Blog

Fim de 2021: o que aprendemos neste ano desafiador?

Alt Text

Event,Planner,Timetable,Agenda,Plan,On,Schedule,Event.,Business,Woman

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Com doses de esperança, avançamos muitos passos rumo ao fim da pandemia | Imagem: Shutterstock

Como foi o ano de 2021 para você? Após um 2020 que entrou para história como um choque mundial pelo início da Pandemia de Covid-19, 2021 veio como uma forma de readaptação, perdas e, por fim, com uma dose de esperança. Com mais de 614 mil vidas brasileiras perdidas, é impossível dizer que continuamos os mesmos. Diante de um tempo tão desafiador, vale a pena a reflexão de coisas que aprendemos, questões que se tornaram prioridades e até as expectativas para os próximos anos - que com certeza são diferentes em relação aos anos anteriores. Acompanhe agora uma lista de mudanças que valem a pena destacar nesse fim de ano.

1. Planos são mutáveis

É possível se reorganizar diante de um cenário de crise | Imagem: Shutterstock

Um dos maiores impactos diante da pandemia foi a frustração de inúmeros planos. Permanecer em casa se tornou uma questão de empatia e responsabilidade e, por isso, “recalcular a rota” passou a ser comum diante do cenário. Com eventos cancelados, trabalho, estudo e até consultas médicas à distância, tivemos que readaptar a rotina, a convivência e, especialmente, os sonhos.

O nó na garganta pelos planos perdidos, no entanto, aos poucos deu lugar às prioridades do momento. Diferente da total surpresa de 2020, já começamos 2021 lidando com a possibilidade de permanecermos distantes. A partir disso, alinhamos as expectativas e percebemos que os planos podem sim mudar e podemos conviver com isso, afinal a vida não está totalmente sob o nosso controle. Aprendemos a conviver com as reuniões à distância, valorizamos a comunicação por mensagens e, por muito tempo, olhamos a paisagem pela janela.

A lição diante de tantas mudanças? Perdemos a “certeza absoluta” em relação aos compromissos da agenda e deixamos de tratar essa mudança de planos como algo tão sério. O “Plano B” se tornou parte da rotina e, quem sabe, começamos a valorizar um dia de cada vez.

2. Saúde mental deve ser sua prioridade

Tirar um tempo para cuidar de si é fundamental para a sua saúde | Imagem: Shutterstock

Nesses dois últimos anos também tivemos tempo para rever algumas prioridades. O tempo que permanecemos sozinhos nos fez “olhar para o nosso interior” e perceber o quanto temos cuidado de nós, da nossa saúde e dos nossos sentimentos. Talvez, após ser obrigado a permanecer parado por certo tempo, você tenha se feito a pergunta “Pra quê eu corri tanto?” e esse é um questionamento que precisamos manter. Realmente vale a pena atropelar seus horários, deixar de lado a vida pessoal e buscar continuamente render como uma máquina? Como você quer se sentir no lugar que tanto busca estar? Sua saúde e bem-estar podem ser sacrificados por uma rotina excessivamente desgastante?

Controlar os excessos é um dos maiores passos para cuidar da sua saúde mental. A ansiedade e diversos problemas psicológicos se tornaram pauta, já que convivendo 100% do tempo com nós mesmos, eles não poderiam passar despercebidos. Esse período de autoconhecimento nos serviu como um alerta sobre a importância do autocuidado. Busque manter uma rotina saudável, tire um tempo para você e o principal: busque ajuda profissional, caso sinta a necessidade. Permaneça cuidando de você e se trate como prioridade!

3. Resiliência se tornou indispensável

A capacidade de nos adaptarmos diante das situações adversas foi essencial para chegarmos até aqui | Imagem: Shutterstock

Após entender que os planos mudam e viver um período constante de autoconhecimento, também percebemos a necessidade de nos reinventarmos. Quando as situações saem do nosso controle, a resiliência precisa entrar em ação. Resiliência é uma capacidade que está diretamente relacionada a se adaptar e ser flexível em meio a situações adversas. Isso vale para a vida pessoal, mas é uma habilidade indispensável em assuntos profissionais.

