Blog

Papelaria sustentável no universo da criatividade: conheça o Empório Femingos

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O universo da criatividade está sempre relacionado a exploração de técnicas e materiais diversos. Hoje viemos te contar uma coisa: a papelaria sustentável também é aliada dos criativos de plantão - além do meio ambiente, claro. Contamos com a história das nossas parceiras Amanda Longoni e Fernanda Longoni, proprietárias da Empório Femingos, que falaram desde a criação da empresa até a composição do unboxing em uma entrevista exclusiva. Confira!

Inspire-se na trajetória do Empório Femingos | Imagem: Acervo pessoal

Fernanda e Amanda são duas irmãs da cidade de Curitiba - PR que criaram o Empório Femingos, uma loja online de materiais criativos. Tudo começou quando a Fernanda criou o canal Femingos no Youtube em 2016 com vídeos sobre criatividade, arte e Design. Hoje já são mais de 678 mil pessoas que se inspiram em seus vídeos. Enquanto isso, Amanda era dentista e decidiu sair em busca de algo que realmente gostasse. No momento em que Fernanda decidiu criar seus próprios produtos, elas se juntaram para tirar essa ideia do papel. Seus produtos são feitos para permitir que qualquer pessoa crie: com sketchbooks - em tradução literal, "caderno para rascunhos"-, cadernos especiais, Livros de Recortes para colagem, entre outros. Seja através dos vídeos, produtos, curso e expedições, elas inspiram pessoas a usarem criatividade na própria vida.

Ideias autênticas

Coloque ideias em prática | Imagem: Acervo pessoal

Depois de alguns anos criando vídeos, Fernanda sentiu vontade de trazer suas criações para o mundo real. Era uma forma de ter um pouco da inspiração do canal Femingos chegando na casa das pessoas. A Amanda, já saindo da Odontologia na época, ficou encantada como a ideia de criar uma loja e, com apoio da Jô Morva, mãe das duas, a dupla virou um trio e hoje ela também é responsável por embalar os pedidos com muito carinho.

Família Empório Femingos | Imagem: Acervo pessoal

Nesse momento o processo se torna tão importante quanto o resultado final. "Aprendemos muito sobre o poder da autenticidade. Em vez de replicar o que todos estão fazendo, buscamos fazer coisas diferentes e que estejam alinhadas aos nossos valores. Além disso, como autônomas, também aprendemos como é importante criar um ritmo de trabalho saudável. Porque quando estamos bem, somos mais criativas e conseguimos colocar nossas ideias em prática com mais facilidade", declaram.

Sendo assim, o público que já acompanhava a Fernanda no YouTube e no Instagram teve uma resposta muito positiva com a criação da Empório e passaram a acompanhar a loja também. "Alguns por adorarem produtos de papelaria, outros para se inspirarem na criação dos próprios produtos e da própria loja. Além disso, fizemos muitos conteúdos que chamaram a atenção para o Instagram da marca. Ficamos muito felizes por todo o apoio que recebemos do nosso público desde o início", relembram as irmãs.

Papelaria sustentável

Faça como a Empório Femingos e cuide do meio ambiente | Imagem: Acervo pessoal

Um dos maiores diferenciais da Empório Femingos está no cuidado com o meio ambiente, que vai muito além do ato de vender. "Para nós, a sustentabilidade sempre foi um valor muito forte. Entendemos que é nosso dever, como pessoas e empresa, causar o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Então desde o início da loja, esse é um cuidado que temos. Nós não usamos nenhum plástico descartável nas embalagens, não incentivamos o consumo excessivo, priorizamos a produção local para apoiar a economia e emitir menos gases poluentes com o transporte. Além disso, nossos produtos são feitos para ter longa durabilidade e não 'saírem de moda'. Por serem feitos em sua maioria de papel, é possível reciclar depois e contribuímos com o modelo de compensação ambiental - Selo Eureciclo. Seguimos sempre nos informando sobre novas medidas sustentáveis que podemos tomar", se orgulham.

