Blog

Madonna bane celulares de seu show e mostra um grande contra da tecnologia

Alt Text

Madonna e o Fomo II-265x210

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A Rainha do Pop Madonna entrará em turnê de seu novo show na próxima semana e os espectadores terão que se adaptar a uma regra: não será permitido utilizar o celular durante suas apresentações, seja para enviar mensagens ou registrar o evento em vídeos ou fotografias. Não houve pronunciamento sobre os motivos da medida, mas uma coisa é certa: a tecnologia, que surgiu para facilitar a vida das pessoas em muitos aspectos, nem sempre agrada a todos. Mais que isso - muitas vezes a tecnologia pode causar problemas.  Um exemplo é o  Fomo - "fear of missing out" ou "medo de estar perdendo alguma coisa", em tradução livre. Antes de tudo, vamos entender esse conceito.
(Imagem: Reprodução/Instagram)

O que é Fomo, o "fear of missing out"?

A sigla Fomo já é velha conhecida de algumas pessoas. O "fear of missing out" ou, como traduzimos acima, o "medo de estar perdendo alguma coisa" é um fenômeno que chegou com o advento da tecnologia. Com as redes sociais mostrando o que as pessoas fazem com atualizações constantes, é natural que a gente sinta alguma ansiedade em relação a isso. Passamos a nos questionar por que não estamos lá onde aquela foto foi tirada ou se não deveríamos estar no evento daquele vídeo em vez de estar lendo um livro em casa. Ou seja, estamos colocando nossas vidas em cheque em relação à vida das outras pessoas e as escolhas dos outros acabam se tornando espelho para nós. A síndrome, descoberta por Dan Herman nos anos 2000, é designada pelo medo de que outras pessoas tenham boas experiências e que você talvez não seja capaz de ter. Esse medo, por sua vez, nos leva a estarmos constantemente conectados para saber de tudo e compartilhar toda e qualquer atividade nas redes.   Será esse o motivo que levou Madonna a não permitir celulares em seus shows? Ajudar no combate à ansiedade? É uma possibilidade. Afinal, esse tipo de distúrbio atinge grande parte da população mundial. No e-mail enviado pela Ticketmaster, empresa responsável pela venda dos ingressos, o comprador apenas recebe a seguinte informação:   “Esse evento será uma experiência livre de telefones. O uso de celulares, smartwatches, acessórios smart, câmeras ou dispositivos de filmagem não será permitido na área de performance. Por favor, anote a localização do seu assento antes de entrar no prédio — você não poderá acessar seus ingressos depois que eles forem digitalizados.”   LEIA MAIS Empreendedorismo precisa ter responsabilidade social A otimização do processo gráfico como advento da tecnologia Restrição nos envios? Aplicativos de mensagem trazem novidades  

Tecnologia a favor das pessoas

Calma! Sabemos que a tecnologia tem a função de facilitar a nossa vida em muitos aspectos - e a própria Printi é um exemplo disso. Antes personalizar materiais era um processo muito burocrático e caro, mas depois da tecnologia Web2print, ficou bem simples fazer pedidos gráficos pela internet e receber em casa! ;) --- Sobre a Madonna, para quem ficou interessado: a turnê Madame X começa no próximo dia 17 de setembro com shows marcados nos Estados Unidos e Europa.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54