Identidade visual: por que toda empresa deve investir
A identidade visual de uma empresa é de extrema importância, pois mostra quem a empresa é e como ela atua no mercado, além de definir a imagem pela qual ela quer ser percebida pelos consumidores. É a primeira impressão passada para seu público e, por isso, influencia muito a opinião dele a seu respeito. Este é um investimento que não pode ser adiado, já que quando o visual da organização estiver mal formulado ou mal comunicado, a empresa não transmitirá a credibilidade que precisa ter para conquistar o mercado.
A identidade visual de uma empresa é de extrema importância, pois mostra quem a empresa é e como ela atua no mercado, além de definir a imagem pela qual ela quer ser percebida pelos consumidores. É a primeira impressão passada para seu público e, por isso, influencia muito a opinião dele a seu respeito.
Este é um investimento que não pode ser adiado, já que quando o visual da organização estiver mal formulado ou mal comunicado, a empresa não transmitirá a credibilidade que precisa ter para conquistar o mercado.
Outro aspecto fundamental é ter um manual de identidade visual que vai informar aos clientes, fornecedores e parceiros como a marca deve ser aplicada em peças de comunicação, de forma que a marca corporativa - também chamada de marca institucional -, seja sempre apresentada de acordo com a imagem que a organização quer transmitir. Este manual garante que ninguém altere o padrão visual de sua marca, seja inventando novas cores, distorcendo letras ou imagens e passando uma ideia de amadorismo e inconsistência.
Criar a comunicação visual não é tarefa fácil, mas existem profissionais capacitados para isso. A identidade visual deve ter qualidade, com muita atenção para o logotipo, cores utilizadas, tipologia da letra, equilíbrio entre esses fatores e tudo isso criando valor, com originalidade e inovação, para que a empresa realmente se destaque em relação às demais. É por isso que as empresas procuram agências de comunicação e design e investem no desenvolvimento de uma identidade com quem tem a expertise para entender os propósitos e promessas de uma marca, traduzindo tudo isso numa identidade compatível.