Reconhecer a importância de utilizar medidas que beneficiem o meio ambiente, é uma forma de cuidar tanto do planeta quanto do seu cliente. "Pode não ter sido fácil encontrar alternativas mais sustentáveis no início, mas essas medidas acabaram sendo reconhecidas pelas pessoas que nos acompanham e se tornou um diferencial para a nossa marca. Além disso, nossa consciência fica tranquila em saber que estamos minimizando nosso impacto sobre o meio ambiente e mostrando para as pessoas que isso é uma possibilidade para elas também. Assim, na hora que forem desenvolver a própria loja, pode ser que também não usem plástico descartável na embalagem e tomem outras medidas mais sustentáveis", conscientizam.

No site da Empório Femingos você pode acessar mais informações sobre as medidas sustentáveis adotadas.

Surpreenda no primeiro contato

Entregue além do que seu cliente espera | Imagem: Acervo pessoal

Hoje, um dos grandes segredos do sucesso está no ato de surpreender desde a entrega. "Sendo uma loja virtual, a embalagem é o primeiro contato que o cliente tem com os produtos em si. Então o recebimento deles tem grande impacto na experiência de compra de cada pessoa. Por isso, é importante que a embalagem seja forte e de qualidade para que chegue em bom estado nas casas e ainda possua detalhes que surpreendam", dizem - anota a dica aí.

E esses tais detalhes fazem muita diferença. "Buscamos sempre entregar mais do que o cliente está esperando, então os brindes são uma ótima ideia para ajudar a surpreender e melhorar ainda mais a experiência de compra no Empório Femingos. Nós costumamos enviar cartões-postais temáticos ou prints que a pessoa pode colocar na parede e usar como decoração", exemplificam.

Unboxing

Unboxing criativo por Empório Femingos | Imagem: Acervo pessoal

A técnica do unboxing se popularizou rapidamente, é sobre transformar uma simples entrega de caixa em um momento de conexão com seu cliente. Os desdobramentos desse método influenciam diretamente na imagem da sua empresa. "É preciso oferecer uma experiência completa e a atenção aos detalhes é fundamental. Nossa embalagem é kraft por fora e impressa por dentro, porque na hora de abrir, a pessoa se surpreende com o interior. Além disso, embalamos os produtos em papel de seda personalizado para mostrar o carinho na hora em que foi embalado. Também colocamos um cheirinho especial para incrementar mais sentidos nessa experiência e no momento que ela tira todos os produtos, ela encontra mais uma mensagem impressa no fundo da caixa", afirmam Amanda e Fernanda.

E se você conhece o poder do unboxing, é impossível não incluir no planejamento. "Não conseguimos imaginar nosso trabalho sem a magia do unboxing, porque já faz parte da expectativa das pessoas. Quando elas compram algo especial, querem compartilhar aquele momento. Como nossa divulgação é inteiramente feita pelas redes sociais, isso é muito importante para nós, porque é uma forma de divulgar a qualidade do nosso trabalho para mais pessoas", reforçam.

A parceria com a Printi

A Printi faz questão de ser fiel aos detalhes que vão dar forma ao sonho de cada cliente. Por isso, nosso objetivo é, além de solucionar seus problemas, te apoiar na sua jornada, como aconteceu com a Empório, hoje uma de nossas grande parceiras. "Enquanto pesquisávamos por gráficas na internet, encontramos a Printi. Decidimos testar e ficamos muito felizes com o resultado. Principalmente com a fidelidade às cores que escolhemos, o que é difícil conseguir. Nós fizemos cartões-postais e prints para enviar de brinde junto com os pedidos e o adesivo que fecha nosso papel de seda. Adoramos que há muitas possibilidade de personalização na Printi e isso nos dá muita liberdade na hora de criar", dizem.

"Não é fácil encontrar bons fornecedores que consigam fazer exatamente o que imaginamos. Por isso, adoramos tanto a Printi. Nossos materiais chegam como imaginamos e no prazo certo. Isso nos economiza tempo e dinheiro por não termos que refazer os materiais. Só tivemos boas experiências e ficamos felizes em indicar para outras pessoas também", finaliza a dupla.

E por falar em parceria, tem dica da Empório Femingos para você <3

Uma parceria sempre pode alavancar a criatividade. Adoramos quando um parceiro nos dá ideias e sugestões, porque essa troca de conhecimento nos ensina muito e nos torna melhores. Várias vezes um parceiro nos mostrou outras formas de produzir e deixou nossos produtos ainda mais interessantes. Estamos sempre abertas para aprender e criar juntas!

Conheça mais desse universo criativo em femingos.com.br

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54