Com a quarentena, diversos negócios presenciais fecharam as portas e profissionais autônomos precisaram parar de trabalhar temporariamente. A solução? Uma adaptação para o virtual. Nesse período, vimos diversos artistas fazendo apresentações online, programas de TV sendo reprisados e negócios migrando para o ambiente digital. Essas mudanças foram fundamentais para esse período e acabaram mudando a nossa forma de consumir produtos, serviços e informações. Grandes empresas passaram a repensar a necessidade do trabalho presencial e muitos “prós e contras” foram avaliados desde então. O mesmo vale para alguns profissionais, que encontraram no home office um modelo de vida mais saudável e até mais produtivo.

Deste modo, é válido para você que está se organizando para o próximo ano, entender o que faz mais sentido para sua rotina e o quanto algumas mudanças podem ser benéficas. No caso dos empreendedores, vale uma análise do comportamento e necessidades do seu público. Repensar não precisa ser uma tarefa tão assustadora e essa amplitude de possibilidades pode te fazer crescer mais do que você pode imaginar.

4. A empatia nos mantém mais fortes

Compreensão, respeito e cuidado com as necessidades do outro se tornaram ainda mais necessários nesse período | Imagem: Shutterstock

Outro tópico de aprendizado é a importância de termos empatia. Pensar coletivamente, entender as necessidades e dores de outras pessoas norteou muitas ações nos últimos dois anos, como o simples fato de permanecermos em casa. Além disso, o acolhimento e compreensão foram atitudes que fizeram e ainda fazem toda a diferença no dia-a-dia.

Pensando em uma equipe, o quão desafiador foi para um líder manter a motivação de todos? Será que valeria a pena colocar cobranças e resultados antes das necessidades do time? O que os gestores e até a própria equipe aprenderam sobre respeito e cuidado com os sentimentos e com os momentos de introspecção dos colegas? Foi uma missão difícil, que exigiu muita paciência e reflexão. O fato é que a atitude de olhar ao redor antes de olhar para uma meta, fez com que muitas equipes chegassem juntas a objetivos que jamais imaginaram. E o melhor: mais uma vez ficou claro que antes de sermos profissionais, somos humanos - e esse precisa ser o nosso valor principal.

5. O universo online é uma realidade

Diversas atividades precisaram migrar para o virtual e conseguimos ver pontos positivos nessa mudança | Imagem: Shutterstock

Por fim, para quem ainda tinha dúvidas, agora já está claro: o universo online, de fato, é a nossa realidade! O isolamento social nos fez recorrer à tecnologia ainda mais do que estávamos acostumados e, pensando em praticidade e economia, entendemos o quanto ela pode ser uma grande aliada. Nesse sentido, além da possibilidade de fazermos compras online ou resolvermos diversas questões burocráticas - como o agendamento de serviços públicos - à distância, os benefícios do ambiente digital também se estenderam aos novos formatos de trabalho.

Mais um passo para o futuro? Com certeza! Ainda é cedo para arriscar dizer se retrocederemos ou não no convívio social, mas quanto mais estivermos próximos de um modelo de vida mais saudável, melhor. E, claro, a internet pode ser uma grande parceira nisso.

Depois de tantos desafios e aprendizados neste ano, estamos prontos para a chegada de 2022! | Imagem: Shutterstock

E aí? Você também se identifica com esses aprendizados? Sabemos o quanto não foi fácil uma adaptação para o “novo normal” que nos foi imposto. O ano de 2021 de fato foi tão desafiador quanto 2020 e é bom saber que conseguimos chegar até aqui. Essa sensação de “ufa, acabou” está cada vez mais próxima e vale pensar no quanto mudamos e amadurecemos nesse período. Juntos, continuaremos enfrentando a Covid-19 e lembre-se: a vacina salva vidas!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54