Blog

Formatos de papel: para que serve cada um?

Alt Text

Imagem-Blog

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

tamanhos de papel
Conheça os tamanhos de papel e para que serve cada um | Imagem: iStock

Papel A4, A5 ou A6: quem nunca ouviu esses termos e ficou confuso em relação aos formatos de papel? Saber especificar que tamanhos e formatos você quer para um projeto gráfico impresso, pode facilitar muito para que seu pedido fique exatamente da maneira que você imagina.

Nesse post vamos te explicar quais são os tamanhos de papéis e para quais produtos cada um deles é mais indicado. Continue a leitura e entenda as características de cada um!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

História do papel

A necessidade de representar e registrar graficamente as imagens que vivenciamos é uma característica do homem desde os tempos mais antigos.

Talvez tenha sido com a invenção do papel pelos chineses que este material, feito com fibras de origem vegetal, consagrou-se como o principal suporte para esta atividade ao longo da história.

Com o aperfeiçoamento de seu uso, métodos de classificar e tipificar o papel foram criados para auxiliar o homem a lidar melhor com este produto.

Formatos de Papel

Podemos classificar os papéis pela sua cor, gramatura, textura e tamanho, por exemplo. Neste post abordaremos a classificação mais usada pelo público e também pelas empresas que trabalham com processos de impressão offset: a série A do padrão ISO 216.

Série A do padrão ISO 216

tamanho de papéis
Dimensões dos papéis | Imagem: Printi

Essa classificação, que teve seu uso convencionado justamente pela sua adequação e facilidade de entendimento, é baseada na razão √2.

A série A do padrão ISO 216 parte do tamanho de papel A0, com as medidas 1189x841mm.

A partir daí, essa folha de papel é dobrada pela metade em seu lado de maior extensão, resultando na sequência da classificação: A1, com as medidas 841x594mm. O mesmo processo se repete no restante da sequência até o formato A10, com as medidas 37x26mm.

Papel A0

Começando pelo maior tamanho, a folha A0 tem 841x1189mm. Também surgiu recentemente os papéis 2A0 e 4A0, que são variações muito raras.

Esse papel é a escolha perfeita para impressão de grandes cartazes, banners e materiais que merecem um grande destaque, como outdoors por exemplo. Porém na maioria das vezes esse tamanho é feito em impressões múltiplas, sendo duas folhas A1.

Papel A1

Esse formato é geralmente encontrado em gráficas sendo o maior entre os formatos de papel disponíveis, com 594x841mm.

O A1 é usado em geral, para impressão de cartazes, banners e materiais de divulgação. Mas também serve como chapa para aumentar a produtividade e ritmo de impressão, pois comporta mais folhas menores.

Em uma folha A1 cabe uma folha A2, uma A3, uma A4 e duas A5. Assim, dá para realizar a impressão de diversos materiais em uma folha só.

Papel A2

O tamanho A2 possui 420x594mm, metade de um A1. Também é classificado como um papel grande e seu uso é específico para materiais em grande escala.

Por causa do seu tamanho, é possível ter um resultado de boa qualidade em uma impressão, sem necessidade de dividi-la.

Papel A3

O A3 é um formato tem 297x420mm de dimensão e é um papel muito comum em gráficas.

É uma boa escolha para impressão de materiais como certificados e diplomas, quadros, assim como de elementos de divulgação.

Papel A4

Esse é o formato mais utilizado no dia a dia das gráficas e até mesmo dentro de nossa própria casa - o tamanho da conhecida folha sulfite.

As medidas do papel A4 (297x210mm) não são nem muito grandes, nem muito pequenas, o que possibilita seu uso de maneira mais cotidiana.

Nesse tamanho de papel, além da impressão tradicional que fazemos com as impressoras caseiras, é possível confeccionar materiais como cartazes, revistas, catálogos, folders e flyers.

Papel A5

O formato de papel A5 tem as medidas 210x148mm, ou seja, é menor do que seu formato antecessor (A4).

Por isso, ele é utilizado para produtos de dimensões menores, como bloco de notas e convites, por exemplo.

Contudo, também é possível e comum a confecção de flyers e folders nesse formato de papel.

Papel A6

Com as medidas 148x105mm, esse formato de papel é ideal para produtos como o crachá, tags e blocos de nota, por exemplo.

Por ser pequeno e ao mesmo tempo visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço.

Agora que você já conhece os formatos de papel, que tal personalizar seu material na Printi? ?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54