Blog

"Fotos boas são únicas!"[Entrevista Rafael Scarpa, SPlovers]

Alt Text

SPlovers-740x600-px

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Rafael Scarpa é arquiteto e amante de São Paulo e da fotografia. Ele uniu as paixões e criou o @SPlovers, conta no Instagram na qual compartilha imagens da cidade registradas por pessoas que marcam sua conta.

O @SPlovers cresceu e anualmente vira uma mostra de fotografias com as imagens mais votadas por seus seguidores. Mas para sair do online e ir para o papel, é preciso imprimir. Foi aí que surgiu a parceria com a Printi!

Quer saber mais sobre essa história? Leia abaixo a entrevista:

Imagem exposta no @SPlovers
Imagem: Reprodução/Instagram

Printi: O que veio primeiro: a ideia do Instagram, o amor por SP, a vontade de ter a loja…?

Rafael Scarpa: Antes de qualquer coisa, veio o amor por São Paulo. A cada nova aula que fui tendo na faculdade de Arquitetura, fui descobrindo e entendendo a formação da cidade. Isso me ajudou muito a ver ela de uma outra forma. Dentro das matérias, tínhamos que sair da sala de aula para andar pela cidade por diversos motivos. Isso tudo despertou minha vontade de criar um projeto único para a cidade, como forma de agradecimento a ela. Depois disso criei o Instagram e este ano apenas, no dia do aniversário da cidade, eu criei a loja. Ela apareceu por eu não encontrar produtos que tivessem realmente a cara de São Paulo, tudo parecia bem batido e repetido, e devido ao sucesso dela, acredito que não era só eu que pensava assim.

Imagem postada no @SPlovers
Imagem: Reprodução/Instagram

P: Qual é sua ocupação hoje? Além da loja você trabalha como arquiteto?

RS: Não consigo me descrever com apenas uma ocupação. Trabalhei muito tempo como Social Media em uma agência de marketing (saí recentemente), sou influenciador (e porque não falar empresário também?) pelo @SPlovers e tenho a loja. Sou arquiteto porém não exerço. Ah, também trabalho com eventos e endomarketing.

Imagem postada no @SPlovers
Imagem: Reprodução/Instagram

P: Você pretende viver do empreendedorismo?

RS: Sim! Estou batalhando para isso já faz um tempo. Não é fácil mas estou na luta para que, em breve, o @SPlovers cresça e vire uma empresa maior, com uma ramificação bem grande de produtos e serviços.

Marginal SP
Imagem: Instagram/Reprodução

P: Como você encontrou a Printi?

RS: O primeiro contato que tive foi com um amigo que me mostrou alguns produtos personalizados que ele fez para um aniversário há alguns anos. Fiquei surpreso pela variedade e pela qualidade. Por coincidência, a assessoria da Printi de um tempo atrás entrou em contato comigo para me enviar uns produtos. Fiquei super feliz por terem me notado e fui conhecer a equipe pessoalmente. A partir daí, estreitamos nossa relação. Eu vi que valia a pena estar em contato com uma empresa tão grande, de qualidade, e que tem uma diversidade de produtos.

Imagem postada no @SPlovers
Imagem: Reprodução/Instagram

P: Quem imprime fotos tem muito cuidado com a qualidade, certo? O que você acha da qualidade das imagens que faz com a Printi?

RS: Sendo bem direto, a impressão é a melhor que eu já vi. A Mostra SPlovers, nossa exposição anual de fotografias, é um dos projetos que mais tenho orgulho e com certeza contaria com a parceria da Printi. Tanto em 2018, como na recém mostra de 2019, os fotógrafos que são profissionais da área elogiaram muito a qualidade das fotografias - tanto pela escolha do papel quanto pelo acabamento. E o principal: as cores vivas e nítidas.

Pensando em uma exposição, esse é o ponto chave! Então se eu, que sou bem perfeccionista, deixo na responsabilidade da Printi, é porque eu realmente confio de olhos fechados!

LEIA MAIS

Fotolivro: o novo álbum de fotos!

Como montar o álbum de fotografia personalizado?

Dicas para conseguir uma boa qualidade de impressão das fotos

Imagem exposta no @SPlovers
Imagem: Reprodução/Instagram

P: De onde veio a ideia da mostra? Como funciona (é na base de parcerias)?

RS: Eu sempre quis fazer um evento do SPlovers, e uma exposição sempre foi a primeira ideia. Depois de muito tempo desenhando esse projeto e imaginando como que ficaria, a Mosttra SPlovers surgiu em 2017. A base dela segue a mesma do perfil, que é colaborativa. São 24 fotografias no total onde escolho 12 pessoas para fazerem parte, e as outras 12 pessoas, são escolhidas pelos seguidores do perfil em votação popular, que dura 6 semanas no perfil. As pessoas escolhidas são profissionais e amadoras e a participação delas é gratuita assim como o evento em si. É uma parceria de grande sucesso e confiança entre o perfil e os expositores ?

P: Você faz apenas a curadoria ou tem fotos suas também?

RS: Eu amo fotografar porém dentro do perfil, eu prefiro colocar as fotos de outras pessoas do que as minhas. Normalmente, as minhas aparecem mais quando falo sobre algumas exposições, eventos, feiras que participo e quero mostrar aos seguidores.

Imagem postada no @SPlovers
Imagem: Reprodução/Instagram

P: O que faz uma boa foto?

RS: Se tem algo que aprendi em todos esses anos no SPlovers, é que as fotos são únicas! O lugar, o dia, o tempo podem ser o mesmo, mas a visão de cada pessoas é o fator com que faz a foto ficar excelente!

Imagem: Reprodução/Instagram

P: Além de ser a sua cidade, por que São Paulo é especial pra você?

RS: É difícil falar em poucas palavras, mas para mim, se eu fosse resumir seria por sua facilidade e oportunidade. Aqui encontro tudo o que eu preciso, tanto pessoas/contatos como coisas materiais. Mesmo achando que conheço muita coisa, sempre que saio, acabo conhecendo mais! A gastronomia e acultura que são encontradas em São Paulo são maravilhosas, é lindo ver tudo o que podemos comer, beber, aprender. viver, conhecer em uma única cidade. No final, é isto que pretendo passar com o perfil, quero que aos poucos, as pessoas se tornem "SPLOVERS", que amem a cidade e acreditem que existe amor em SP ❤️

Imagem exposta no @SPlovers
Imagem: Reprodução/Instagram

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54