Blog

Qual é a melhor gramatura de papel para o meu impresso?

Se você precisar de um impresso elaborado ou simplesmente um panfleto de divulgação, será confrontado com a gramatura do papel, e é nesse momento que surge uma dúvida. Este artigo vai ajudar a compreender um pouco melhor ou o que isso significa e sua importância para a qualidade do seu impresso.

Alt Text

A gramatura do papel influencia na qualidade do impresso

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Escolha a gramatura ideal | Imagem: Printi

A indústria gráfica opera na produção de impressos partindo de algumas premissas essenciais. Uma delas é a gramatura do papel, pontuada como uma das principais variantes que atribui qualidade a essa matéria. Entenda a fundo os detalhes dessa medida e saiba qual é a melhor gramatura de papel para o seu impresso.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

https://youtu.be/Sh7F_xZ4WnY

Para melhores esclarecimentos, conversarmos com Cauê Borelli e Ramon Marques, responsáveis pelo design gráfico da equipe de Marketing da Printi.

O que é gramatura?

Gramatura ou gramagem é a medida da densidade expressa pela quantidade de g/m² na chapa do papel distribuída pelo seu inteiro”, define Ramon. Ou seja, é um padrão que corresponde à massa do papel.

A medida oficial, expressa em g/m², é uma abreviação de “gramas por metro quadrado”, que permite que compradores e fornecedores identifiquem a qualidade do papel que está sendo solicitado, já que os mais leves tendem a ser mais finos, enquanto papéis pesados são mais grossos.

Gramatura vs espessura

É importante destacar que gramatura é diferente de espessura.

Gramatura corresponde à massa do papel (celulose+cargas+aditivos). Já espessura se refere à distância entre as duas faces da extensão do papel, geralmente medida em µm (micrômetros).

Como identificar a gramatura apropriada para o seu objetivo?

A identificação da gramatura ideal para o seu objetivo não é uma tarefa tão simples, considerando a necessidade de sentir o papel e saber adequar suas medidas ao resultado final. Porém, depois desse post, a missão certamente será mais simples!

Pendendo para o lado técnico, utiliza-se uma balança de precisão que identifica o peso do papel por metro quadrado, alcançando a classificação específica de cada gramatura.

Abaixo elencamos características comuns de cada medida que aparecem no seu dia a dia para facilitar sua escolha:

  • GRAMATURA: 90g
Envelope 90g  | Imagem: Printi

Trata-se dos papéis mais utilizados em impressoras comuns - como sulfite, offset e kraft -, sendo direcionada, geralmente, para papéis timbrados e envelopes.

  • GRAMATURA: 115g
Papel timbrado 115g  | Imagem: Printi

Abrange cartazes, panfletos, timbrados e folhetos de baixo custo, também cabendo em produções de impressoras comuns.

  • GRAMATURA: 150g
Modelo de flyer
Flyer 150g  | Imagem: Printi

É ideal para projeções de maior resistência, como folders, flyers e capas de revistas - compreendendo, também, panfletos e folhetos com atributos elevados.

  • GRAMATURA: 300g
Modelo de cartão de visitas
Cartão de visita 300g  | Imagem: Printi

Com maior peso, a gramatura de 300g é direcionada para cartões de visita, cartões postais e até mesmo convites, alinhando a qualidade da arte à uma superfície de extrema resistência.

Adicionais

Além das particularidades já atribuídas, existem os adicionais que causam dúvidas na escolha da gramatura. E, embora nenhum deles interfiram na medida, é importante reconhecê-los.

O Cauê - nosso designer - explicou tudinho:

Acabamento

"O acabamento está relacionado ao processo de finalização do produto considerando seu corte - seja refile, corte especial ou pontas arredondadas", define.

Laminação

"A laminação é o processo de adição de camadas plásticas finas e transparentes a fim de impactar na estética e auxiliar na proteção do papel, e isso inclui a construção de texturas", conta.

Soft Touch

"O Soft Touch - traduzido para o português como "Toque suave" - trata-se da aplicação de uma camada de laminação fosca ao impresso, propiciando, de fato, um efeito aveludado quando em contato com o material", diz.

Enobrecimento

Por fim, "enobrecimento é o tipo de laminação que em que o papel será sucedido, qualificado por características como brilho, soft touch, verniz local, verniz total, laminação fosca e laminação com brilho", ressalta, interligando vários conceitos.

[Conteúdo de 17/01/2020 atualizado].

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54