Ideias para negócios

3 motivos para adaptar seu negócio físico para o online

importância de ter um negócio online
Em meio a pandemia negócios online cresceram absurdamente e despertaram a necessidade de adaptação dos comércios e lojas físicas | Imagem: iStock

Algumas pessoas podem pensar que negócio físico e negócio online não se misturam. Com a pandemia e o fechamento de comércios, muitos mudaram totalmente essa visão. Percebemos que a internet é um ambiente muito receptivo para quem deseja empreender e existem diversos modelos de negócio que podem se adaptar ao seu nicho.

Ao optar por transformar seu negócio físico em digital, você terá algumas mudanças capazes de aumentar suas vendas, já que o cliente estará a poucos cliques de distância. Essa alternativa pode salvar seu negócio em diversas situações, inclusive na pandemia.

É possível aproveitar seus conhecimentos, serviços ou produtos e começar a empreender na internet sem precisar desapegar do seu negócio presencial totalmente. Vamos te ajudar com algumas dicas. Confira:

Motivos para apostar no digital

Na era da tecnologia, negócios precisam se reinventar para continuar atendendo seus clientes.

Empreender é estar sempre atento a novas soluções e estratégias para seu negócio – mesmo que para isso seja necessário pensar fora da caixa.

Se para você vender online é “complicado” ou ainda não parece tão essencial, trazemos 3 motivos para provar o contrário:

1 – Redução de custos

reduza custos com um negócio online
Reduza os custos de seu negócio migrando para o digital. Imagem: iStock

Qual empreendedor não gosta de economia na hora de vender seu serviço ou produto? Fazer isso online pode reduzir muito seus custos.

Um negócio físico possui muitos custos fixos que acabam tomando boa parte do faturamento, tais como: aluguel, energia, água, limpeza e manutenção, entre outros.

Você pode alcançar pessoas do seu bairro ou cidade possuindo um comércio local, mas se você optar por imergir no online, além de diminuir custos, o alcance de público será muito maior. Embora no Brasil 1 a cada 4 brasileiros não tenha acesso à internet, a maioria das pessoas está conectada e a cada pesquisa divulgada esse número cresce.

2 – Flexibilidade e tempo

trabalho home office
Trabalhar online traz mais tempo e flexibilidade. Imagem: iStock

Para ser dono de um negócio é necessário dedicar bastante tempo para administrá-lo. Se você possuir uma loja física, a rotina de deslocamento até será praticamente diária, o que acaba roubando um pouco de tempo.

Para quem é empreendedor no mercado digital, o empenho e dedicação continuam iguais – ou até maiores – mas a opção de poder trabalhar de casa ou em qualquer lugar com acesso à internet já é um fator determinante para melhorar a qualidade de vida do empreendedor.

Com mais tempo para trabalhar de onde quiser, você pode organizar sua agenda e passar mais tempo com sua família ou fazendo atividades que tragam bem-estar físico e mental para sua jornada empreendedora.

3 – Crescimento e desenvolvimento pessoal

invista em conhecimento e destaque-se
Conhecer inovações e tecnologia pode te ajudar muito no seu negócio online. Imagem: iStock

Para empreender online é necessário bastante determinação e estudo! A grande vantagem é o desenvolvimento pessoal que isso traz, pois seu sucesso dependerá muito do que você tem a oferecer.

Profissões ligadas a áreas de marketing e tecnologia são as que mais cresceram nos últimos anos e isso já era de se esperar. Cada vez mais as pessoas preferem receber seus produtos e serviços em casa com a facilidade de pedirem tudo através de um smartphone ou computador.

Fique atento porque na próxima semana teremos um post com dicas sobre como colocar seu negócio online em prática. 😉

Agora que você entendeu a importância do negócio online que tal tirar seu projeto do papel?

Etiquetas

Gabrielle Menezes

Social media em formação, estudando design de mídias digitais, amante das redes sociais, cantora e fotógrafa nas horas vagas.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar