O que é lockdown? Entenda melhor a medida mais rígida do isolamento social
Avenida Paulista - SP
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Com o surgimento da pandemia da Covid-19, apareceram também alguns termos que talvez sejam desconhecidos de algumas pessoas, mas são muito recorrentes nas notícias. O que é lockdown, por exemplo? Vem entender do que se trata a medida, suas implicações e como está funcionando no Brasil.
O que é lockdown
Lockdown é uma palavra inglesa que significa "confinamento". Talvez você esteja familiarizado com o termo por causa do reality Big Brother Brasil, no qual os participantes não podem sair da casa até ser decretado o fim do jogo para cada um deles.
Esse exemplo é perfeito para entender o lockdown: trata-se de um isolamento social mais rígido. O que era apenas uma orientação passa a ser obrigatório, sob penalidades (como multas). Com a medida, a circulação da população em lugares públicos fica limitada a serviços essenciais.
Por que optar por lockdown?
O lockdown determina o fechamento total de atividades não essenciais e restringe a saída de pessoas e veículos por meio de pontos de bloqueios. Aumenta a fiscalização e o número de gente circulando diminui - o que é essencial para impedir que o novo coronavírus se espalhe ainda mais rápido, colocando mais pessoas em risco e trazendo mais pessoas aos hospitais do que o sistema de saúde pode suportar.
Lockdown no Brasil
O lockdown já foi decretado em lugares de ao menos cinco estados do Norte e Nordeste e já é discutido em outras regiões do país.
Em São Paulo, o governador João Doria afirmou que pode decretar lockdown se o comitê estadual de saúde julgar necessário. O prefeito da capital, Bruno Covas, está em conversa com o Ministério Público para definir o que será feito.
Um dado decisivo para o estado chegar a essa decisão é o esgotamento de leitos de leitos de UTI. “É tudo que não desejamos”, afirmou Doria.
Dados da Covid-19
Os casos de coronavírus seguem avançando no Brasil e podem levar a medidas de isolamento social mais rígidas.
Até domingo (17), 241.080 casos de covid-19 foram confirmados no Brasil pelo Ministério da Saúde e 16.118 era o número de mortos pela doença até a mesma data, de acordo com o órgão.
Publicado em 18/04/2024