Blog

A utilização do sistema de cores RGB

As cores são o objeto principal de um layout equilibrado, de qualidade e bom gosto. Conhecer sua teoria, sistemas de uso e possibilidades de aplicação é de extrema importância para garantir que o impresso obtenha o resultado desejado.

Alt Text

Triângulo de cores de Maxwell

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O sistema de cores RGB | Imagem: Printi

Cores são elementos-chave para um layout visualmente equilibrado. Por isso, é extremamente importante conhecer a teoria, sistemas de uso e possibilidades de aplicação. Tudo começa na tela do seu computador com a utilização do sistema de cores RGB... Vamos conhecer essa história?

Significado

Cores aditivas | Imagem: Printi

RGB é um sistema de cores aditivas e primárias que carrega na abreviação as nomenclaturas red, green e blue - em língua portuguesa vermelho, verde e azul.

O conceito é apresentado na Teoria Tricromática de Young-Helmnoltz e no triângulo de cores de Maxwell. Teve sua primeira aplicação nos padrões televisivos RCA - plugins de três cores diferentes que se encaixam na TV - e câmeras Polaroid. Posteriormente, inspirou o padrão utilizado nos monitores de computadores, smartphones, tablets e modelos mais recentes de televisão.

  • SISTEMA ADITIVO

A escala RGB está relacionada às cores aditivas, pois utiliza-se da adição de tonalidades para produzir outras, com possibilidade de gerar até 16 milhões de tons diferentes - além de contrastes improváveis em materiais impressos, como tons pastel e cores neon. Estas tonalidades são descritas de acordo com quantidade de RGB em uma escala representada de 0 a 255. Sendo assim, temos o branco composto pela intensidade máxima das cores - R 255 G 255 B 255 - e o preto pela ausência delas - R 0 G 0 B 0.

  • TEORIA TRICROMÁTICA

A teoria tricromática presume que o olho humano possui dois tipos de células sensíveis à luz: os bastonetes - reguladores da intensidade de iluminação - e os cones - responsáveis por diferenciar as tonalidades. Isso significa que as cores são agentes físicos capazes de sensibilizar nossa visão quando combinado com o reflexo da luz branca, dando nome ao que chamamos de "enxergar".

Para maiores detalhes, confira a série de cores do Club do Design.

  • TRIÂNGULO DE CORES

O triângulo de cores de James Maxwell foi uma colaboração na formação do conceito de RGB como conhecemos hoje. A princípio, sabemos que as imagens vistas nas telas são compostas por pixels, os mesmos construídos pela soma das cores primárias RGB. O resultado dessa combinação é o que você está enxergando nesse exato momento.

No Blog do Diego Alencar - web designer, programador web, designer gráfico e motion design - você fica por dentro da obra de Maxwell.

RGB x CMYK

RGB vs CMYK | Imagem: iStock

Apesar da imensa gama de combinações, esse padrão não representa as cores que observamos em materiais impressos. É possível notar a variação visto que o sistema de cores utilizado na materialização é o CMYK, as cores pigmento. Sendo impossível efetuar impressões em RGB, os arquivos são obrigatoriamente convertidos, alterando sua configuração original.

Por este motivo, ao iniciar um projeto é necessário especificar para quais mídias a arte será direcionada. Caso seja projetada para redes sociais, por exemplo, o sistema de cores aplicado deverá ser o RGB. Se for desenvolvida para mídias impressas, como cartões de visitas, panfletos, folders ou revistas, lembre-se de trabalhar com a escala CMKY. Seguindo essas orientações, você garante que seu arquivo final seja aceito com qualidade no respectivo meio escolhido.

Calibre seu monitor!

"É importante calibrar o monitor para criação de mídias digitais a fim de conseguir visualizar a cor e as sombras de forma correta, já que, como não se tem um referência impressão, o monitor se torna a referência principal", reforça Diego Vaz, supervisor de qualidade da Printi.

[Post de 15/02/2013 atualizado em 29/04/2021]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54