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Pantone anuncia cores de 2021: cinza ‘ultimate gray’ e amarelo ‘illuminating’

A empresa americana de consultoria de cores Pantone anunciou nesta quarta-feira (9) as cores que serão tendência em 2021. As escolhidas foram o cinza “ultimate gray” e o amarelo “illuminating”.

Não é a primeira vez que a Pantone anuncia 2 cores para o ano. O mesmo aconteceu no ano de 2015, quando foram anunciadas as cores Rose Quartz e Serenity.

Cores Pantone 2021 | Imagem: Reprodução Instagram

“PANTONE ULTIMATE GRAY 17-5104 + PANTONE ILLUMINATING 13-0647, uma união de cores que traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras”, anunciou o Instagram da marca.

Paleta de cor cinza e amarela | Imagem: iStock

“Duas cores independentes que se unem para nos oferecer
inspiração, combinando sentimentos mais profundos de
consideração e respeito com a promessa otimista de um dia ensolarado”, completou.

Amarelo | ILLUMINATING 13-0647

O amarelo traz animação e vivacidade | Imagem: iStock

Um amarelo brilhante, alegre, quente e impregnado pela energia
solar, cintilando com vivacidade.

Cinza | ULTIMATE GRAY 17-5104

O cinza vem com solidez e confiança | Imagem: iStock

Emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são duráveis,
eternos e o fundamento de uma base firme.

As cores Pantone podem entrar na sua casa | Imagem: iStock

Ainda segundo a Pantone, o par de cores “salienta como elementos diferentes se encontram para apoiar uns aos outros” e expressa “força e positividade”.

Opinião profissional

Ramon Marques, um dos diretores de arte do Marketing da Printi, falou um pouco sobre a escolha das cores para 2021. “Assim como nos últimos anos, a Pantone mantém sua busca incessante por trazer elementos do mundo físico para cores parametrizadas que podem ser replicadas no mundo inteiro, sem variação de cor – ou com uma variação mínima”, disse.

“Foi assim no ano passado quando o Classic Blue foi anunciado, remetendo ao céu infinito de uma tarde; no ano anterior com Living Coral, lembrando-nos da nossa vida marinha, e por aí vai”, continuou. “Este ano não poderia ser diferente. A combinação das cores Ultimate Gray e Illuminating trazem os elementos das pedras, representando força e solidez; e luz, representando a esperança por tempos melhores”.

Porém, a combinação do amarelo com tons cinzas e até pretos já é utilizada em peças de design ao redor do mundo há um bom tempo. “Alguns exemplos disso são empresas de grande porte, como a EY (Ernest Young, uma das maiores consultorias do mundo), Nikon, Goodyear e até pela música Black and Yellow , do rapper norte-americano Wiz Khalifa“.

Por essa razão, “apesar do conceito de trazer força e esperança para o foco no ano de 2021 refletir uma mensagem positiva e necessária, a combinação de cores foi vista por muitos designers e criativos como óbvia”, explica Ramon.

O diretor de arte finaliza com questionamentos. “Será que exatamente por essa combinação já ser muito utilizada isso não provaria que ela funciona? Além do mais, o papel do designer é apostar em cores e combinações que trazem uma mensagem clara e objetiva – e o cinza e amarelo têm se provado muito efetivo neste aspecto. Cabe então um desafio para todos os criativos agora: como usar uma combinação já comum, de uma forma nunca antes vista?”

Escolha anterior da Pantone

Desde 2000 a Pantone seleciona a cor do ano. “Classic blue” foi a última cor escolhida e a decisão pela tonalidade sugeria calma e confiança – sentimentos que combinavam com o nosso desejo de equilíbrio para a chegada de uma nova década. A referência da cor na cartela é PANTONE 19-4052.

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Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
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