Planejamento Previdenciário para empreendedores: a importância de se organizar
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Apesar do costume de estar de olho no presente, nas possibilidades de crescimento e em quanto é possível melhorar, você realmente já parou para pensar no seu futuro? Hoje, a Jéssica Matias, Advogada Previdenciarista, sócia-fundadora do Carreiro Matias Advocacia e embaixadora da Printi, trouxe dicas especiais para você que, assim como ela, tem seu próprio negócio e decidiu trilhar essa apaixonante - porém difícil - jornada que é empreender. "Trabalho justamente com pessoas perto da aposentadoria ou pessoas que me procuram após se aposentar. Muitas estão extremamente preocupadas e até desesperadas com a sua situação", introduz a profissional.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!
A importância da aposentadoria
Todos os anos, milhões de trabalhadores dão entrada na aposentadoria e recebem um valor menor do que poderiam receber. Ou, então, nem conseguem se aposentar, como afirma Jéssica. "Essa é a realidade de milhares de brasileiros. Não é à toa que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o maior réu da Justiça Brasileira por conceder benefícios com valores baixos, baseados em cálculos incorretos. Por vezes, o cálculo até está correto, mas é muito desproporcional, justamente por falta de planejamento da aposentadoria por parte das próprias pessoas", diz.
Mas existe uma forma de evitar essa dor de cabeça e receber o melhor benefício na sua aposentadoria futura: fazendo o seu Planejamento Previdenciário. "Hoje temos saúde e disposição, mas precisamos pensar nos dias em que já não esbanjarmos tanta energia ou mesmo estivermos colhendo os frutos de todos os anos de trabalho", sugere. "Além do mais, nós empresários que realizamos atividade remunerada, somos OBRIGADOS a contribuir. É isso mesmo! Quem não contribui está sonegando imposto e pode ter problemas no futuro", deixa o alerta.
Planejamento Previdenciário
O Planejamento Previdenciário, também chamado de Plano de Aposentadoria, é um serviço feito para planejar e organizar a sua aposentadoria antes mesmo dela chegar. "Trata-se de uma espécie de parecer jurídico feito por um especialista com base em todo o seu histórico de trabalho e de contribuição. Mesmo que você ainda nem tenha começado a contribuir, no planejamento você pode também verificar qual é a opção mais barata e estratégica de contribuição, para economizar o máximo possível", define.
O processo é minucioso e totalmente individual. "O advogado recolhe todas as suas informações e faz uma análise detalhada para determinar o melhor valor do seu benefício a partir dos seus dados previdenciários. Com um planejamento, é possível saber quanto você vai ganhar, quando você vai se aposentar e o que você precisa fazer para chegar na sua aposentadoria sem preocupações", alega a advogada.
Um bom planejamento, com todas as análises e cálculos necessários, inclui:
- Análise do seu extrato previdenciário. Ou seja, do seu histórico de contribuição;
- Verificação dos períodos de contribuição e a possibilidade de indenização ao INSS para ajustar seu quadro de contribuição;
- Projeção e simulação das regras de aposentadoria disponíveis para você (quais requisitos você cumpre) e os valores de benefício em cada modalidade;
- Conclusão do planejamento com a indicação de qual modalidade é a melhor opção para você (melhor benefício e melhor data de aposentadoria).
Por isso, qualquer pessoa pode e deve fazer um planejamento previdenciário, especialmente empreendedores. "Para nós que temos nosso próprio negócio, esse cuidado com o futuro se mostra ainda mais importante, uma vez que não temos aquela estabilidade garantida e precisamos sempre nos precaver para ter mais segurança e tranquilidade no futuro. Por isso, a dica que fica é: procure um profissional e não deixe de planejar o seu futuro", finaliza.
Você já pensou no assunto e fez um plano para sua aposentadoria? Compartilha com a gente nos comentários!
Publicado em 18/04/2024