Ideias para negócios

4 ações para aprimorar o relacionamento com o cliente

Interagir melhor com clientes significa criar vínculos e conhecê-los a um nível mais pessoal. Lojas virtuais bem sucedidas são aquelas capazes de criar e cultivar relacionamentos de longo prazo.

Para que você possa começar ou aprimorar suas estratégias de relacionamento, listamos quatro ações primordiais, mas simples, que você pode começar a fazer agora. Confira!

Relacionamento com cliente no e-commerce

1. Gerenciar o relacionamento com o cliente

Permitir que seus funcionários tenham informações essenciais sobre clientes e pedidos é fundamental.

O mercado dispõe de inúmeras ferramentas de gestão e atendimento ao cliente. Aproveitar os recursos desses softwares, inserindo informações vitais sobre os clientes e interações com o mesmo, faz com que você e sua equipe consigam realizar atendimentos mais precisos com facilidade.

2. Email Marketing

Crie relacionamentos de longo prazo por meio de e-mails eficazes. Sempre que possível, personalize o assunto e o conteúdo, incluindo confirmação de pedido, atualização de status, aviso de entrega, entre outros.

Trabalhe com emails de promoção, lançamentos e atualizações de produtos, ferramentas do site, artigos e ouros conteúdos que possam ser relevantes para o seu público.

3. Reforçar a sua marca

Mensagens personalizadas são muito eficazes e contribuem de forma impar para atingir suas metas de vendas.

Não limite-se apenas a formas online de comunicação. Materiais impressos podem ser excelentes aliados para criar vínculo e relacionamento. Inclua tags, adesivos e folders informativos nas embalagens dos produtos.

Brindes como blocos de notas, cartão postal e calendários mantém o cliente sempre em contato com a marca.

4. Escutar seus clientes

Conversar com (e ouvir) seus clientes em tempo real são as melhores formas de aprimorar seus produtos e serviços.

Utilize ferramentas como o chat online, redes sociais e pesquisas para colher opiniões.

Se necessário, peça feedbacks por email ou envie uma breve pesquisa via mala direta ou junto com os próprios produtos. Para tal, envelopes e papéis timbrados podem ser uma ótima solução.

A partir dessas quatro ações é possível fazer muitas outras que tornam seus clientes ainda mais fiéis. E se você tem mais ideias, deixe-as aqui nos comentários!

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