "Eu comecei a postar as coisas que desenhava e meus amigos me incentivaram a fazer encomendas de retratos. Aos poucos eu ampliei vendendo desenhos que não obrigatoriamente eram encomendas", fala sobre seu início como artista. "Foi muito fluído, mas sempre me dediquei a ampliar de maneira que me sentisse confortável. Sem perder minha essência", completa. 

Essa é a segunda artista do nosso projeto #PrintiIndica no Instagram. Siga a Printi e a Jess Vieira por lá e se mantenha atualizado e inspirado por talentos de arte e design que selecionamos também com o intuito de dar visibilidade a profissionais que possuem um trabalho verdadeiramente relacionado com o que é feito na Printi.

Mesmo bastante jovem, Jess tem muito claro o caminho que deseja perseguir. "Acho que a arte é um reflexo do que somos, muitas pessoas podem se encontrar como artistas: escrevendo, desenhando, fazendo algo que suas mãos peçam, mas além disso, entendendo que cada expressão que temos é parte de nosso inconsciente e a arte é apoio para isso se manifestar e a gente evoluir nesse caminhar", diz. 

Aplicação da arte

E se você acha que a parceria com a Printi começou agora, está enganado! Antes mesmo dessa entrevista, ela já fazia canecas e camisetas de prints com a sua arte.

Que tal conhecer mais do trabalho dela? Siga a Printi no Instagram e acompanhe o #PrintiIndica por lá!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54