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Estratégias de vendas para novos empreendedores [Começando meu negócio do zero] #6

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Estratégias de vendas para sua empresa | Imagem: iStock

A pandemia impulsionou a busca pela própria estabilidade financeira de forma independente. Por isso, na série "começando meu negócio do zero" de hoje, elencamos as melhores estratégias de vendas para novos empreendedores. Contamos com a parceria da Kate Fregonesi, Supervisora Comercial da Printi na área de Hunters, e do Landes Junior, Coordenador do time de Farmers e Key Accounts também da Printi.

A importância de traçar estratégias de vendas

Trace estratégias e atinja seus objetivos | Imagem: iStock

A jornada da consolidação de marca trata de um processo contínuo que exige muita atenção e cuidado. "Tão importante quanto alcançar o objetivo, é entender o caminho a percorrer. A estratégia de vendas impulsiona, e, com sua clareza, direciona ao ato de atingir os objetivos da empresa. Uma estratégia bem definida e percorrida, faz a empresa vender mais e melhor", destaca Kate. "Também é importante termos a visão do caminho a percorrer para saber até onde podemos chegar ou o que podemos agregar com tais estratégias traçadas", complementa Landes.

Como realizar um bom planejamento?

Aprenda a realizar um bom planejamento | Imagem: iStock

O planejamento de vendas é uma ferramenta que auxilia no ganho de eficiência do time e que une várias etapas dentro de um único processo. Esse conceito também projeta uma boa prática. "Para realizar um bom planejamento, é necessário olhar para dentro e fora da empresa. De fora, o objetivo é enxergar o potencial de mercado para o produto ou serviço em questão. Com essa informação, e agora olhando para dentro, são estabelecidas as metas de vendas, a escolha da estratégia de vendas adequada para o mercado alvo, criação de campanhas de vendas e táticas de vendas para o time. É necessário também estabelecer métricas precisas e claras, bem como acompanhar o desempenho periodicamente", descreve a Supervisora Comercial.

Sendo assim, o Landes destaca três principais elementos para análise: metas, estratégias e prazos. Esse é o momento em que devem surgir as mais diversas dúvidas sobre como isso pode impactar na sua marca. Por isso, selecionamos pontos indispensáveis que você precisa saber sobre o que pode influenciar na hora um bom planejamento.

1. Comunicação é essencial

  • Na venda consultiva, é possível encontrar diversos elementos importantes, por exemplo: ouvir o cliente, fazer as perguntas-chave, entender as expectativas, quais as suas dores e as necessidades. Com isso, é possível identificar a solução que melhor lhe atenda. Esse processo de vendas, contribui na construção de uma relação de parceria, o famoso ganha, ganha;
  • Ter conhecimento do negócio do cliente e o quanto o produto vendido pode agregar ao negócio dele diz muito sobre a preocupação da sua empresa em não apenas atendê-lo, mas fidelizá-lo.

2. Mantenha contato ativo

  • Ter contato ativo traz eficiência ao processo, seja para um novo cliente ou para a manutenção da carteira. O contato com foco em venda consultiva, gera uma relação de parceria em que o relacionamento é estreitado;
  • Além disso, é extremamente relevante entrar em contato com o cliente com frequência para que no momento em que houver uma oportunidade de venda, seu nome seja lembrado. "Quem é visto, sempre será lembrado".

3. Apresente as vantagens do seu produto

  • A princípio, conheça o negócio e as dores do seu cliente e saiba o quanto o produto vendido pode agregar ao negócio ou a ação por ele planejada;
  • Avalie minuciosamente se o produto vendido pode realmente sanar a dor do cliente, seja por redução de custos ou entrega de uma qualidade não concedida pelo atual fornecedor do cliente;
  • Entenda quais são as necessidades do cliente e em que momento se encontra, não adianta ter um produto excelente se ele não faz sentido para o negócio, momento ou segmento do cliente. Quando identificado que faz sentido, a melhor forma de apresentar as vantagens é usando cases de sucesso, se possível do mesmo segmento, agregando sempre valor ao produto, e mostrando os benefícios dos quais ele possa obter, isso inclui otimização de processo/ redução de custos.

4. Os canais de comunicação são seus aliados

  • Toda divulgação em mídias e redes sociais trazem visibilidade e fortalecem a marca no mercado, gerando mais probabilidade e credibilidade desde a prospecção até a conversão da venda;
  • Os canais de comunicação são aliados no dia a dia e com a quantidade de canais que temos à disposição, seja para o compartilhamento de alguma informação ou a realização de uma venda, ajuda muito na comunicação direta com os clientes, também considerando que estão cada vez mais presentes na avaliação dos consumidores, afinal, quem nunca entrou na rede social de uma empresa antes de fechar sua primeira venda para conhecer melhor a reputação, seja de preço ou qualidade do serviço, não é mesmo?

Pós-venda

Invista no pós-venda | Imagem: iStock

Feitas as observações, chegamos ao famoso pós-venda , uma preocupação que nem todas as empresas têm, mas que faz muita diferença. "É extremamente importante para a marca, além de contribuir na fidelização do cliente, garante que a experiência de compra seja um sucesso do início ao fim", confere Kate.

Essa área é responsável por firmar a finalização de uma venda e manter o relacionamento ativo. "A área de pós-vendas é essencial e a mais importante em um processo de vendas, afinal é a última etapa da jornada e se não for exercido com qualidade, podemos perder todo trabalho realizado para consumar a venda", conclui Landes.

E tem mais!

A série "Começando meu negócio do zero" foi criada com o objetivo de te ajudar a evoluir dentro do mercado empreendedor. Portanto, além desse conteúdo, você também pode acessar:

Publicado em 18/04/2024

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