Blog

Qual o melhor programa para fazer um folder?

O momento de escolher qual peça gráfica melhor se encaixa na sua estratégia de divulgação pode ser bastante complicado. Mas entre tantas opções, o folder é uma das que mais se destaca justamente por sua complexidade e refinamento gráfico.

Se, por um lado, esta peça possibilita a inserção de mais informações do que outros materiais gráficos, por outro ela também exige um trabalho de design ainda mais cuidadoso por lidar com dobras e múltiplas páginas.

Alt Text

Qual o melhor programa para fazer um folder?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O momento de escolher qual peça gráfica melhor se encaixa na sua estratégia de divulgação pode ser bastante complicado. Mas entre tantas opções, o folder é uma das que mais se destaca justamente por sua complexidade e refinamento gráfico. Se, por um lado, esta peça possibilita a inserção de mais informações do que outros materiais gráficos, por outro ela também exige um trabalho de design ainda mais cuidadoso por lidar com dobras e múltiplas páginas. Qual o melhor programa para fazer um folder? Por isso, muito se discute sobre qual seria o melhor programa para a elaboração de peças como o folder. Pegando como exemplos do Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe InDesign, listamos abaixo quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses softwares. Se você também tem está em dúvida, acompanhe a leitura:

Folder em Photoshop

Como o próprio nome diz, este software foi desenvolvido especialmente para o tratamento de fotografias. Por isso, caso seu folder tenha um número considerável de imagens, o ideal é que você trabalhe com cada uma delas neste programa. Nele, você pode alterar padrões de cor, saturação, redefinir tamanhos e trabalhar com filtros que deixem sua imagens padronizadas. A desvantagem deste programa se dá no momento de definir a paginação. O software até permite que você trabalhe com mais de uma página ao mesmo tempo, mas você pode encontrar algumas dificuldades para definir padrões de diagramação e sequenciamento.

Folder no Illustrator

Se o seu folder for composto principalmente de ilustrações - independente se de caráter lúdico ou não - este software pode ajudar você na elaboração de sua peça gráfica. A vantagem do Adobe Illustrator é que ele possibilita o trabalho com vetores, ou seja, elementos que podem ter sua dimensão alterada sem que com isso aconteça perda de qualidade da imagem. Assim, você pode fazer uso de formas e ilustrações à vontade na sua peça gráfica sem se preocupar com o tamanho final do seu material (o que não acontece com os outros dois softwares apontados nesta lista). Por se tratar de um programa desenvolvido especialmente para o trabalho com vetores, o Adobe Illustrator não é o melhor ou o mais preciso software de diagramação. Apesar de dispor de ferramentas de organização de elementos gráficos, você pode encontrar dificuldades para trabalhar com mais de uma página ao mesmo tempo e para definir padrões de dobra, por exemplo.

Folder no InDesign

O Adobe InDesign talvez seja o programa mais indicado para a execução de peças gráficas mais complexas, como é o caso do folder. O software foi desenvolvido justamente para o trabalho de diagramação de páginas gráficas, ou seja, com ele é muito mais fácil definir a paginação de seu material e as sequências com que se pretende trabalhar. Com ele também fica mais intuitivo o processo de definição de sangrias e de dobras de páginas, fatores essenciais para o desenvolvimento de um folder. Talvez as únicas desvantagens deste programa sejam as poucas ferramentas que você pode encontrar para o tratamento de imagens e o trabalho com vetores.

Conclusão

Recomenda-se que se trabalhe paralelamente com todos os softwares aqui listados. Use o Photoshop para o tratamento das imagens que aparecerão na sua peça, trabalhe com o Illustrator para o desenho de ilustrações que irão compor suas páginas e finalize o processo diagramando seu folder com o Adobe InDesign. Você tem sugestões para o uso de outros softwares que não foram listados acima para a elaboração de peças gráficas como os folders? Compartilhe-as com a gente nos comentários abaixo e aproveite para dar uma olhada os modelos de folder que disponibilizamos na Printi.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54