Blog

Seja rápido às mudanças do varejo

O varejo é um dos elos que mais desafia os profissionais de marketing na relação consumidor – empresa: o grande número de concorrentes leva a ‘guerra dos preços’, negociações por melhores lugares nas gôndolas, ações promocionais constantes e exagerado número de materiais de comunicação. Tudo para atrair a atenção do consumidor.

Alt Text

265x210px-Banner-Inicial

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O varejo é um dos elos que mais desafia os profissionais de marketing na relação consumidor – empresa: o grande número de concorrentes leva a ‘guerra dos preços’, negociações por melhores lugares nas gôndolas, ações promocionais constantes e exagerado número de materiais de comunicação. Tudo para atrair a atenção do consumidor.

Os impressos promocionais como ferramenta de trade marketing

De acordo com a Associação Global de Marketing para Varejo, mais de 70% das decisões de compra ocorrem no ponto de venda, seja ela referente à marca ou produto. No Brasil, estima-se que esse número chegue a 80%, levando em conta que os compradores estão altamente suscetíveis aos estímulos do ambiente.  O conceito Para atender a essa expressiva demanda de consumidores e conquistar espaço no mercado, muitas empresas apostam no Trade Marketing. Embora às vezes confundido com o planejamento estratégico de vendas, o Trade Marketing é uma disciplina de marketing que se relaciona com a crescente demanda com parceiros da cadeia de abastecimento, tais como distribuidores, atacadistas e varejistas, em vez de ao nível do consumidor. Não é um substituto do Marketing da marca e sim um processo complementar que permite o acesso do consumidor às suas marcas por meio de distribuição. Em suma, o Trade Marketing garante que as estratégias da marca fiquem disponíveis para atender a demanda do consumidor. Na prática Você acabou de abrir uma empresa e precisa lançar seu produto no mercado. Após todo o trabalho de desenvolvimento, teste e produção, você conseguiu, em negociações, excelentes espaços nas gôndolas, nos principais varejistas da região. Investiu em anúncios, sinalização de veículos e treinou sua equipe de vendas. Porém, seu principal concorrente, atento a novos entrantes e mudanças do mercado, antecipou sua campanha e instalou, nos mesmos varejistas, uma robusta estrutura promocional. Diante deste cenário, sua equipe de Trade Marketing deve combater as ações do concorrente e as mudanças rápidas que o varejo proporciona, o que exige acompanhamento, atenção ás tendências e novas tecnologias e, principalmente, ao perfil do consumidor. Os materiais utilizados na ação devem ser atualizados com frequência e disponível para as equipes nos pontos de vendas.

O trade marketing na prática

Pequenos negócios Aparentemente, o Trade Marketing exige grande investimento, pois engloba materiais para ambientação, treinamento de pessoal e distribuição de brindes. Mas, se você acabou de abrir uma empresa ou irá trabalhar no ponto de venda pela primeira vez, algumas ações simples podem contribuir para alavancar as vendas, com baixo risco e investimento. Os impressos promocionais são grandes aliados de empresas e representantes, de todos os portes, por apresentarem excelentes custos-benefícios e facilidade de confecção, o que permite acompanhar as rápidas mudanças do varejo.

Display take-one para ações de trade marketing

O display take-one é utilizado em balcões, para expor folhetos / panfletos e folders promocionais. Com layout criativo, atrai a atenção do consumidor. Os panfletos são distribuídos em grandes quantidades e muito efetivos para informar promoções e novidades da marca. Os cartazes podem ser fixados em todo o estabelecimento e indicar o caminho até o produto, por exemplo.

Cartaz para ações de trade marketing

Ao expor sua marca, é preciso entender a necessidade de manter-se atualizado, trabalhar com agilidade e, principalmente, de ter manter a qualidade dos materiais. Gráficas com plataforma online permitem orçar e comprar impressos de forma rápida, segura e com toda a comodidade de receber no endereço desejado. A Printi - único e-commerce corporativo de materiais impressos do Brasil, oferece uma experiência de compra descomplicada, pois utiliza as mais modernas ferramentas do setor de Web2Print para simplificar e agilizar o complexo processo de encomenda de impressos personalizados. Oferece mais de 6.000 combinações diferentes de produtos impressos acessíveis através de uma revolucionária matriz de customização, que dá ao usuário o total controle de seu produto, e calcula, em tempo real, o custo final do orçamento. Ferramentas gratuitas como a checagem online e imediata da arte final e gabaritos para download também estão disponíveis no site. Se o seu produto fica exposto no ponto de vendas, o Trade Marketing pode (e deve) ser utilizado, independente do porte ou área de atuação da empresa. Lembre-se que uma comunicação simples, mas bem direcionada, pode render um novo cliente e bons resultados nas vendas.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54