Blog

May the 4th be with you: o que Star Wars ensina para empreendedores [Eu vi num filme] #4

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

May the 4th be with you | Imagem: Reprodução/ Disney Plus

Hoje é Dia de Star Wars: que a força esteja com você! 4 de março é uma das datas mais importantes para o universo geek, por isso, aproveitando a oportunidade, nesse quarto episódio da série "Eu vi num filme" trouxemos uma reflexão diferente para você empreendedor ou empreendedora. Hoje você vai enxergar Star Wars muito além de uma franquia de filmes e reconhecer as lições importantes que podem ser tiradas da saga. Confira a análise!

O que significa "May the 4th be with you"?

A popular expressão "May the 4th be with you" remete ao Dia de Star Wars como uma forma de relacionar a pronúncia da expressão clássica da saga "May the Force be with you" - traduzida como "Que a força esteja com você!'' - a "May the 4th (fourth) be with you" - traduzida como "Que o 4 de maio esteja com você!".

Pois é, o 4 de maio nunca mais foi o mesmo com as possibilidades oferecidas pela internet. Fãs do mundo todo se conectam anualmente na data para celebrar a cultura da franquia em uma tradição que acontece desde 2011, inaugurada pelo Toronto Underground Cinema com a mostra dos filmes de Star Wars.

Para saber mais sobre a origem do feriado para os amantes da saga, confira o blog Star Wars Wiki.

A franquia

https://www.youtube.com/watch?v=1g3_CFmnU7k
Trailer Star Wars 1977 | Imagem: Reprodução/ YouTube

Há muito tempo, em uma galáxia distante formada por planetas habitados, desérticos e selvagens, uma disputa política entre um grupo libertário e um império tirano e ditatorial balança as estruturas da Via-Láctea. A história de fantasia traz um misto de recursos da literatura e cinema em uma guerra entre o bem e o mal.

O que Star Wars ensina para empreendedores

Mestre Yoda | Imagem: Reprodução/ YouTube

1. Saia da sua zona de conforto

Ao sair de sua zona de conforto, vivendo com o tio Owen, Luke embarcou numa aventura para resgatar a Princesa Leia e treinar para ser nomeado como um cavaleiro Jedi. Mas, olhando por outro ângulo, você já parou para pensar em como a história poderia terminar sem essa tomada de decisão? Assim como o personagem, você, do ramo do empreendedorismo, precisa expandir seus horizontes e enxergar além do que acredita ser capaz de ver, ou seja: sair da zona de conforto. O desconhecido tem sua beleza e pode ser exatamente a oportunidade que você está buscando.

2. Lute pelo que acredita

A jornada de Luke é marcada pela crença em trazer seu pai Anakin Skywalker - também conhecido como Darth Vader - para o lado da luz. Ao lutar pelo que acredita, o personagem de fato alcança o objetivo e desperta a bondade no familiar. Um bom comparativo com a realidade do empreendedorismo está retratado em reconhecer os seus valores e princípios e não deixar sua estratégia ser desbancada por opiniões alheias ou conselhos de quem não conhece o seu negócio. Dedique um bom tempo ao seu planejamento e busque ajuda caso necessário, mas jamais deixe de ouvir o seu sexto sentido.

3. Abra a mente

Reparou que é comum os personagens serem punidos pelo universo após não seguirem as orientações de um sábio? Como exemplo podemos citar o momento em Luke desobedece Yoda e Ben Kenobi e vai enfrentar Vader sozinho. As consequências são vitalícias: ele necessita usar uma roupa especial pelo resto da vida. Por isso, saiba ouvir os mais experientes, abra a mente para os aprendizados que o destino te dá e deixe a arrogância de lado.

Cronologia

A chegada do Disney+ no Brasil trouxe na mala todos os filmes da franquia e, especialmente para você chegou até aqui e quer assistir - ou ver novamente - as produções, confira o infográfico abaixo com a linha do tempo dos lançamentos de Star Wars liberado na D23 Expo.

Cronologia de Star Wars | Imagem: Reprodução/ D23 Expo

Transmita o que aprendeu. Força, mestria. Mas fraqueza, insensatez, fracasso também. Sim, fracasso acima de tudo. O maior professor, o fracasso é.

Mestre Yoda

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54