Quem trabalha na área comercial conhece bem a importância de um cartão. Muito mais do que apenas fornecer seus contatos, ele cultiva uma memória afetiva no cliente. Mas qual é o tamanho ideal de um cartão de visitas?
Esse pequeno item é tão importante que acaba gerando essa e outras questões em relação à sua confecção. Dúvidas como qual é o melhor papel para o cartão de visitas ou quais imagens inserir nele são bastante comuns.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!
Sabendo mais sobre isso - o produto que fará o cliente lembrar de você sempre que encontrar seu cartão em sua carteira ou quando precisar dos serviços que você presta - você consegue aproveitá-lo da melhor forma na hora de fazer networking. Acompanhe!
Tamanho padrão de cartão de visitas
Pensar no tamanho do seu cartão de visitas é realmente importante — afinal, ele não pode ser pequeno demais a ponto de ser facilmente perdido ou muito grande e não caber na carteira ou em um porta-cartões. No Brasil, há 2 formatos que são mais utilizados - e a Printi usa um tamanho bem semelhante ao padrão nacional:- Padrão internacional: formato com dimensões de 80 × 50 mm, as mesmas de um cartão de crédito;
- Padrão brasileiro: formato 90 × 50 mm;
- Padrão Printi: formato 90 x 48 mm (por questões técnicas, mas isso não traz nenhum prejuízo!)
Modelos inovadores
Marcas mais conservadoras ou que não trazem em sua identidade características como inovação, ousadia ou descontração, por exemplo, tendem a optar pelo modelo convencional. Para as que possuem uma identidade mais jovem, dinâmica e que tragam a inovação em seu DNA, por sua vez, utilizar modelos de cartões de visitas mais arrojados é quase uma obrigação.Faca especial no seu cartão de visitas
Falar de formato de cartão de visitas inovador significa, necessariamente, utilizar facas especiais. Elas são um recurso simples e eficiente de criar algo diferenciado que com certeza vai chamar a atenção de quem receber. Veja algumas ideias que você pode utilizar em seus layouts:- Pontas arredondadas;
- Recortes que acompanham o contorno da logo;
- Formato de circunferência;
- Formatos temáticos — como um batom para quem trabalha com maquiagem ou halteres para quem é da área fitness.
Outras formas de inovar
Além dos formatos diferenciados, existem outras maneiras de inovar em seu cartão de visitas. Veja algumas ideias:- Investir em um design colorido e vibrante;
- Utilizar padrões ou estampas;
- Aplicar acabamentos e enobrecimentos especiais — como o verniz localizado ou o soft touch;
- Utilizar papéis ou outros materiais especiais para impressão.