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Os benefícios das apresentações impressas para o e-commerce

Embora estejamos vivendo em um mundo que migra cada vez mais para o mundo digital, ações off-line ainda devem ser utilizadas como suporte para humanizar as marcas. O high tech deve sempre estar aliado ao high touch (toque humano), tanto nos relacionamentos B2B quanto nos B2C.

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Os benefícios das apresentações impressas para o e-commerce

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Embora estejamos vivendo em um mundo que migra cada vez mais para o mundo digital, ações off-line ainda devem ser utilizadas como suporte para humanizar as marcas. O high tech deve sempre estar aliado ao high touch (toque humano), tanto nos relacionamentos B2B quanto nos B2C.

Isso se aplica a apresentação e primeiro contato com os públicos de interesse. A apresentação impressa tem vários benefícios: É fácil de visualizar (não demandando nenhum dispositivo mais específico), fácil de compartilhar e de lembrar, e traz à apresentação uma ótima carga de formalidade.

Os benefícios das apresentações impressas para o e-commerce

Apresentações voltadas ao segmento B2B

Se o foco são os negócios entre empresas, é necessário elaborar um material mais formal, com histórico e informações detalhadas. Essas informações podem estar organizadas em formato catálogo, com pastas de apresentação e cartão de visita.

Apresentações voltadas ao segmento B2C

Já se o foco é a venda direta ao consumidor final, a apresentação deve ser breve e objetiva. Deve conter os principais pontos de interesse sobre a sua empresa e, principalmente, sobre o seu produto. Essa apresentação pode ser feita diretamente na embalagem do produto ou em um folder ou panfleto.

Como desenvolver a apresentação?

O primeiro passo é avaliar quais informações são relevantes para constarem no material. Depois desse levantamento, pense no tipo de material impresso mais adequado (folder, panfleto, catálogo, etc.). Essa decisão deve estar embasada na avaliação do volume de informações, na verba disponível, e no impacto que você quer causar.

Lembre-se de que apenas texto não é suficiente para desenvolver um material atrativo. Ele deve estar ilustrado com fotos, imagens, gráficos. Há opções de bancos de imagens gratuitos, caso sua verba não permita a captação de imagens ou a contratação de um ilustrador. Defina também se o material será produzido em cores ou preto e branco. O material em cores possibilita um maior impacto, sobretudo quando conta com muitas imagens.

Outro ponto importante é desenvolver um bom layout. Para isso, é necessário levar em conta os quatro princípios básicos do design:

• Contraste - costuma ser a mais importante atração visual da página, é o que faz o leitor olhar para ela;

• Repetição - auxilia a organização e fortalece a unidade do material;

• Alinhamento - nada deve ser colocado arbitrariamente na página, cada elemento deve conter ligação visual com os outros elementos;

• Proximidade - itens relacionados entre si devem estar agrupados, oferecendo ao leitor uma estrutura clara do material;

Por fim, escolha uma fonte adequada para o material. Fontes com serifas costumam ser utilizadas em materiais mais formais. Evite fontes muito rebuscadas, pois elas dificultam a leitura.

A apresentação impressa pode ser uma importante aliada para empresas de e-commerce iniciarem contatos e relacionamentos com públicos de interesse, sendo eles empresas ou consumidores finais. Aproveite os seus benefícios através de um bom planejamento desse material e tenha boas vendas!

Você possui mais alguma dica para o desenvolvimento de boas apresentações impressas? Compartilhe aqui nos comentários!

Publicado em 18/04/2024

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