Blog

O que é impressão offset?

Qual é a área que não possui expressões próprias ou de entendimento restrito?

Os médicos usam palavras que somente eles entendem e o mesmo acontece com os advogados, engenheiros e jornalistas.

No setor gráfico, isso também não é diferente: quem é que nunca ouviu a expressão "impressão em offset"?

Muitos já se depararam com essas palavras, mas são poucos os que realmente sabem do que se trata.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar de vez o que é este sistema de impressão, para o que ele serve e como ele funciona. Vamos conferir?

Alt Text

É o processo de impressão planográfico mais usado pelos setores gráficos em todo o mundo

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Qual é a área que não possui expressões próprias ou de entendimento restrito? Os médicos usam palavras que somente eles entendem e o mesmo acontece com os advogados, engenheiros e jornalistas. No setor gráfico, isso também não é diferente: quem é que nunca ouviu a expressão "impressão em offset"? Muitos já se depararam com essas palavras, mas são poucos os que realmente sabem do que se trata. Pensando nisso, preparamos este post para explicar de vez o que é este sistema de impressão, para o que ele serve e como ele funciona. Vamos conferir? O que são impressões offset?

O que são impressões offset?

A impressão offset é o processo de impressão planográfico mais usado pelos setores gráficos em todo o mundo. Isso se dá, principalmente, pelo alinhamento entre qualidade e custo-benefício do processo. A impressão offset consiste na repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa, no caso) com o uso de cilindros intermediários. O nome do processo pode ser traduzido como "fora do lugar", expressão que remete aos processos anteriores ao offset, onde o papel tinha contato direto com matriz. Esses outros métodos faziam com que erros de impressão acontecessem com mais frequência e o desperdício de tinta fosse maior.

Vantagens do sistema de impressão offset

O sistema de impressão offset é utilizado para grandes e médias tiragens por conta de sua rápida velocidade. Isso permite que as máquinas imprimam grandes quantidades sem a necessidade de interferências humanas, que acontecem apenas para alterar as cores e a quantidade de água. Além disso, a qualidade do produto final e a possibilidade de impressão em quase todos os tipos de papéis (e até em algumas superfícies de plástico) são fatores que fizeram deste processo um dos favoritos do mercado gráfico.

Como o sistema offset funciona?

Trata-se de uma impressão indireta, ou seja, a imagem e/ou as cores não são impressas diretamente no papel. Inicialmente utiliza-se uma chapa metálica foto-sensível onde uma de suas partes atrai a gordura (com a tinta), enquanto as outras partes atraem a água, fazendo com que o papel não fique molhado. Depois disso, esta chapa é colocada juntamente a um cilindro, que acaba rolando por outro menor contendo tinta. Assim, essa tinta acaba aderindo à superfície da imagem e, após este processo, um outro cilindro de borracha passa por cima de tudo de modo possibilitar uma melhora fricção ao papel. Por fim, o papel passa pelos cilindros e a imagem é finalmente impressa no suporte desejado. A Printi é referência na prestação de serviços para o mercado gráfico e dispõe de vários sistemas de impressão, inclusive o offset. Acesse nossa loja virtual e entre em contato com a gente para fazer seu orçamento.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54