Blog

O Flat Design e a tendência de cores

Flat Design (ou, em português, design plano) é uma prática que envolve a simplicidade, onde efeitos tridimensionais como sombras, chanfros e relevo são pouco (ou nada) utilizados. Embora bastante simples, as técnicas utilizadas são complexas, mas cada vez mais aplicados em interfaces de designers.

Alt Text

pg-inicial

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Flat Design (ou, em português, design plano) é uma prática que envolve a simplicidade, onde efeitos tridimensionais como sombras, chanfros e relevo são pouco (ou nada) utilizados. Embora bastante simples, as técnicas utilizadas são complexas, mas cada vez mais aplicados em interfaces de designers. Um ponto crucial para o Flat Design são as cores: a paleta deve ser favorável à marca, com uma cor específica para cada ação, seguindo o mesmo tom e combinando, ainda, com o logotipo da empresa. As cores devem ser marcantes e contrastantes entre si, porém com poucos tons, para não confundir o destinatário e manter o interesse pela mensagem.

Ícones com características do flat design

Paleta de cores

Paleta de cores para o flat design

O Flat Design trabalha com uma imensa variabilidade de cores, dando preferência às contrastantes, fortes e chamativas que, por sua vez, destacam-se em fundo variados. As cores tradicionais são substituídas por paletas mais densas e impactantes, com ênfase nos tons e saturação das cores. As cores saturadas e brilhantes não são as únicas, porém são as mais utilizadas e evoluídas no Flat Design. Cores retro

Cores retro para serem aplicadas ao flat design

Esse esquema de cores é também muito utilizado em projetos de Flat Design, principalmente os tons de laranja, pêssego e azuis escuros. São utilizados para dar destaque, porém, por serem menos saturados são misturadas com o branco para que fique em um tom mais suave. Dica: As cores primárias são mais utilizadas no esquema retro, uma vez que enfraquece a cor. Para que os resultados sejam positivos é necessário que essas cores estejam junto a elementos de cores dominantes e imagens delicadas. Cores monótonas

Tons de verde, consideradas monótonas

Essas cores estão ganhando mais visibilidade no Flat Design, uma vez que dependem de uma única cor, como o azul, cinza ou o verde juntamente com a paleta branca ou preta, para criar um efeito sóbrio. A maioria dos projetos de cores monótonas utiliza uma cor de base e modificam o tom para dar um efeito diferente. Sendo o preto e o cinza as cores mais populares, utiliza-se um toque de cor para dar vida ao projeto. A tendência do Flat Design se deu por conta da sua modernidade e velocidade, e os projetos devem enfatizar esse ponto. Utilizar cores que combinam com projeto, incentivam os clientes a fazer uma ação, tornando-o curioso e divertido.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54