Blog

Qual é o tamanho ideal de um cartão de visitas?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Quem trabalha na área comercial conhece bem a importância de um cartão. Muito mais do que apenas fornecer seus contatos, ele cultiva uma memória afetiva no cliente. Mas qual é o tamanho ideal de um cartão de visitas? Esse pequeno item é tão importante que acaba gerando essa e outras questões em relação à sua confecção. Dúvidas como qual é o melhor papel para o cartão de visitas ou quais imagens inserir nele são bastante comuns. Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra! Sabendo mais sobre isso - o produto que fará o cliente lembrar de você sempre que encontrar seu cartão em sua carteira ou quando precisar dos serviços que você presta - você consegue aproveitá-lo da melhor forma na hora de fazer networking. Acompanhe!

Tamanho padrão de cartão de visitas

Pensar no tamanho do seu cartão de visitas é realmente importante — afinal, ele não pode ser pequeno demais a ponto de ser facilmente perdido ou muito grande e não caber na carteira ou em um porta-cartões. No Brasil, há 2 formatos que são mais utilizados - e a Printi usa um tamanho bem semelhante ao padrão nacional:
  • Padrão internacional: formato com dimensões de 80 × 50 mm, as mesmas de um cartão de crédito;
  • Padrão brasileiro: formato 90 × 50 mm;
  • Padrão Printi: formato 90 x 48 mm (por questões técnicas, mas isso não traz nenhum prejuízo!)
A diferença é pequena, mas o problema pode surgir na hora de guardá-los. Se você utiliza o padrão brasileiro e tem clientes internacionais, seus cartões podem não caber na carteira deles. Assim, para acertar sem susto, o mais garantido é utilizar o padrão internacional.

Modelos inovadores

Marcas mais conservadoras ou que não trazem em sua identidade características como inovação, ousadia ou descontração, por exemplo, tendem a optar pelo modelo convencional. Para as que possuem uma identidade mais jovem, dinâmica e que tragam a inovação em seu DNA, por sua vez, utilizar modelos de cartões de visitas mais arrojados é quase uma obrigação.

Faca especial no seu cartão de visitas

Falar de formato de cartão de visitas inovador significa, necessariamente, utilizar facas especiais. Elas são um recurso simples e eficiente de criar algo diferenciado que com certeza vai chamar a atenção de quem receber. Veja algumas ideias que você pode utilizar em seus layouts:
  • Pontas arredondadas;
  • Recortes que acompanham o contorno da logo;
  • Formato de circunferência;
  • Formatos temáticos — como um batom para quem trabalha com maquiagem ou halteres para quem é da área fitness.
Você pode personalizar o corte do seu cartão de visitas O importante é que, independentemente do tipo de corte escolhido, as dimensões máximas respeitem o padrão brasileiro ou internacional para que o cartão possa ser guardado adequadamente. Além disso, o formato adotado não pode prejudicar a leitura das informações nele impressas. LEIA MAIS Os melhores enobrecimentos para cartão de visitas 7 ideias para criar um cartão de visitas incrível Passo a passo: criando um cartão de visitas com Gabaritos da Printi

Outras formas de inovar

Além dos formatos diferenciados, existem outras maneiras de inovar em seu cartão de visitas. Veja algumas ideias:
  • Investir em um design colorido e vibrante;
  • Utilizar padrões ou estampas;
  • Aplicar acabamentos e enobrecimentos especiais — como o verniz localizado ou o soft touch;
  • Utilizar papéis ou outros materiais especiais para impressão.
Cartão de visita e possíveis tamanhos

Mas, afinal, seguir o padrão ou inovar?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. A decisão sobre inovar ou seguir o modelo de cartão de visitas padrão deve levar em consideração o equilíbrio entre a mensagem que você deseja passar sobre você e a identidade de sua marca. Como já dissemos aqui, pode soar muito incoerente uma empresa que se posiciona como tradicional utilizar um design arrojado em suas artes. Da mesma forma, uma organização que se coloca como inovadora, mas cujo cartão segue o modelo padrão e, mais ainda, com layout “engessado”, pode passar uma mensagem errada para seus clientes. Portanto, avalie bem o perfil da sua marca e do seu time comercial antes de definir o layout do seu cartão de visitas. Agora que você já sabe o que precisa considerar para escolher o tamanho ideal, que tal aprender a criar um cartão de visitas com os gabaritos da Printi?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54