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7 estratégias de marketing direto para iniciantes

O marketing direto serve para estreitar o relacionamento entre a empresa e seus clientes (reais e potenciais). Ele foca os esforços em um público específico, que tem interesse real no produto ou serviço oferecido. Esse tipo de marketing vem se tornando uma das principais maneiras de se chegar ao consumidor, pois garante que a verba não seja desperdiçada com um público que não tem interesse por determinado assunto.

Veja a seguir algumas estratégias básicas que você pode seguir na hora de desenvolver sua campanha:

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material para estratégia de marketing direto

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O marketing direto serve para estreitar o relacionamento entre a empresa e seus clientes (reais e potenciais). Ele foca os esforços em um público específico, que tem interesse real no produto ou serviço oferecido. Esse tipo de marketing vem se tornando uma das principais maneiras de se chegar ao consumidor, pois garante que a verba não seja desperdiçada com um público que não tem interesse por determinado assunto. Veja a seguir algumas estratégias básicas que você pode seguir na hora de desenvolver sua campanha: 1. O primeiro passo para quem quer fazer uma boa campanha de marketing direto é selecionar o público-alvo. Não se faz marketing direto “para todos”, é preciso saber quem são as pessoas com quem se deseja falar. Neste ponto, quanto mais precisa for sua definição de público-alvo, melhor!

público alvo para marketing direto

2. Determine o propósito da sua ação antes de selecionar a ferramenta que será utilizada. É o lançamento de um produto? Uma pesquisa de opinião? Deseja criar tráfego para sua loja, site, evento ou outro? Existem muitas possibilidades, cabe a você decidir qual é o objetivo a ser perseguido. Apenas depois de tomar essa decisão será possível saber qual a melhor ferramenta, como mala direta, e-mail marketing ou telemarketing. 3. Teste o potencial do banco de dados selecionado dirigindo a ação à apenas alguns. Por exemplo, antes de enviar um catálogo para todo o banco de dados escolhido mande para apenas 500 pessoas e rastreie os resultados obtidos. Dessa forma você conseguirá saber se a segmentação do público-alvo foi feita adequadamente. Caso o resultado obtido seja muito ruim a segmentação deverá ser revisada. 4. Dê um prazo de ação para encorajar o destinatário a responder logo. Colocações como “só esta semana” fazem com que os interessados se prontifiquem a agir, enquanto um prazo indeterminado leva à postergação. 5. Inclua um incentivo para ação: descontos, brindes, etc. Isso faz com que os interessados partam para a ação mais depressa, o que é muito importante para que se consiga rastrear o resultado obtido (imagine tentar rastrear o resultado de uma ação que leva meses! Muito provavelmente você irá perder o controle).

material para estratégia de marketing direto

6. Caso sua ação de marketing direto seja feita através de e-mail marketing lembre-se de enviar apenas para aqueles que solicitaram os e-mails, caso contrário será spam. Esse é o grande desafio do e-mail marketing, tão utilizado hoje em dia: é preciso ter um banco de dados de clientes que desejam recebê-lo. Vale lembrar que na maioria dos casos o spam traz uma imagem negativa para a empresa e pode afetar sua credibilidade. 7. Por fim, lembre-se de que as ações de marketing direto devem ser sistêmicas e permanentes. Não adianta anunciar apenas promoções e lançamentos: trata-se de um relacionamento com o consumidor e como em qualquer relacionamento é necessário se fazer presente. A marca deve estar sempre visível então utilize qualquer oportunidade para falar com seu público, tais como datas comemorativas, eventos, etc. Agora que você já sabe como fazer sua campanha prepare-se para colher os ótimos resultados que esse tipo de ação pode trazer. Para mais dicas sobre o assunto visite o post “O que é marketing direto e como utilizá-lo?”.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

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