Handmade: a nova tendência do Design

Vivemos um tempo onde as novas tendências e estilos de design tem ganhado força e grande influência no mercado, como o flat design, o design minimalista, o retrô, o  Handmade e etc.

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Handmade ou algo feito à mão. O significado da palavra handmade remete a algo possivelmente artesanal e talvez distante da realidade de muitos designers atuais, que desenvolvem a maioria de seus trabalhos utilizando apenas os recursos que a internet e os softwares oferecem. Porém este estilo ou técnica, como também se denomina, mesmo sendo pouco conhecido é uma grande aposta a todos que desejam reciclar e inovar o seu trabalho, pois é capaz de dar um caráter totalmente singular e divertido para o projeto.

A técnica do handmade

Embora o artesanato e as mais diversas técnicas manuais não sejam novidade, o handmade é, pois ele apresenta uma perspectiva diferente para o design. Ele retorna a matéria-prima do artesanato; das artes plásticas e propõe ao design uma fuga aos padrões tradicionais da ilustração e fotografia. Assim, criar uma peça ou um projeto de handmade, é apostar na criatividade, na tendência e na experiência.

Está cada vez mais difícil se destacar no mercado, apresentar trabalhos diferenciados e prospectar novos clientes. Mas é possível considerar que, diante de um cenário tão competitivo, apresentar um bom conceito e saber desenvolvê-lo de forma criativa e funcional pode garantir seu “espaço ao Sol”. Sabemos que este processo não é simples, porque ele exige inúmeras pesquisas e diversos testes, mas principalmente relacionamentos interpessoais, culturais e artísticos, pois todo conhecimento e experiência de vida que você tiver, se usados ao seu favor, serão ótimas bases para a sua criação e para a escolha de como será feito o seu projeto.

Capa de revista desenvolvida a partir da técnica do handmade

E é por isso que o handmade tem sido uma alternativa entre os que procuram se diferenciar de maneira criativa, pois ele permite inúmeras possibilidades e ao mesmo tempo não exclui as maneiras tradicionais. O handmade permite construir um cenário, por exemplo, de papel com dobraduras, recortes, ao mesmo tempo inserir uma pessoa e/ou um objeto; após isso, ele é fotografado, editado e finalizado. Ou seja, é um trabalho com muitas etapas, mas que vale a pena por todos os benefícios propostos. 

Exemplo da aplicação da técnica

Assim, fugir do convencional e apostar nas novas tendências, é uma boa forma de descobrir novas maneiras de se destacar no mercado, aprimorar o seu design, experimentar novas técnicas e se apaixonar ainda mais pelo seu trabalho.